A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Sociedade Brasileira e Cidadania prova final

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova final de pedagogia ,Sociedade Brasileira e Cidadania
Questão 1
A pandemia de covid-19 agravou a crise econômica que já havia no Brasil. O desemprego e o aumento da pobreza indicam uma dramática realidade e os números são alarmantes. A verdade é que, para além de estatísticas, os dados acabam por revelar uma situação que afeta subjetivamente milhões de brasileiros e brasileiras, o que pode causar consequências para a sociabilidade a longo prazo, para além das questões objetivas, não menos importantes.
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/09/08/especialistas-alertam-para-as-consequencias-psicossociais-do-desemprego-e-da-fome
A partir das matrizes de discussão sobre a miséria e a fome, analise as afirmações.
I-A pobreza e as desigualdades são consideradas naturais das sociedades e, em alguma medida, benéficas ao próprio funcionamento do mercado por fomentar a concorrência, segundo a abordagem econômica liberal individualista.
II-Para a visão individualista a pobreza e a miséria não são responsabilidade do Estado. O Estado tem o papel de buscar políticas que fomentem o mercado, oportunizando os indivíduos com suas iniciativas a vencer suas vulnerabilidades.
III-- A abordagem do Estado social entende que é preciso agir pontualmente e de forma paliativa nas desigualdades, sendo o Estado a entidade que pode regulamentar os desiquilíbrios, intervindo no mercado.
IV- Na visão do Estado de bem-estar-social, a pobreza e a fome não são consideradas um problema individual, mas como produto das relações sociais, portanto, coletivo.
Assinale a alternativa correta
B)As afirmações I;II;III; IV estão corretas
 
Questão 2
"Quem conta um conto, aumenta um ponto". O ditado popular refere-se à fabula. A fábula é um texto narrativo curto utilizado desde há muito tempo para se opor à opressão, para criticar usos e costumes e mesmo pessoas. A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. ( Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/fabula-animais-dao-licao-de-moral.htm?cmpid=copiaecola
Sabendo que os comportamentos em sociedade, foram moldados a partir do que se entende por moral ou imoral, analise a relação entre as proposições.
I-A palavra "moral" deriva do termo latim moralis, cujo significado se aproxima de "relativo aos costumes". Trata-se de um conjunto de normas que regulamenta a conduta dos indivíduos em sociedade.
                           Porque
II-A moral é qualificada e elaborada, enquanto o agir humano, nas bases da coletividade, que ultrapassa os indivíduos considerados isoladamente, portanto, não exista uma moral individual.
Assinale a alternativa correta.
 
C)A proposição I está correta e a II incorreta..
Questão 3
Complete as lacunas
As liberdades de expressão e religião encontram seu termo nas margens da ética e da lei, de modo a garantir que manifestações perigosas ou criminosas não sejam protegidas por esses direitos. Assim, afirmações, ___________, caluniosas e racistas, por exemplo, excedem o uso responsável da____________________, constituindo, atitudes ilegais.
.B)reconceituosas; liberdade de expressão.
Questão 4
Condutas governamentais intolerantes e intransigentes, podem caracterizar-se em uma democracia autoritária. A democracia autoritária traduz a existência conjunta de alguns dos elementos constitutivos de um ambiente democrático, sabendo disso, avalie as afirmações.
I-A democracia autoritária pode apresentar-se com a existência de processos eleitorais ou a manutenção de direitos para grupos específicos da população, com a eliminação de outras características típicas do regime democrático, como a supressão do direito das minorias ou a limitação de certas liberdades.
II-A democracia autoritária reduz o alcance dos valores democráticos, fazendo com que um grupo social imponha sua vontade aos demais.
III-Rousseau ( 1712-1778) em seus estudos descreve o pacto social , como um pacto de submissão, isto é, entende que os acordos resultantes da transferência das liberdades individuais dos homens a um governo não se estabelece em condições de simetria entre as partes.
Assinale a alternativa correta
B)As afirmações I; II; III estão corretas.
Questão 5
O desemprego, a desigualdade social e a violência, que vivemos nos dias atuais, são problemas sociais que estão vinculados aos efeitos do individualismo. Sobre o individualismo, coloque C(certo) E (errado).
( ) A valorização exagerada do individualismo e a negação dos vínculos coletivos do ser humano afetam as relações em sociedade.
( ) A natureza humana egoísta e insensível decorre das experiências que os indivíduos carregam em seu mapa genéticos.
( ) A competição individualista tende a apresentar profundos efeitos sociais negativos, pois reduz a importância do coletivo para a compreensão e melhoria da sociedade
Assinale a sequência correta
E)C;E;C.
Questão 6
Complete as lacunas.
Para Habermas o respeito pela democracia e pelos direitos fundamentais na atual configuração das sociedades com uma alta composição de imigrantes e refugiados só pode ocorrer no quadro de uma ______________________formada por _________________.
As palavras que completam, corretamente, essas lacunas são:
E)sociedade mundial; cidadãos do mundo.
Questão 7
No século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser questionado pela burguesia, sendo uma afronta à liberdade individual. Essa nova mentalidade representará o anseio de contenção do poder soberano e a emergência de estruturas republicanas.
Com base na afirmação em tela, analise a relação entre as asserções
I-O liberalismo político reduz as funções do Estado, de modo a classificá-lo como "Estado mínimo" ou "Estado de polícia", concentrando a atuação pública na proteção das garantias individuais, como o direito à propriedade privada, na manutenção da ordem social e na defesa frente a ameaças externas.
                                  Porque
II-Segundo John Locke (1632-1704) as monarquias constitucionais, partem da lógica de separação dos poderes, contendo dessa maneira o poder do soberano.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
A)As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 8
"A xenofobia é uma palavra que soa forte. É um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. ( Disponível em: https://www.geledes.org.br/xenofobia-definicao-fatores-de-risco-e-prevencao/. ) Analise a relação entre as afirmações sobre os comportamentos de intolerâncias que encontramos na nossa sociedade.
I-A xenofobia pode ser caracterizada como o sentimento de aversão, desprezo ou ódio contra aquele que é considerado diferente.
Porque
II-O ultranacionalismo, compreende uma valorização exacerbada e fervorosa do sentimento de pertencimento a uma nação, apresentando, em contrapartida, um desprezo em relação aos não nacionais e a não uniformidade étnica.
Assinale a alternativa correta
D)As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.
Questão 9
O pensamento do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679) sobre o estado de natureza humana, é expressa na seguinte frase: "o homem é o lobo do homem". De acordo com essa ideia os indivíduos constituiriam ameaças uns aos outros constantemente. Sobre o assunto em tela, analise a relação entre as proposições
I-O conflito permanente e o medo, levariam os indivíduos a estabelecerem um pacto social, chamado Leviatã.
             Porque
II-O leviatã seria a concepção de poder absoluto do Estado soberano, cedido pelos súditos, para assegurar a paz.
Sobre as proposições, é correto afirmar que
A)As proposições I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 10
É fato que a Constituição de 1988 é a maior expressão de um pacto de civilização que devolveu ao Brasil a possibilidade de caminhar em direção ao respeito da cidadania. Contudo, as imperfeições e impasses em relação a cidadania e as

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.