Buscar

A evolução e a origem do Markentig

Prévia do material em texto

A evolução e a origem do markentig
	Na era industrial quando a principal tecnologia era a de equipamentos industriais, o marketing consistia basicamente em vender os produtos da fábrica a todos que quisessem comprá-los, tudo que era produzido era vendido. Os produtos eram básicos, fabricados para servir ao mercado de massa. Tinha como objetivo a produção em escala, a fim de reduzir ao máximo os custos com a produção, para que essas mercadorias pudessem ter um preço mais baixo e para que mais consumidores pudessem comprar esses produtos (Philip Kotler,2010).
Com o passar do tempo, com o avanço das tecnologias e necessidade de mudanças, veio a era da informação e a tarefa do marketing já não era mais tão simples. Os consumidores estão melhor informados e podem facilmente comparar várias ofertas de vários produtos semelhantes existentes, estão em melhor situação porque suas necessidades e desejos estão sendo atendidos, há várias opções em meio a muitas alternativas.
Com a era voltada para os valores em vez de tratar as pessoas simplesmente como meros consumidores, agora são vistos como seres humanos plenos, com mente, coração e espírito. Em um mundo confuso, os clientes buscam empresas que abordem suas mais profundas necessidades de justiça social, econômica e ambiental em sua missão, visão e valores. Buscam não apenas satisfação funcional e emocional, mas também satisfação espiritual, nos produtos e serviços que escolhem. Ou seja, as empresas que tiverem uma boa missão, visão e valores podem ingressar com mais facilidade em novos mercados, pois terão melhor recepção (Philip Kotler,2010). 
Subdivisões do marketing
	Marketing de Relacionamento, não são apenas o ponto de vista do vendedor que busca chamar atenção do cliente ou no modo de gestão que é trabalhado de dentro da empresa, é criar, manter um relacionamento direto ou indireto com o cliente, é trabalhar inovando o produto, analisando a percepção do cliente como as necessidades, satisfação e desejo do cliente, interagindo de uma forma com que faça que o cliente torne fiel ao produto, instruído o cliente a comprar o produto com frequência, criando uma fidelidade com o produto, objetivo da empresa é transforma um cliente novo, em um cliente fiel,assim faz com que esse cliente fiel, acabe defendendo a marca ou produto, porque para ele sempre vai ser um produto de primeira opção, fazendo assim com que recomende para mais pessoas.
	Segundo Kotler (2006) “Marketing é atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca”.
Essa definição contém em si alguns dos aspectos essenciais do marketing: primeiro, é dirigido para satisfazer necessidades e desejos humanos e, dessa forma, precisa levar em consideração o público-alvo o centro de qualquer ação de marketing. 
 
Referencias
Marketing 3.0 - As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano, de (Philip Kotler,2010)
http://novaescolademarketing.com.br/marketing/tipos-de-marketing/
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Cp2YDQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=marketing+de+relacionamento+kotler+2003&ots=egitce_aqI&sig=wXjBRpBSHlx8NZTJEwHdvgnyBek#v=onepage&q&f=false

Continue navegando