Buscar

Atividade 1 Desenvolvimento Sustentável

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO
	
	Curso: Especialização em Engenharia de Produção com Ênfase em Excelência Operacional.
	
	Disciplina: 
Desenvolvimento Sustentável.
	Professor:
Yuri Moura e Vasconcelos
	Data:
06/11/20
	Aluno:
Eliel Pereira da Silva Duarte
	Matrícula:
201907121668
	Atividade 1
QUESTÃO 1 
Dê conceitos de desenvolvimento sustentável:
· Uso de fontes de energia renováveis e limpas
· Racionalização e controle da exploração dos recursos minerais, já que estes são finitos
· Reciclagem do lixo, reaproveitamento, compostagem, destinação correta dos materiais não recicláveis
· Uso de meios de transporte sustentáveis, como bicicletas, transporte coletivo, sistema de caronas
· Uso consciente dos recursos hídricos
· Reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
QUESTÃO 2 
Quais os 5 primeiros Países, melhores em desenvolvimento sustentável e quais as suas práticas?
Suécia: a campeã é referência máxima quando o assunto é reciclagem. Apenas 1% do lixo produzido pela população vai para lixões. Os outros 99% são reciclados, reutilizados ou, em último caso, incinerado para produção de energia. Por lei, todo mundo faz coleta seletiva e as empresas são obrigadas a recolher resíduos dos seus produtos. Dois milhões de toneladas de lixo viram energia a cada ano, o que evita o consumo de 670 mil toneladas de petróleo e outros combustíveis fósseis.
Dinamarca: o país luta contra o desperdício de alimentos como nenhum outro. As iniciativas são inúmeras: há incentivo financeiro do governo a projetos que defendam a causa, supermercados fazem suas próprias campanhas para reaproveitar alimentos e tem até um aplicativo que mostra estabelecimentos prestes a fechar, caso alguém queira ficar com as sobras.
Noruega: dono do título de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, o país investe pesado em energia renovável. Até 2020, terá o maior parque eólico terrestre da Europa. A capital, Olso, tem iluminação inteligente que ajusta a instabilidade de acordo com as condições meteorológicas e de tráfego. A educação também é levada a sério, sendo a maior parte do sistema gratuito, inclusive para estrangeiros.
Finlândia:  transformar os dejetos em energia foi a solução encontrada para os setores de mineração, papel e plástico. O país é conhecido como o principal do mundo em eco-inovação e líder mundial em bio-energia. Atualmente, 25% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento são destinados a bio-energia. Esse volume deve subir para 38% até 2020. A Finlândia também está comprometida em acabar com o lixo orgânico nos próximos dois anos. Não à toa, as empresas finlandesas de tecnologia limpa geram negócios na ordem de US$ 35 bilhões por ano.
Suíça: As políticas ambientais da Suíça, lhes permitiram criar alternativas de sustentabilidade de alto impacto. Uma de suas inovações são as chamadas “Usinas Geotérmicas”, fontes de energia pouco poluentes que se utilizam do calor vindo do interior do subterrâneo para suprir o frio constante. A agricultura, por exemplo, depende da neve derretida vinda das geleiras que vira água pura. O governo suíço criou programas para controle do consumo da madeira de suas florestas. 
QUESTÃO 3
Resumo sobre as conferências mundiais do meio ambiente.
As conferências sobre o meio ambiente reúnem os principais líderes mundiais em torno de temas referentes à preservação da natureza e ao desenvolvimento sustentável.
As principais conferências ambientais internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio-92; a Rio+10, em 2002, e a Rio+20, em 2012.
As Conferências se resumem em 5 pontos:
1. Cooperação dos países desenvolvidos para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento.
2. Combate à pobreza.
3. Mudança nos padrões de consumo.
4. Combate ao desflorestamento.
5. Conservação da diversidade biológica.

Continue navegando