Buscar

Apol 1 Religião e Temas Contemporâneos 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Considere o fragmento a seguir:
“Os antropólogos e os etnólogos nos informam que o homem desenvolveu uma intensa atividade religiosa desde o seu primeiro aparecimento no palco da história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica, a expressão que define a religiosidade do homem ao longo do tempo? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Homo sapiens.
	
	B
	Homo faber.
	
	C
	Homo religiosus.
	
	D
	Homo erectus.
	
	E
	Homo consumens.
Questão 2/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Leia o fragmento a seguir:
“Não é necessário que o cientista tenha envolvimentos pessoais com amebas, cometas e venenos para compreendê-los e conhecê-los. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Alves, Rubem .O que é religião. 14 edição.  São Paulo, Ed. Brasiliense, 1991 (Série primeiros passos), p.11.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo O que é religião?, apesar de toda observação e conhecimento que pode ser adquirido, o que falta ao cientista da religião para que seu trabalho fique completo? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Experiência Filosófica.
	
	B
	Experiência acadêmica.
	
	C
	Experiência Cientifica.
	
	D
	Experiência Sociológica.
	
	E
	Experiência Religiosa.
Questão 3/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Leia o seguinte excerto de texto:
“ [...] A riqueza e complexidade do fenômeno religioso, um fenômeno que dificilmente se consegue enquadrar ou definir em poucas palavras. É muito mais fácil de escrevê-lo do que defini-lo. Apesar disso, devemos procurar esclarecer melhor a essência da religião".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997. p.57.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica, assinale a alternativa com o nome do Filósofo que declarou: “A religião oferece as pessoas uma ampla perspectiva dentro da qual pode avaliar o mundo, a própria atividade, a terra a que pertence, o tempo que regula sua vida e o seu futuro, aí incluída a morte. A religião oferece a matriz do significado".
	
	A
	Schleiermacher.
	
	B
	Luckmann.
	
	C
	Hegel.
	
	D
	Brightman.
	
	E
	Weber
Questão 4/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Considere o fragmento a seguir:
“[...] os antropólogos e etnólogos estão de acordo no reconhecer a universalidade do fenômeno religioso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997. p.48.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica relacione corretamente os historiadores, os teólogos e os filósofos às suas respectivas ideias ou pensamentos.
(1) Aristóteles
(2) Clemente de Alexandria
(3) Bergson
(4) Van Der Leeuw
(  ) Houve no passado e há ainda hoje sociedades humanas que não têm ciência, nem arte, nem filosofia. Mas não existe nenhuma sociedade sem religião.
(  ) Não há nenhum tipo de agricultor, nômade ou de cidadão que possa viver desprovido de fé num ser superior.
(  ) Todos os homens estão convencidos que os deuses existem.
(  ) Não há povo sem religião. No início da história não encontramos nenhum indício de ateísmo. A religião está sempre presente, em todos os lugares.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 1 – 4 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4
	
	E
	3 – 2 – 1 – 4
Questão 5/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Leia o fragmento a seguir:
“Outros estudiosos definem a religião em relação à sociedade, mas visando sobretudo a função desenvolvida por ela, como sustentáculo do mundo dos valores, do mundo simbólico, do mundo dos significados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997, p.53.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica,  relacione  corretamente os historiadores, os teólogos e os filósofos às suas respectivas definições sobre religião.
(1) Weber
(2) Brightman
(3) Luckmann
( ) A religião oferece as pessoas uma perspectiva segundo a qual pode avaliar o mundo, a própria atividade, a terra a que pertence, o tempo que regula sua vida e o seu futuro, aí incluída a morte. A religião oferece a matriz do significado.
( ) Um universo significante (Sinnzusammenhang) que regula a vida humana social e individual.
( ) A religião ocupa-se das experiências consideradas de extrema importância (supreme value). É devoção por uma força ou forças que se crê estejam na origem e assegurem o incremento e a manutenção dos valores fundamentais.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 6/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Leia o fragmento a seguir:
“A religião consiste na obediência a Deus e, [...] a religião universal ou católica abarca somente aqueles dogmas que são absolutamente indispensáveis para assegurar a obediência a Deus”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997, p.52.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica, relacione corretamente os historiadores, os teólogos e os filósofos às suas respectivas definições sobre religião.
(1) Hegel
(2) Schleiermacher
(3) Durkheim
( ) A consciência que nós temos de nós mesmos como seres absolutamente dependentes.
( ) A religião é a consciência da relação com Deus e o seu objeto é simplesmente incondicionado, simplesmente suficiente, o existente por si mesmo, o início absoluto e o fim em si e por si.
( ) Uma religião é um sistema solidário de crenças e práticas relativas às coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, as crenças e práticas que unificam numa mesma comunidade moral, chamada igreja.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 7/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Considere o fragmento a seguir:
“A religião é um conjunto de mitos (relatos, textos sagrados e símbolos), ritos (preces, ações e sacrifícios) e normas (mandamentos preceitos, regras) com o qual o homem exprime e realiza seus contatos com Deus”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997. p.48.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica,  o termo religião vem do latim religare. Que significa? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Ligar, unir.
	
	B
	Buscar, ir atrás.
	
	C
	Encontrar, achar.
	
	D
	Comunhão, unidade.
	
	E
	Esperança, fé.
Questão 8/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Leia o seguinte excerto de texto:
“Se Deus existe, ele não pode ser fundado e avaliado tomando-se por base as nossas vantagens ou os nossos sentimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997. p.56.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica, assinale a alternativa com o nome do Filósofo que declarou: “Uma religião é um sistema solidário de crenças e práticas relativas às coisas sagradas".
	
	A
	Schleiermacher.
	
	B
	Kant.
	
	C
	Hegel.
	
	D
	Spinosa.
E
	Durkheim
Questão 9/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Considere o fragmento a seguir:
“As representações religiosas serve para legitimar a conduta em toda a gama de situações sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997, p.53.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. relacione corretamente os estudiosos às suas respectivas definições sobre religião.
1. W. James
2. Heiler
3. Scheler
( ) O ato religioso diferentemente de todos os outros atos do conhecimento, inclusive os do âmbito da metafísica, exige uma resposta da parte do objeto a que ele mira, segundo a sua natureza intencional.
( ) Religião, porém, em primeiro lugar, não é atitude humana que representa só a reação a um objeto está humano e sobre humano; antes, é esse próprio objetivo, esse tabu, que constitui a peculiaridade do número, aquilo que é inquietante, tímido, ir no minado, sagrado, o misterium tremendum.
( ) A essência da religião é dada pela atitude pessoal que o indivíduo adota frente àquilo que sente ser o divino.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	3 – 2 – 1
Questão 10/10 - Religião e Temas Contemporâneos
Leia o fragmento a seguir:
“Então se compreenderá o quão são míopes e tolas as decisões daqueles governos que impedem o ensino da religião nas escolas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível: Mondin, Batista. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997. p.49.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica,  o fenômeno religioso é: 
	
	A
	Somente Divino.
	
	B
	Somente humano.
	
	C
	Somente animal.
	
	D
	Divino e animal.
	
	E
	Animal e humano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando