Buscar

Morfologia Bacteriana

Morfologia bacteriana

💡 1 Resposta

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

As bactérias apresentam uma morfologia simplificada, sendo a maioria em formas comuns: cocos, bacilos e espiralados e outras em formas especiais: quadradas e estreladas. Destas, as três primeiras são as mais estudadas, pois compreende as bactérias de interesse na área da saúde e da indústria, sendo as mais comuns. As outras duas formas são de ocorrência ambiental e são raramente notificadas.

De natureza unicelular, alguns destes procariotos podem, em determinadas condições ambientais, se agregar e formar pedúnculo frutificativo ou estruturas reprodutivas diferenciadas da célula vegetativa, a exemplo do que ocorre em Myxococcus fulvus e nos actinomicetos, que se assemelham aos fungos no padrão de crescimento. Os cocos são estruturas esféricas, medindo, em média, 0,5-3µm de diâmetro. Exemplo de cocos: Staphylococcus, Streptococcus, Micrococcus, Neisseria. Conforme o plano de divisão e as características genéticas os cocos são agrupados em diversos arranjos característicos: a) diplococos: forma cocos aos pares; estreptococos: cocos em cadeia com três ou mais células; c) tétrade: quatro células unidas entre si; d) sarcina: oito células em formato de cubo e, e) estafilococos: cocos em cacho de uvas.

Os bacilos são em forma de bastonetes, curtos ou longos, com diâmetro médio de 0,5µm e comprimento variável de 1µm ou mais. Exemplo de bacilos: Escherichia, Psudomonas, Bacillus, Clostridium, Rhizobium, Agrobacterium, Nitrosomonas, Nitrobacter, Xanthomonas. Algumas bactérias apresentam-se na forma de bastonetes curtos, intermediárias entre cocos e bacilos, de aspecto ovóide, denominadas de cocobacilo. Os bacilos apresentam apenas um plano de divisão, os quais formam os arranjos: a) diplobacilo: aos pares e; b) estreptobacilo: com três ou mais células. Além destes arranjos, alguns bacilos se apresentam em forma de letra chinesa e paliçada (Corynebacterium). Muitos também não formam arranjos característicos, permanecendo isolados. 

As formas espiraladas compreendem: a) vibrião: bacilos curvos em forma de vírgula (Vibrio cholerae); b) espirilo: bastonete rígido de forma helicoidal; e c) espiroquetas: também helicoidal, porém com várias espirais e flexível, contendo filamento axial (Leptospira, Treponema). Os espiroquetídeos dividem-se ao meio e não formam arranjos característicos.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais