Buscar

ESTOQUE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luiza é uma consultora especializada na área de produtos alimentícios. Ela foi contratada pela C.Z.B. Alimentos (nome fictício), uma pequena empresa produtora de alimentos localizada na cidade de Cerquilho - SP, que tem como seu principal diferencial o uso de apenas ingredientes naturais. A gestora tem encontrado muitos problemas relacionados à falta de comunicação no setor de produção e à perda tanto de matérias-primas quanto de produtos acabados. 
Luiza, ao questionar a gestora sobre a aquisição de produtos para a produção, obteve as seguintes informações:
- Para a fabricação do doce de leite, os ingredientes majoritários são leite, açúcar e cacau em pó;
- Por questões de logística, 320 litros de leite são adquiridos uma vez por semana, chegando sempre nas quintas-feiras, enquanto o açúcar e o cacau chegam a cada duas semanas, geralmente nas segundas-feiras;
- Em cada um dos cinco dias da semana em que funciona, a fábrica usa 60 litros de leite em sua produção;
Ao questionar sobre os processos de produção, Luiza recebeu as seguintes respostas:
- O processo tem quatro etapas principais: a movimentação da matéria-prima até a linha de produção1, a mistura dos ingredientes2, a embalagem dos produtos prontos em potes3 e a movimentação dos produtos finalizados até o estoque4;
- Os operadores levam as matérias-primas para a produção cerca de 40 minutos antes do processo anterior ter sido finalizado;
- Na intenção de ganhar tempo, os operadores sempre transferem o produto para a próxima etapa de forma imediata (por exemplo, assim que a etapa de mistura é finalizada, eles já transferem o doce de leite para a etapa de embalagem, independentemente da embalagem do lote anterior já ter sido finalizada);
- O processo inteiro, desde a movimentação da matéria-prima até que o produto esteja finalizado é guardado no estoque, dura cerca de duas horas e meia;
Após ouvir sobre o processo produtivo, Luiza ficou interessada em saber sobre as vendas do produto. Após algumas perguntas, conseguiu as seguintes informações:
- O carro chefe da empresa é seu doce de leite, o qual faz muito sucesso na região;
- A empresa trabalha de segunda a sexta, produzindo cerca de 600 unidades por semana, totalizando 2400 unidades produzidas por mês;
- Por ainda ser uma empresa de pequeno porte, a C.Z.B. atende, além de Cerquilho, apenas às cidades localizadas na região: Tietê, Tatuí e Boituva;
- Cerquilho consome cerca de 500 unidades de seu doce de leite por mês, enquanto Tietê, Tatuí e Boituva consomem, respectivamente, 500, 720 e 280 unidades; 
- O prazo de validade do doce de leite é de 3 semanas após a produção;
Com base nas informações obtidas, Luiza conseguiu entender algumas das falhas da C.Z.B. Alimentos, e explicou que o uso de algumas ferramentas simples no cotidiano da empresa poderia ser suficiente para sanar a situação. No caso, as ferramentas às quais Luiza se referiu são os modelos de produção Kanban e Just in Time.
Com base nas informações obtidas por Luiza enquanto conversava com a gestora, aponte os erros que a empresa tem cometido tanto em relação à aquisição de matéria-prima quanto em relação ao estoque de produtos acabados. Explique também de que forma o uso do Kanban e do Just in Time pode auxiliar na melhoria do processo na redução das perdas.
RESPOSTA
 Conforme texto acima identifiquei erros que ferem o sistema gerencial da empresa: primeiro erro è de aquisição de matéria prima (LEITE) em dias equivocados pois ele chega em um dia que nosso processamento vai para em dois dias assim perdemos dois dias de Leite parado. O calculo de leite comprado está com um nível acima, pois nosso consumo e de 300lt semanal e estamos comprando 320lt será que esse número em excesso está de acordo com a margem do estoque de segurança.
Segundo erro e o plano de recebimento de matérias pois está chegando em momento inadequado em meio da produção atrapalhando o plano de funcionamento da produção. Porque chegar o leite as quintas feira sendo que sábado e domingo não existe funcionamento da produção o leite ficaria dois dias parado em estoque sem função nenhuma e somente voltar a ser utilizado na segunda feira novamente (são tempo desperdiçado e movimentação de material inadequada em um sistema de produção tão pequeno e rápido).
Terceiro erro se temos mensalmente vendas de 2000 unidades por que estamos comprando material para produzir 2400 unidades , essas 400 unidades extras estão sendo executadas fora do padrão de fluxo está atrapalhando o sistema de produção que poderia ser mais elaborado e executado de maneira mais eficaz ou ate tendo tempo de realizar outras atividades para melhorias. 
Quarto erro se as vendas do doce de leite e maior que todos os outros o material não deve ser feito sobras para distribuição sendo que o tempo de validade e amplo de 3 semanas. Tendo em conta quando a produção de doce de leite estar já executado sobraria tempo para fazer novos produtos.
Quinto erro a falta de interação e comunicação entre todos departamentos da empresa pois cada um tem um objetivo individual. 
Sexto erro o layout produtivo está fora de padrão de qualidade pois etapas estão sendo puladas e processos sendo adiantados de forma inadequada que interferem no produto final e com isso pode existir produtos fora de qualidade para a venda e o desperdício de materiais.
*Separar atividades que agregam valor 
*Separar atividades que não agregam valor
*Equilíbrio na Aquisição de Matéria Prima e Venda.
*Temos que ter a quantidade certa no momento certo
*Estoque de Segurança
*Codificar as Mercadorias e Produtos finais
*Aquisição de Matérias na hora certa e no momento certo (MELHOR FORCENEDOR)
*Remanejamento de entrega para ser apenas direcionado por uma cidade por dia, ou acumular os deliverys para so um dia seria ideal.
*Estabelecer um melhor layout estabelecido para que não altere a movimentação do produto sem que haja pulos no processo de produção do produto.
*A existência de endereçamento interno fixo para cada localização de melhor armazenagem e movimentação da mateira prima e produtos prontos, ficar estabelecido a mesma posição para fácil entendimento e melhor movimentação interna.
*
Soluções para melhorias o uso de sistema Kanban e JiT pode ajudar no processo de comunicação entre todos da empresa, quando todos sabem o quanto de produto tem que sair è feito a execução imediata e já a saída do produto para chegar o mais rápido ao nosso cliente. Pense produto parado é dinheiro desperdiçado e uma economia inadequada.
Com a demanda mensal de 2000 potes mensais divididos em 4 regiões perto um da outra fácil e econômico já adquirir os produtos diariamente e executar o produto final e já sair para entregar no mesmo dia. 
Combinar com os fornecedores que a partir desse momento gostaríamos de receber a quantidade certa de toda matéria prima diariamente conforme os nossos pedidos vem chegando, pois com menos mercadorias sendo armazenada pode se mudar o layout da fábrica par não termos nenhum salto em nenhum processo para não haver perdas e erros de execução do processo produtivo. 
Mover os maquinários de forma que um processo comece e termine para que não haja perca de tempo.
Filosofia inovadores e treinamento de funcionários para qualidade e Boas práticas de produção são ferramentas que podem ajudar a melhorias no sistema de produção.
Kanban para visualização e execução diária e de boa aquisição para que o controle de produção e chegada de materiais são de bem proveito pra o fluxo diário.
Com o Sistema Just in Time e o trabalho de Estoque zero tudo que foi produzido balanceado com o que foi vendido sai automaticamente da empresa.

Continue navegando