Buscar

Ava 2 parâmetros

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dentro de pesquisas na área dos Estudos Surdos, uma ramificação dos Estudos Culturais, há os termos "povo surdo" e "comunidade surda". Sobre esses termos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Povo surdo é o conjunto de sujeitos surdos que têm costumes, história e tradições em comum, e são pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constroem sua concepção de mundo através da visão.
	
	b) Povo surdo é o conjunto de pessoas surdas que fazem parte de um grupo visual, circunscrito às fronteiras nacionais, visto que os surdos também partilham de aspectos culturais com as pessoas ouvintes de seus respectivos países.
	
	c) Comunidade surda é o conjunto de indivíduos que experienciam o mundo a partir da visão, longe da ideia da deficiência. Contempla apenas as pessoas surdas que adquirem, desenvolvem e vivenciam uma língua e cultura também baseada nesse sentido.
	
	d) Comunidade surda e povo surdo são termos equivalentes, compreendendo sujeitos que participam e compartilham dos mesmos interesses em determinada localização.
	 
	 
	2.
	A criança surda está diante de um input com ordenações extremamente variadas. Além disso, o fato da língua de sinais apresentar uma assimetria verbal determinada pela diferença na morfologia verbal com repercussões na ordenação das sentenças, também torna interessante observar como isso se reflete na aquisição. Na atuação do intérprete de língua de sinais devem ser observados alguns preceitos éticos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns desses preceitos:
FONTE: PIZZIO, Aline Lemos; QUADROS, Ronice Müller de. Aquisição da Língua de Sinais. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/ colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica. Acesso em: 12 jul. 2019.
	
	a) Sigilo profissional, ser imparcial, discrição na atuação, distância profissional e emitir opiniões a respeito de algum assunto.
	
	b) Sigilo profissional, ser imparcial, discrição na atuação, distância profissional e não alterar a informação.
	
	c) Compreensão do assunto, sigilo profissional, ser parcial, discrição na atuação, distância profissional e não alterar a informação.
	
	d) Sigilo profissional, ser imparcial, envolvimento na atuação, proximidade pessoal, auxiliar na emissão de opiniões.
	3.
	O ensino da Libras é uma proposta definitiva que veio para melhorar a aprendizagem do sujeito surdo, pois este que adquire e aprende a Língua de Sinais na escola, ou seja, na Educação Infantil e na primeira etapa do Ensino Fundamental, é aquele que terá experiências e competência linguística suficiente para não apenas acessar o conhecimento, mas também transformar esse conhecimento de forma crítica e ativa, além disso, essa aprendizagem também tem estágios. Sobre a sequência dos estágios para o desenvolvimento da habilidade de leitura em L2, analise as sentenças a seguir:
I- Nos estágios de introdução à leitura e familiarização, o aluno aprende a ler estruturas que são simples e familiares.
II- No terceiro estágio, que corresponde à aquisição de técnicas de leitura, os alunos leem narrativas simples cujos significados podem ser deduzidos através de ilustrações, dos cognatos ou do contexto
III- O quarto estágio refere-se à prática de leitura, no qual os alunos desenvolvem a habilidade de leitura em um campo mais amplo da língua. É aqui que os alunos surdos praticam a leitura intensiva (ligada ao estudo da gramática e do vocabulário) e a leitura extensiva (que não depende do interesse do aluno).
IV- O quinto estágio não se denomina expansão e nesta fase os alunos já são capazes de ler uma grande variedade de materiais na forma original sem se sentirem desencorajados. Espera-se que estes alunos sejam capazes de discutir o conteúdo e as implicações do que leem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	A proposta bilíngue exige um compromisso sociopolítico-acadêmico que contemple a integridade e a diferença entre as modalidades das línguas envolvidas no processo, bem como a formação de professores bilíngues, professores de libras e intérpretes, pois para haver uma educação bilíngue se fazem necessários esses profissionais na escola. Sobre o bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O bilinguismo, mesmo ocupando um grande espaço no cenário científico mundial, não despertou interesse de pesquisadores sobre surdez e língua de sinais sob a ótica da filosofia bilíngue.
	
	b) Para os estudiosos que defendem o bilinguismo, os surdos devem aceitar e assumir sua surdez, mas precisam buscar uma vida semelhante à do ouvinte.
	
	c) Para profissionais bilinguistas, é unânime que as teorias psicológicas e linguísticas adotadas sejam baseadas no gerativismo.
	
	d) O conceito mais importante que a filosofia bilíngue traz é de que os surdos formam uma comunidade com cultura e língua próprias.
	5.
	As línguas de sinais, entre elas a Libras, parecem apresentar especial interesse nas pesquisas linguísticas dentro da perspectiva gerativista. As línguas de sinais podem ser exemplos de línguas que fortalecem a proposta gerativista quanto à existência de um módulo da linguagem na mente/cérebro do ser humano. Considerando que o processo de aquisição das línguas de sinais é análogo ao processo de aquisição das línguas faladas, quais são os estágios adotados nos estudos sobre a aquisição da linguagem?
	
	a) Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações, estágio das múltiplas combinações.
	
	b) Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações.
	
	c) Período pré-linguístico, estágio das primeiras combinações, estágio das múltiplas combinações.
	
	d) Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das múltiplas combinações.
	6.
	A Pedagogia Surda surgiu com a finalidade de mostrar um novo caminho para a educação do surdo, pois ela é uma metodologia que atende de uma forma satisfatória às especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais desse sujeito. Essa metodologia defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos desde a educação infantil. Entretanto, percebe-se que há um longo caminho a ser percorrido para que, de fato, essa realidade se torne possível de ser vivida pelas crianças surdas brasileiras. Sobre as considerações a respeito da metodologia da Pedagogia Surda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v   ) Uma das dificuldades dessa metodologia é o número suficiente de professores surdos preparados para assumirem tais funções, assim como professores ouvintes fluentes em Libras para atuarem como tradutores.
(  v  ) A Pedagogia Surda requer a presença do professor surdo em salas regulares de ensino, assim como nas escolas especiais e Centros de Atendimento Especializado para Surdos - CAES, em tempo integral.
( f  ) Desde que fora instituída, a formação de professores surdos, assim como professores ouvintes fluentes em Libras, possibilitou a presença regular desses profissionais em cada sala de aula desde a educação infantil.
( f   ) As línguas de sinais e suas formas de interação não fazem parte da metodologia surda, uma vez que produzem um letramento individual e revelam dinâmicas próprias de atuar e interagir no meio social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) V - F - F - V.
	7.
	A produção em sinais artística não obteve a atenção merecida nas escolas de surdos, uma vez que a própria língua de sinais não é a língua usada nas salas de aula pelos professores. Ao se analisar as diferenças entre as produções na Língua Portuguesa e em Libras, percebe-se uma série de diferenças. Sobre tais diferenças, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A língua de sinais utiliza a estrutura de foco através de repetições sistemáticas, da mesma
forma como acontece com a Língua Portuguesa.
	
	b) A língua de sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço, o que exclui ambiguidades que são possíveis na Língua Portuguesa.
	
	c) A língua de sinais não utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço, o que exclui ambiguidades que são possíveis na Língua Portuguesa.
	
	d) A língua de sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço, da mesma forma como acontece com a Língua Portuguesa.
	8.
	O panorama do ensino das línguas no Brasil passou, nas últimas décadas, por várias transformações, devido às influências de pesquisas e estudos realizados na área da linguística aplicada, em relação ao ensino-aprendizagem de línguas orais e da língua de sinais, pelas necessidades impostas pelas modificações sociais e pelo avanço das tecnologias da comunicação e da informação. Considerando os tipos de metodologias de ensino de línguas, analise as opções a seguir:
I- Metodologia oralista.
II- Comunicação total.
III- Pedagogia de sinais.
IV- Pedagogia surda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção IV está correta.
	
	b) As opções I, III e IV estão corretas.
	
	c) As opções I, II e IV estão corretas.
	
	d) As opções I, II e III estão corretas.
	9.
	No Brasil, o panorama nacional passou, nas últimas décadas, por várias transformações devido às influências de pesquisas e estudos realizados na área da linguística aplicada em relação ao ensino-aprendizagem de línguas orais e da língua de sinais pelas necessidades impostas pelas comunicação e da informação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Todos os métodos são transformações diante de um cenário que há muitos anos vem influenciando pesquisas com relação ao ensino.
	
	b) Nenhuma abordagem vai ajudar a comunicação do ensino e aprendizagem da língua de sinais diante de um contexto.
	
	c) Todas as abordagens falam de uma visão ou de um panorama que discrimina os estudos na área da linguística.
	
	d) Essa abordagem diz respeito ao conjunto de conceitos que têm por base os aspectos cruciais no aprender e ensinar uma nova língua.
	10.
	A Lei de Libras é um ganho surdo, as graduações em Libras são ganhos surdos, as pesquisas que têm revelado mais sobre a especificidade dos surdos e da língua de sinais são ganhos surdos. Do mesmo modo, quando o nome de uma personalidade surda se destaca na literatura, no teatro ou no cinema, isso também é ganho surdo. Sobre o bilinguismo, analise as sentenças a seguir:
I- O bilinguismo dos surdos e ouvintes se desenvolve diferentemente, visto que cada um tem suas especificidades cognitivas e perceptivas. Conhecer essas diferenças não ajudará no momento de se adequar uma boa metodologia de acordo com o tipo de aluno que vai recebê-la.
II- O bilinguismo se desenvolve diferentemente e conhecer essas diferenças ajudará no momento de se adequar uma boa metodologia de acordo com o tipo de aluno que vai recebê-la.
III- O bilinguismo de ouvintes se desenvolve diferentemente, visto que cada um tem suas especificidades cognitivas e perceptivas. Conhecer essas diferenças ajudará no momento de se adequar uma boa metodologia de acordo com o tipo de aluno que vai recebê-la.
IV- O bilinguismo intermodal de surdos e ouvintes se desenvolve diferentemente, visto que cada um tem suas especificidades cognitivas e perceptivas. Conhecer essas diferenças ajudará no momento de se adequar uma boa metodologia de acordo com o tipo de aluno que vai recebê-la.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença IV está correta.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) Somente a sentença II está correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando