Buscar

Resumo de Resenha da Teoria das relações humanas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria Geral da Administração.
Referência: Introdução à Teoria Geral da Administração, de Idalberto Chiavenato,
Tema: Teoria das Relações Humanas.
Idalberto Chiavenato é um grande autor com mais de 30 publicações na língua portuguesa, Referência Nacional em Recursos Humanos, Consultor, Professor e Conferencista.
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados, a partir das conclusões da experiência de Hawthorne, que foi desenvolvido por Elton Mayo e seus colaboradores, é contrária a Teoria Clássica da Administração.
Essa teoria tem como principal objeto: delegação de autoridade, autonomia do empregado, enfatiza a relação entre pessoas, dinâmica grupal e interpessoal, confiança e abertura dos funcionários e são com base nessa teoria que serão abordados os seguintes temas:
1. Comunicação: a organização é vista como um grupo de pessoas que precisam se comunicar, chegando a essa conclusão viram que o entrosamento e diálogo entre os funcionários proporcionam informações necessárias para que a pessoa conduza melhor suas tarefas deixando mais claras as atitudes que precisam ser tomadas , portanto promove motivação, cooperação, satisfação no cargo.
2. Organização Informal: é a forma que os funcionários mostraram para se proteger da administração, tem sua origem na necessidade que o indivíduo tem de conviver com outras pessoas que envolve a relação de simpatia e de confiança entre funcionário.
3. Dinâmica de grupo: é a soma de interesse dos componentes do grupo, que pode ser visto através de seus estímulos ou motivação com o intuito de conseguir maior harmonia e relacionamento humano.
4. Aspectos Emocionais: foi vista uma necessidade de atenção nos elementos emocionais, que não são planejados e que geram problemas para o funcionário na sua forma de pensar e agir.
A Teoria das Relações Humanas passou a estudar a interação social, e viram que as relações sociais são ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupo dentro de uma organização.
Jenifer Barreto Gangorra, aluna acadêmica do curso de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera.
	Pará.
 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando