Buscar

N4 - FUNDAMENTOS DO DESIGNER - OPTATIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
“A coleção Tapete Verde é de co-autoria de Nelly Cunha e Teresa Iara Palmini Fabretti, ambas de Porto Alegre/RS, e professoras primárias seguidoras das tendências pedagógicas da Escola Nova, que se expandiu no mundo no final do século XIX e início do século XX e que preconizava o ‘fim da educação tradicional’. [...]
Páginas da coleção Tapete Verde - 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série (da esquerda para a direita)
Fonte: Acervo do grupo de pesquisa e acervo de Teresa Fabretti
A figura [acima] contém páginas que exemplificam o uso das ilustrações e dos textos. Nota-se a modificação da tipografia, com o avanço das séries, de acordo com a capacidade de compreensão da criança, e toda a coleção contém ilustrações de personagens humanos e animais interagindo em cenas diversas. Percebe-se, porém, uma ruptura de identidade visual entre as ilustrações de todos os livros, pois as dos volumes da 4ª série foram feitas por outro ilustrador”.
 
RAMIL, C. Do projeto à produção gráfica da coleção didática Tapete Verde (Editora Globo, década de 1970). In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., Caxias do Sul, 2012. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012, p. 12.
 
A diagramação pode ser encontrada nos jornais, revistas, livros, mídias digitais etc. Trata-se de uma arte, ou técnica, de distribuir os elementos gráficos de acordo com o espaço delimitado oferecido.
 
Diante do exposto, analise as afirmações a seguir.
 
1. Em mídias digitais, a diagramação é a estruturação de forma por meio do layout.
2. Nas mídias digitais, a diagramação pode ser mais ousada e criativa do que as impressas.
3. Editores e diretores de arte executam a diagramação por meio de estudos particulares.
4. A cada publicação, a análise dos conteúdos e a hierarquia da informação são funções do ilustrador.
5. A diagramação, como um todo, é um trabalho coletivo, que não deve ser feito sozinho.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II e V.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! No projeto de um livro ou em outros produtos de comunicação visual, a diagramação exerce um papel muito importante envolvendo a todos na distribuição equilibrada, fundamentada e estruturada das informações, por meio do layout.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“[...] a tipografia, ou o design da fonte, em que uma palavra é apresentada pode ser considerada a sua aparência ou sua vestimenta para quem a lê. Childers e Jass (2002) definem a tipografia como a habilidade de conceber a comunicação através da palavra escrita. A partir disso, é possível dizer que diferentes designs de fonte serão interpretados de forma distinta por cada pessoa, podendo impactar na percepção geral do conteúdo ou mensagem da palavra pelo indivíduo”.
 
DEYL, F.; ESPARTEL, L. A. Tipografia de Apresentação do Preço e seu Impacto na Percepção de Justiça de Preço. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VAREJO; LATIN AMERICAN RETAIL CONFERENCE, 9., São Paulo, 20-21/10/2016. Anais… São Paulo: FGV, 2018, p. 3.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
 (   ) A tipografia está em todos os lugares: nas ruas, no shopping, na internet, nas empresas, no trânsito; dependendo da forma, pode auxiliar na comunicação da sinalização.
(    ) A tipografia não serve apenas para compor os elementos visuais que emolduram uma mensagem, mas também para comunicar efetivamente os significados e sentimentos dela.
(  ) A tipografia é utilizada pela marca para dialogar com os consumidores, servindo como a voz que concede uma “roupa” ou uma aparência física às palavras escritas.
(    ) A tipografia é uma ferramenta com que se trabalha para dar forma a conteúdo, para atribuir um corpo físico à linguagem e que permite o fluxo social de mensagens escritas.
(    ) A tipografia tem seu estilo e pode transmitir informações relevantes sobre a marca, sem causar impacto dos argumentos da mensagem, pois  sua função é a escrita, e não a fala.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! A tipografia, em função da escrita, pode ser considerada a aparência ou sua vestimenta para quem a lê. Mas também pode ser o corpo físico para a linguagem, comunicar os significados e os sentimentos da mensagem e servir de recurso de trabalho do designer.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
“O modelo metodológico de Bonsiepe (1984) é dividido em cinco macroetapas: problematização, análise (subdividida em 7 etapas), definição do problema (subdividida em 3 etapas), anteprojeto/geração de alternativas e projeto.
Para Bonsiepe (1984) o método é fruto do aperfeiçoamento de técnicas que integram um aparato metodológico projetual, o qual é constantemente ligado ao conceito teórico das técnicas de aplicação, validando assim, as etapas sequenciais que são abordadas no método, percebe-se então que as etapas projetuais propostas por Bonsiepe (1984), conferem-lhe o caráter de metodologia, pois é amparada pelo estudo que observa e legitima o uso de cada etapa”.
Agora, confira a figura a seguir, que diz respeito ao modelo de processo de Bonsiepe.
 
Modelo de processo de Bonsiepe.
Fonte: Elaborado pelo autor, baseado em MEIRELLES; CELUPPI, 1984, p. 66.
 
MEIRELLES, C. R. M.; CELUPPI, M. C. O método projetual de Bonsiepe (1984) e os encontros disciplinares no Brasil. Revista D , v. 10, n. 1, 2018, p. 66.
 
De acordo com o modelo de processo de Bonsiepe, relacione as etapas a seguir com as respectivas descrições.
 
(1)   Problematização
(2)   Análise
(3)   Definição do problema
(4)   Anteprojeto/geração de alternativas
(5)   Projeto
 
(   ) Nesta
etapa é feita uma síntese do problema, onde as questões devem ser estruturadas, fracionadas e hierarquizadas. É o momento em que se definem os requisitos e prioridades do problema para que possa dar início à formulação do projeto. 
(  ) São traçadas as metas gerais do projeto e o estudo inicial da proposta. Apresentam-se os fatores e as influências do problema e as situações que devem ser melhoradas.
(   ) O
objetivo dessa etapa consiste em preparar o campo de trabalho para, posteriormente, entrar na fase de design do produto; uma análise das informações que poderá ser relevante ao projeto.
(  ) Nessa etapa do projeto, após o protótipo, são executadas as avaliações dos materiais a serem utilizados, da produção do mercado e dos caminhos até o consumidor.
(  ) Após as alternativas, executa-se uma apresentação detalhada do projeto: desenhos técnicos com vistas e cortes, perspectivas, detalhamento das alternativas de encontros de peças, estruturas, Renderigns e demais variantes pertinentes ao projeto.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
3, 1, 2, 5, 4.
	Resposta Correta:
	 
3, 1, 2, 5, 4.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Bonsiepe aborda como “metodologia” um conjunto de questionamentos a respeito do problema. Ele começa questionando o que é o problema. Busca suas análises e realiza as definições das atividades, projeta a geração de alternativas e a solução final, até mesmo a introdução do produto no mercado.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Neste estudo, que abrange a questão da cor como pigmento, devido ao aspecto de se partir de peças gráficas impressas, é adotada uma padronização com relação aos termos técnicos utilizados: matiz (para identificar as cores espectrais); claridade (para aludir à variação da atenuação ascendente e descendente, claro e escuro); e saturação (para situar a variação da expressão máxima da cor até o seu correspondente em tom de cinza)”.
 
PIAIA, J.; PFUTZENREUTER, E. A cor como elemento
gráfico: características no design de cartazes. Revista D. : Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, v. 5, 2014, p. 52.
 
A partir do texto de Piaia e Pfutzenreutera, considere as seguintes afirmações:
 
I.          Matiz ou croma é a cor em seu contexto pleno. Existem mais de 100 entre os três matizes primários (amarelo, vermelho e azul) e as cores secundárias obtidas das misturas: laranja, verde e violeta.
II.       A cor em seu contexto pleno é denominada croma. Existem infinitas entre as três cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias obtidas sem os cromas: laranja, verde e violeta.
III.     Matiz e claridade são padronizações para aplicação em peças gráficas, que só podem ser utilizadas com as cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias que são muitas.
IV.     Existem mais de 100 cores entre as três matizes primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias das misturas: laranja, verde e violeta. Elas são denominadas croma de pigmentos naturais. 
V.       A cor pigmento possui uma padronização com relação aos termos técnicos utilizados que são: matiz ou croma, claridade e saturação. As cores de pigmentos são denominadas primárias e secundárias.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e V.
	Resposta Correta:
	 
I e V.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! As cores existentes em pigmento são muitas, mais de 100, que se formam entre os três matizes primários e os três secundários. Você sabe que as cores primárias são: amarelo, vermelho e azul e as cores secundárias: laranja, verde e violeta.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
 “Todo ato de perceber uma forma no mundo é um ato intelectual de destacar um significado. A forma é o oposto da insignificância, é a presença em si. Na Comunicação Visual, em especial, toda forma tem contorno e superfície, e é criada sobre algum tipo de suporte. O contorno é o limite exterior da forma, uma espécie de fronteira entre o significado (forma) e o insignificante (fundo). O suporte é qualquer meio material onde se realiza a forma, podendo ser desde uma folha de papel, a tela de um computador ou o bloco de pedra onde se lavra uma escultura”.
 
