Buscar

Atlas Morfologia Bacteriana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atlas
Morfologia Bacteriana
	
Escola Técnica Vencer
Curso: Análises Clínicas
Turma: PAT-03
Professor: Everson Teles
Aluna: Suélen Arcáry de Moraes
INTRODUÇÃO
As bactérias são seres unicelulares e procariontes, ou seja, não possuem membrana nuclear, apresentando o núcleo disperso no interior de sua célula. São seres simples que se apresentam de algumas formas (bastonetes, bacilos etc.), sendo que cada tipo de bactéria sempre se apresentará de apenas uma forma - são monomórficas.
São seres transparentes, visíveis em laboratório pela técnica de coloração de Gram - nome que também se dá à classificação bacteriana. De acordo com a coloração de Gram, são divididas em Gram negativas e positivas, sendo as positivas de cor roxa e as negativas, rosa. A diferença de coloração se dá graças à parede celular.
Conforme podemos observar na imagem, de acordo com a forma ou morfologia, as bactérias recebem uma designação específica:
· Cocos: são esféricos ou arredondados;
· Bacilos: são alongados e cilíndricos;
· Espirilos: são longos, espiralados e deslocam-se por meio de flagelos;
· Espiroquetas: são espiralados e deslocam-se com movimentos ondulatórios;
· Vibriões: apresentam aspecto de vírgula.
1. N. gonorrhoeae (Diplococo)
Esta imagem mostra diplococos Gram-negativos em leucócitos polimorfonucleares. Os cocos têm 0,6 a 1,0 mm de diâmetro. Esta imagem é de uma coloração de Gram de secreção uretral de um homem sintomático com uretrite. A secreção uretral foi coletada inserindo um cotonete flexível 2 a 4 cm na uretra e girando por 2 segundos. Em seguida, a amostra coletada foi rolada diretamente sobre a superfície de uma lâmina de vidro limpa e seca, fixada por calor, corada pela técnica de Gram e examinada sob uma objetiva de imersão em óleo.
	
Visão microscópica de glóbulos brancos humanos e bactérias Neisseria gonorrhoeae encontradas no pus de um paciente com gonorreia, método de coloração de Gram usado. Gravura vintage por volta de meados do século XIX.	
2. Staphylococcus spp. (Estafilococos) 
	Cocos Gram-positivos arranjados em cachos de uva, estafilococos.
Gênero: Staphylococcus spp.
	
	Visão microscópica de glóbulos brancos humanos e bactérias Staphylococcus aureus de um paciente que desenvolveu uma infecção estafilocócica com febre tifoide. Gravura vintage por volta de meados do século XIX.
3. Streptococcus spp. (Estreptococos)
	Cocos Gram-positivos arranjados em cadeia, estreptococos.
Gênero; Streptococcus spp. / Não produtores da enzima catalase.
	
	Visão microscópica de glóbulos brancos humanos e bactérias Streptococcus pyogenes de um paciente que desenvolveu uma infecção por estreptococos do grupo A com pneumonia. Gravura vintage por volta de meados do século XIX.
4. Sarcina ventriculi (Sarcina)
	Múltiplos tétrades e octetos de Sarcina ventriculi, alguns deles com sombra posterior (setas verdes), indicando crescimento em vários planos. Além disso, um pequeno acúmulo de bactérias cocobacilares comuns (seta vermelha) e algumas pseudo-hifas ligeiramente tingidas (setas azuis) são observadas. (hematoxilina-eosina X 100, ampliação original). 
	
	 Arranjos de microrganismo bacteriano coccus em placa de Petri. Isolado no branco.
5. Bacillus anthracis (Estreptobacilo)
A lâmina corada de Gram usada para obter essas imagens era de uma fonte comercial (Ward's Science) e foi comprada na década de 1960. O fabricante cresceu B. anthracis em meio contendo 0,05-0,5 unidades de penicilina / ml durante 3-6 horas a 37 o C. Os organismos foram examinados em ampliação 1000x.
	Bacillus anthracis. Coloração de Gram. 1500X. As células têm extremidades quadradas características. Os endósporos têm formato elipsoidal e estão localizados centralmente no esporângio. Os esporos são altamente refratários à luz e resistentes a manchas.
6. Salmonella typhi (Flagelado) 
Microscopia óptica de Salmonella enteritidis sorotipo Typhi para visualização de flagelos.
7. Clostridium botulinum (Endósporo)
	Ilustração microscópica da morfologia Gram-positiva, em forma de bastonete e formadora de esporos de C. botulinum. Observe o esporo do organismo colocado no terminal.
	
8. Vibrio cholerae (Vibrião)
	Vibrio cholerae | Bacilos curvos individualmente, em forma de vírgula | Gram (-)
9. Treponema pallidum (Espiroqueta)
Imuno-histoquímica para Treponema pallidum em área com poucos infiltrados inflamatórios e múltiplas espiroquetas.
REFERÊNCIA
· https://www.asmscience.org/content/education/imagegallery/image.3194
· https://www.researchgate.net/figure/Staphylococcus-aureus-seen-under-microscope-after-Grams-staining_fig1_262014676Parte superior do formulário
· https://microimunoliga.blogspot.com/2016/09/13-identificando-especies-do-genero.html
· https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-do-oeste-paulista/microbiologia/anotacoes-de-aula/aula-01-morfologia-e-estrutura-bacteriana/4802255/view
· https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-10182019000100041
· https://www.istockphoto.com/br/vetor/arranjos-de-microorganismo-bacteriana-de-coccus-em-placa-de-petri-gm1073495566-287357736
· https://www.todamateria.com.br/bacterias/
· https://www.asmscience.org/content/education/imagegallery/image.4018
· http://textbookofbacteriology.net/Anthrax.html
· https://www.luciacangussu.bio.br/atlas/salmonella-spp/
· https://microdok.com/clostridium-botulinum/
· https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/6/5/00-0507-f2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando