A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
AV 1,2 E FINAL RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Pré-visualização | Página 5 de 5

legislação, e de forma estável, para o conjunto da população disponível para tal mercado.
	7.
	Os países ricos possuem seu Quarto Mundo e que o Sul também está presente no Norte. Isso pode ser observado nos dias atuais e que o progresso técnico e científico não cumpriu as promessas de um bem-estar genérico para a humanidade como um todo. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Integração social foi um ponto relevante abordado na referida conferência.
II- A luta contra a pobreza foi um dos temas abordas na Conferência sobre desenvolvimento social.
III- A criação de empregos produtivos figura como um dos pontos abordados na Conferência sobre desenvolvimento social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	8.
	Para promover orientação e controle de poluição atmosférica em todo o país, o Brasil conta com o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar (PRONAR), criado em 1989, com implementação de políticas de prevenção e deterioração da qualidade do ar, instituindo limites para as emissões e a Lei Orgânica para a proteção do ambiente. Esta última visa à sucessiva arborização de vias públicas, com plantação de mudas e substituição de árvores que causam problemas nas vias urbanas, estabelecendo uma melhoria no clima, redução de poluição sonora e visual, e melhoria na qualidade do ar. Todo esse processo contribui não só com a melhoria e a qualidade do ar nos centros urbanos com a saúde das populações envolvidas. Sobre as políticas ambientais da qualidade ar em núcleos urbanos, analise as afirmativas a seguir:
I- A preocupação com a transformação contínua de áreas naturais e em paisagens transformadas pelos núcleos urbanos, cada vez se faz mais necessária no âmbito social, principalmente pela grande demanda populacional que ocupa esses espaços.
II- Algumas políticas como o rodizio de veículos privados e investimentos na malha viária do transporte público, contribui para a diminuição da emissão de gases nocivos na atmosfera e controle térmico na dos núcleos urbanos.
III- É possível observar a mudança acelerada das paisagens urbanas, à medida que as áreas urbanas se expandem. Especialmente nas regiões próximas aos centros urbanos das grandes cidades, observam-se "ilhas verdes" próximas a uma "selva de pedra" formadas por unidades de conservação, áreas de proteção permanente, parques municipais, entre outros.
IV- A geografia da cidade nos revela uma profunda desigualdade no ambiente urbano, criando graves problemas sociais, em decorrência de fatores econômicos, políticos e culturais, cujas marcas estão na própria paisagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	9.
	Não é aceitável que o progresso financeiro e o desenvolvimento econômico sejam pagos por desemprego ou subemprego estruturais, o que leva à ocorrência de fenômenos cada vez mais generalizados de exclusão social e pobreza. Sobre o conceito de desemprego estrutural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Atividade desempenhada pelo homem que resulta numa recompensa de forma material.
(    ) Situação em que a mão de obra somente encontra trabalho em determinadas épocas ou em que o número de oportunidades não abrange o de pessoas qualificadas.
(    ) Relação contratual constituída entre empregador e empregado em que o empregado contribui com seu trabalho e conhecimento em troca de uma contrapartida financeira.
(    ) A incapacidade do sistema econômico de oferecer postos de trabalho garantidos pela legislação, e de forma estável, para o conjunto da população disponível para tal mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	O ambiente artificial materializado no espaço urbano acarreta modificações na paisagem, carecendo de um pensamento sustentável como base do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Sobre a degradação de habitats resultante das atividades humanas em sistemas urbanos e industriais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mudanças expressivas no fluxo dos rios que resultam da perda de superfícies permeáveis.
(    ) Presença de telhados, pavimentos e estradas permeáveis, que funcionam como uma extensão de campos e florestas.
(    ) Descarte apropriado de dejetos humanos nas cidades, devido às altas densidades populacionais.
(    ) Lançamentos de compostos químicos industriais nos corpos d'água ou se direcionando para a atmosfera.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
Parte inferior do formulário
	Disciplina:
	Recursos Naturais, Meio Ambiente e Desenvolvimento (GEO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650353) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25503562
	Nota da Prova:
	7,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu na década de 1980 por ocasião da Comissão de Brundtland, quando foi elaborado o relatório Nosso Futuro Comum e apresentada a seguinte definição para o conceito: "desenvolvimento sustentável é a forma como as atuais gerações satisfazem as suas necessidades sem comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades". Disserte sobre a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável.
	Resposta Esperada:
O primeiro passo global para o desenvolvimento sustentável foi a realização da Conferência de Estocolmo em 1972, período em que se percebe uma necessidade de reaprender a conviver com o planeta. Na década de 1980, a partir do relatório Nosso Futuro Comum sua definição ganhou inúmeras citações na literatura, sendo mais tarde interpretado em um sentido mais amplo. Entretanto, foi na década de 1990, que o desenvolvimento sustentável ganhou destaque na política ambiental apenas a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).
	2.
	Os contornos urbanos são produtos das mudanças econômicas, políticas, demográficas e sociais, onde são observados processos contínuos de renovação urbana, resultando em ambientes mais diversificados, ou seja, o antigo e o contemporâneo. As cidades seguem um crescimento e expansão a medida que há avanços das atividades sociais e econômicas em seus espaços gerando consequências ambientais negativas caso esse crescimento não seja seguido de políticas públicas adequadas para essa temática. Com isso algumas questões ambientais devem ser seguidas e aprimorada para que a qualidade de vida de seus habitantes sejam cada vez mais valorizadas. Descreva três consequências do crescimento das cidades e o aumento populacional referente as questões ambientais.
	Resposta Esperada:
Despejo de rejeitos nos corpos d'água ou lançamento de gases na atmosfera; áreas verdes se tornam ilhas nas cidades; poluição sonora e visual, criando transtornos para a população, descarte de resíduos de forma inapropriada, formação de ilhas de calor e inversão térmica são exemplos das consequências do crescimento das cidades e aumento populacional.
Parte inferior do formulário