Buscar

Exercício - 2

Prévia do material em texto

A Seguridade Social significa:
	
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Público, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Lei Municipal, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Público, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Lei Estadual, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Público, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Lei ordinára, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Público, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Constituição Federal, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
	
	conjunto de normas que disciplinam a Seguridade Social, é ramos do Direito Privado, uma vez que a maior parte de seus institutos estão localizados na Constituição Federal, cujo objeto de estudo é a seguridade social.
	
Explicação:
O trabalhador é automaticamente filiado ao regime básico de previdência social no exato momento em que ele desempenha qualquer atividade remunerada. De um modo geral, o trabalhador é filiado ao RGPS ¿ Regime Geral de Previdência Social, que é administrado pelo INSS ¿ Instituto Nacional da Seguridade Social e pela SRFB ¿ Secretaria da Receita Federal do Brasil.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando o conceito, a organização e os princípios da seguridade social no Brasil, assinale a opção correta:
	
	
	
	A assistência social atende os hipossuficientes, por meio da concessão de benefícios, independentemente de contribuição.
	
	
	Para que o usuário possa usufruir dos serviços públicos de saúde será necessária a contribuição mensal ao SUS.
	
	
	No Brasil, a seguridade social é caracterizada por uma administração democrática e descentralizada, mediante gestão quadripartite, com participação, nos órgãos colegiados, dos trabalhadores, empregadores, pensionistas e do governo.
	
	
	O princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais sempre norteou a seguridade social brasileira, e, desde a criação da previdência social no país, não há discriminação entre trabalhadores urbanos e rurais.
	
	
	Apesar de ser regida pelo princípio da universalidade da cobertura e do atendimento, a seguridade social só é acessível a brasileiros que residem no país.
	
Explicação:
Equidade na forma de participação no custeio - Este princípio possui como meta, objetivo, e não regra concreta, a equidade, garantindo aos hipossuficientes a proteção social. Os hipossuficientes só contribuirão quando possível e o equivalente a seu poder contributivo. Então vale dizer que esse princípio tem como pressuposto a capacidade contributiva de cada um, ou seja, a pessoa que ganha mais contribui com mais e a pessoa que ganha menos contribui com menos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Constituição Federal e a Seguridade Social compreeende :
	
	
	
	É um conjunto de trabalhadores e dos demais segurados.
	
	
	É um conjunto de diversidade de base receitas .
	
	
	Um conjunto de empregadores e das entidades e ela equiparada.
	
	
	Um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e assistência social.
	
	
	A lei não poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social.
	
Explicação:
Os incisos do artigo 194 da Constituição da República Federativa do Brasil são de aplicação exclusiva no âmbito da seguridade social, valendo para a saúde, a previdência social e a assistência social. Veremos somente os objetivos gerais da seguridade social e os pertinentes à previdência social.

Continue navegando