Buscar

Psicodiagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicodiagnóstico: Entrevista, avaliação psicologia, anamnese, exame do estado mental
Psicodiagnóstico 	Uma avaliação psicológica feira com propósitos clínicos, que visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com o foco na existência ou não de psicopatologia.
Entrevista 
– Instrumento fundamental para o psicólogo e se diferencia das demais formas de entrevista devido aos seus objetivos puramente psicológicos (investigação, diagnóstico, terapia, etc). Sendo uma técnica, ou conjunto de técnicas, de coleta de dados e informações que permitem ao entrevistador conhecer as representações do indivíduo, como sua história de vida, crenças, valores, desejos, conflitos, traumas, etc. “Uma relação humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que está acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento” (bleger, 1998).
· Entrevista aberta
· Entrevista semiaberta
· Entrevista fechada
Subtipos de entrevistas psicológicas – divisão dos tipos de entrevistas em função do beneficiário
· Entrevista psicológica em benefício do entrevistado (consulta psicológica ou psiquiátrica)
· Entrevista psicológica em favor dos resultados (pesquisa – importam os resultados)
· Entrevista psicológica em benefício de terceiros (instituição)
Em cada tipo de entrevista deve-se levar em conta as distintas variáveis que entrarão em ação, como no caso da entrevista para uma instituição, as respostas do entrevistado podem ser mais tendenciosas do que em uma pesquisa anônima por exemplo. A entrevista psicológica em benefício do entrevistado é a única que não precisa de uma atitude motivadora por parte do entrevistador, pela existência dos motivos individuais por parte do entrevistado que já são auto-motivantes.
Objetivos da entrevista psicológica
· Anamnese: reconstruir a história do sujeito
· Orientação: julgar suas aptidões para uma aprendizagem
· Seleção: sondar as aptidões para um emprego
· Arguição Oral: sondar seus conhecimentos
· Entrevista preliminar a uma psicoterapia: contribuir p o psicodiagnóstico, para a indicação e para o tratamento de sujeitos que sofrem distúrbios psíquicos e/ou racionais
· Aconselhamento Psicológico: Ajudar o sujeito a enfrentar uma dificuldade pontual na existência
· Formação: levar os sujeitos a uma melhor comunicação com outrem.
A regra básica para a entrevista psicológica consiste em obter dados completos sobre o comportamento total do individuo no decorrer da entrevista.
Avaliação Psicológica
É entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação a respeito de fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação entre o individuo e a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas, métodos, técnicas e instrumentos, cujos princípios éticos e científicos da profissão deverão ser os pontos norteadores. 
· tem como objetivo analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo. Para tanto, utiliza-se de inúmeras ferramentas. O proposito da AP é avaliar os fenômenos psico, caracteriza-los e elucida-los a respeito dos relatos expostos pelas pessoas. As teorias psico servirão de base para o levantamento teórico das AP.
· Envolve a integração de informações oriundas de fontes diversas, bem como testes psicológicos, entrevistas, observações, análise de documentos. Sendo que a testagem psicológica não deve ser sinônimo de avaliação psicológica, mas uma etapa do processo.
· O teste psicológico é um instrumento que avalia (mede ou faz estima) construtos que não podem ser observados diretamente e uma AP não se realiza apenas com testes, mas envolve mais técnicas a partir da demanda do caso.
Anamnese
Histórico dos sinais e sintomas que o paciente apresenta ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social.
· Parte da entrevista psicológica
Exame do Estado Mental
É o conhecimento da capacidade mental ativa por meio da avaliação de aspecto geral, comportamento, qualquer crença e percepção incomum ou bizarra (delírio, alucinações etc), humor e todos os aspectos da cognição (atenção, orientação, memória).
Avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva.

Continue navegando