Buscar

Negligência, imperícia e imprudência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NEGLIGÊNCIA, IMPERÍCIA E IMPRUDÊNCIA
Negligência:
· Substantivo feminino, do termo latino negligentia;
· Designa falta de cuidado ou de cuidado ou de aplicação numa determinada situação;
Sinônimo de descuido, incúria, deseixo, desmazelo ou preguiça, é a amissão aos deveres que as circunstâncias exigem.
· EXEMPLO NA ENFERMAGEM: o profissional da enfermagem deve realizar a leitura detalhada da prescrição médica, seguindo a primeira meta internacional de segurança do paciente “identificação correta”, porém não o faz, causando erro na administração dos medicamentos com danos irreversíveis à saúde do paciente.
· Age o enfermeiro com negligência quando deixa de praticar atos que determinado atendimento com o recomendado com a ciência médica em relação ao estado clínico do paciente.
Imperícia: 
· Substantivo feminino;
· Falta da perícia (de competência, de experiência, de habilidade) para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber.
· Falta de habilidade ou experiência reputada necessária para a realização de certas atividades da sua profissão cuja ausência, por 
parte do agente, o que fez responsável pelos danos. Inaptidão.
· EXEMPLO NA ENFERMAGEM: um enfermeiro que realiza a passagem de um cateter venoso central no paciente, sem possuir habilidade técnicas e qualificações para isso (função do médico).
Imprudência:
· Violação das regras de condutas ensinadas pelas experiências, atuar sem precaução precipitado;
· Ato de agir perigosamente com falta de moderação ou precaução, sem o devido cuidado, sabe o que deve ser feito, porém não o faz.
· EXEMPLO NA ENFERMAGEM: o profissional de enfermagem conhece a técnica de higiene das mãos, porém não realiza todas as etapas, causando contaminação durante a assistência; praticar cirurgia de alto risco sem checar os equipamentos ou ter os equipamentos necessários a um atendimento de emergência.

Continue navegando