PARADELLA, F. S. Teoria da Forma : ponto, linha, plano. [S.d.]. Disponível em: <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/_uploads/documentos-pessoais/documento-pessoal_314.pdf>. Acesso em: 28/02/2019.
 
Considerando o estudo sobre o tema, observe a imagem a seguir. São elementos da comunicação visual que se apresentam em configurações diferenciadas, muito utilizadas em programas de sites, aplicativos etc.
 
                Fonte: Vector Tradition, Shutterstock, 2019.
De acordo com o texto e com os conteúdos estudados, considere as afirmações a seguir.
 
I.          Ícone é um signo que apreende uma relação de proximidade palpável ou emotiva para representar um objeto. Dessa forma, não é o objeto, é algo próximo do objeto, seja por forma emotiva, seja por forma palpável. 
II.       Os designers visuais criam os ícones conforme a necessidade das informações a serem codificadas. O usuário irá decodificar se apropriando do ícone em seu equipamento: smartphones , notebooks , tablets e outros.
III.    Ícones e símbolos estão sendo muito utilizados pelos designers com o objetivo de melhorar a comunicação com o usuário em um sistema web , aplicativo ou site. Cada ícone direciona um comando conforme o significado.
IV.    Ícones de fotografias são ótimos recursos para aplicativos, justamente por conter muitos elementos gráficos, e podem ser utilizados em diferentes tamanhos. Uma fotografia colorida, por exemplo, é melhor que um símbolo.
V.      Símbolo é a representação de um objeto. Ele não precisa de qualquer apoio de texto para que o usuário consiga entender do que se trata determinado signo. O símbolo de casa, sem a palavra casa junto, ainda é uma casa.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e V.
	Resposta Correta:
	 
I, III e V.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Principalmente em veículos de comunicação visual, ícones e símbolos são muito utilizados por facilitar a interpretação. Dessa forma, na comunicação visual, em especial, toda forma tem contorno e superfície, com objetivo de passar uma informação.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
“Os métodos de design são procedimentos passíveis de serem ensinados/aprendidos, podem ser repetidos, são comunicáveis e auxiliam o designer no processo de design. Portanto, devem ser conhecidos e necessitam ser treinados no ensino de design para saber em que casos devem-se aplicar. Assim, os métodos devem ser entendidos como todos os procedimentos, técnicas, ajudas ou ferramentas para projetar. Representam as diversas ações que o designer utiliza e combina em um processo de design. O método mais comum do design é o desenho, porém, nos últimos anos tem havido um grande crescimento de novos procedimentos que fazem parte dos métodos de design”.
PAZMINO, A. V. Como se cria : 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015, p. 11.
 
Com base no exposto, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.        O processo projetual é a realização de tarefas e também um processo criativo. Assim, os métodos de design não são o inimigo da criatividade, imaginação ou intuição.
 
PORQUE
 
II.     As etapas do processo projetual conduzem a soluções inovadoras, sendo que alguns métodos são técnicas específicas para auxiliar o pensamento criativo.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Considera-se que o processo de projetual seja constituído por etapas e ações que se estabelecem na metodologia do design. Algumas delas incluem o processo criativo e podem ser utilizadas também para inovação.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
 
“Segundo Gomes (2011), para que o processo criativo ocorra é necessário que o cérebro conserve uma quantidade e variedade de informações, a fim de que haja associações e conexões entre as ideias. Só a partir desta fluência de informações é que o ser criativo conseguirá chegar a novos desenhos, gerar novas ideias, novos projetos”.
 
MAZZOTTI, K.; BROEGA, A.; GOMES, L. A “exploração" da criatividade, "através" do "uso" da "técnica de "Brainstorming” adaptada ao “processo” de “criação” em moda. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN, 1., Braga, 2012.   Proceedings CIMODE 2012 . Braga: Universidade do Minho, 2012, p. 5.
 
O processo criativo, conforme ressaltam Howard, Culley e Dekoninck (2008), não é uma fórmula mágica, mas um conjunto de atividades, métodos, técnicas, instrumentos e o próprio conhecimento processual, fundamentado em etapas.
 
HOWARD, T.; CULLEY, S.; DEKONINCK, E. Describing the creative design process by the integration of engineering design and cognitive psychology literature. Design Studies , v. 29, n. 2, pp. 160-180, 2008.
 
Com base nesse contexto, ordene corretamente as etapas do processo criativo apresentado por Howard, Culley e Dekoninck (2008).
 
(   ) Identificação
(   ) Incubação
(   ) Preparação
(   ) Elaboração
(   ) Aquecimento
(   ) Iluminação
(   ) Verificação
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
1, 3, 2, 5, 4, 6, 7.
	Resposta Correta:
	 
1, 3, 2, 5, 4, 6, 7.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! O processo criativo requer um acúmulo de informações. As etapas daquele que foi apresentado pelos autores são sequenciais, em atividades de: identificar, preparar, incubar, aquecer, elaborar, iluminar e, por fim, verificar.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“No processo de desenvolvimento de produtos gráficos, a lógica é parecida com as dos produtos industriais. Porém, percebemos que há uma certa preocupação em torno do ‘cliente’, ou seja, da pessoa que contratou o designer para o desenvolvimento de determinado projeto. Contudo, isso não quer dizer que o processo se dará em função das necessidades do cliente, mas sim dos metaclientes, ou seja, das pessoas que o contratante almeja dialogar por meio dos artefatos produzidos, seja eles comerciais ou não”.
 
FREITAS, R.; COUTINHO, S.; WAECHTER, H. Análise de Metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. Revista Estudos em Design , Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, 2013, p. 9.
 
A partir da afirmação dos autores e dos estudos, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O designer gráfico tem uma preocupação maior com o cliente em função dos usuários dos produtos que serão comercializados.
	Resposta Correta:
	 
O designer gráfico tem uma preocupação maior com o cliente em função dos usuários dos produtos que serão comercializados.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Em função dos tipos de produtos que serão comercializados pelos clientes, ou seja, das pessoas que o contratante almeja dialogar, os designers gráficos precisam dedicar uma atenção maior e estreitar laços de contato.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção os trechos a seguir.
 
“[...] um signo pode ser icônico, isso é, pode representar seu objeto principalmente através de sua similaridade, não importa qual seja seu modo de ser. Se o que se quer é um substantivo, um representâmen icônico pode ser denominado de hipoícone”. 
 
PEIRCE, C. Semiótica .
São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 64.
 
“Todos os artefatos seguem esta lógica semiótica: os projetamos para satisfazer uma necessidade particular (por exemplo, comunicar mais agilmente à distância) mas então, por assim dizer, projetamos nós mesmos a partir deles (reorganizando a nossa vida social e cognitiva de modo dependente dos sistemas de comunicação). Todo artefato é potencialmente produtor e transmissor de modelos mentais e comportamentais”.
 
ZINGALE, S. Semiótica, ciência das transformações.  Cadernos de Estudos Avançados em Design – Semiótica. Barbacena: EdUEMG, 2016, p. 20.
 
Com base no exposto analise as afirmações a seguir.
 
1. Pode-se pensar que o design utiliza os símbolos e ao mesmo tempo está inserido num mundo de efeitos culturais simbólicos.
2. Pensa-se no design que os símbolos podem conduzir à comunicação e destes gerar soluções físicas e conectivas.
3. O design, pelo uso dos símbolos, distancia-se da cultura local, pois não há simbologia na cultura e nos ambientes.
4. Os sistemas de comunicação são uma consequência do design, utilizando símbolos religiosos para promover a cultura.
5. O design gera a homogeneidade cultural, porque todos os artefatos seguem a lógica semiótica, gerando signos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! O design segue a lógica semiótica. Os objetos/produtos são projetados e atuam na vida de quem os projetou, que também depende dos sistemas de comunicação. Todo artefato é potencialmente produtor e transmissor de sinais.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Os objetos biográficos são aqueles que representam as experiências humanas de construção afetiva do passado. Podem ser citadas as fotografias, uma santinha de cabeceira, uma caixinha de música, uma escova de cabelo, uma penteadeira, um castiçal, os vidros de perfume, ou seja, aqueles objetos guardados em um lugar de significação para a pessoa. O que diferencia esses objetos de tantos outros é o valor histórico e emocional destinado ao mesmo, contidos na memória familiar ou individual. São chamados objetos biográficos porque recordam pessoas ou momentos de suas vidas e fazem parte do contexto histórico de cada indivíduo, conforme Bosi (1979)”.
 
OLIVEIRA, A. C. C.; MOURÃO, N. M. Design Social: objetos biográficos do cotidiano, memória social. Revista SUL Design – Anais VIII Sul Design Científico, Pelotas, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/suldesign/article/view/12163>. Acesso em: 28/02/2019.
 
Considerando a linha de pensamento das autoras, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os objetos biográficos são representantes de emoções, memórias e valores sentimentais, que fazem parte da vida do ser humano, constituídos de significados.
	Resposta Correta:
	 
Os objetos biográficos são representantes de emoções, memórias e valores sentimentais, que fazem parte da vida do ser humano, constituídos de significados.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Na atualidade, precisamos entender as nossas relações com os objetos. Os objetos biográficos são aqueles que, pela vivência e pelas emoções, passam a ter significados especiais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais