Buscar

aula 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		A americana Terri Schiavo, 41, que vivia em estado vegetativo havia 15 anos, morreu nesta quinta-feira no hospital Pinellas Park (Flórida) após longa batalha judicial entre seu marido, Michael Schiavo, e sua família. O tubo que alimentava Terri foi retirado no último dia 18. Ela era mantida viva artificialmente, e recebia alimentação por meio de um tubo inserido em seu estômago. A informação da morte foi divulgada pelo porta-voz dos pais de Terri, o frei católico Paul O'Donnell, e por George Felos, advogado de Michael Schiavo, marido da paciente e seu guardião legal. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u82109.shtml Analisando o caso acima, ocorrido em 2005, em qual dos tipos de eutanásia podemos caracterizar o que ocorreu:
	
	
	
	Eutanásia de Duplo Efeito
	
	
	Ortotanásia
	
	
	Distanásia
	
	
	Eutanásia Ativa
	
	
	Eutanásia Passiva
	
Explicação:
Neste caso a paciente era mantida em estado vegetativo, pois não respondia a estímulos e não demonstrava, há muitos anos consciência a respeito dosfamiliares e do seu próprio estado. Retirou-se o tubo de alimentação, admitindo-se que a vida seria extinta, o que caracteriza a eutanásia ativa.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Francisco era um senhor de 86 anos, que sofria de um Câncer nos ossos, em função de Metástases produzidas por um Câncer de Próstata. Mesmo com tratamento radioterápico, a doença alastrou-se para os ossos, resultando em dores insuportáveis pelo corpo. Era medicado para o controle da dor, cada vez com mais intensidade. Ao fazer uso de Morfina, começou a apresentar um quadro de alucinações e suas funções cardíacas foram se deteriorando, vindo a falecer cinco anos após o diagnóstico da metástase nos ossos. Refletindo sobre este caso, pode-se pensar que, neste caso, em que não havia a mais remota possibilidade de reversão do quadro, sabemos que o que a Ética determina é:
	
	
	
	a priorização da sanidade mental do doente.
	
	
	a evitação de medicação para a dor, como a morfina, que produz inevitável efeito colateral.
	
	
	a internação hospitalar compulsória do paciente e afastamento do convívio familiar.
	
	
	a utilização de obstinados procedimentos médicos para tentar a reversão do quadro.
	
	
	a priorização do alívio do sofrimento.
	
Explicação:
A atuação médica está fundamentada em dois pilares: a preservação da vida e o alívio do sofrimento. De modo geral, em condições normais, esses princípios se completam. No entanto, em determinadas situações específicas podem se tornar antagônicos e um deles precisará prevalecer sobre o outro. Naturalmente que, enquanto houver a mais remota possibilidade de reversão do quadro de morte inevitável deve-se sustentar a manutenção da vida, mas, em caso contrário, o que a ética determina é a priorização do segundo pilar: o alívio do sofrimento.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Um paciente com câncer recebeu uma alta dose de morfina para que ele pudesse suportar as dores relacionadas à doença. O paciente veio à óbito após algum tempo. Este é um caso de:
	
	
	
	Eutanásia de duplo efeito
	
	
	Ortotanásia
	
	
	Distanásia
	
	
	Eutanásia voluntária
	
	
	Eutanásia ativa
	
Explicação:
A morfina tende a ser administrada em alguns casos de doenças terminais e em dores muito severas. Altas dosagens, no entanto, além de poderem causar dependência podem levar à overdose e óbito por consequência. Quando há a dministração de morfina e óbito, a posteriore pode ser eutanásia de duplo efeito.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No Brasil se um homem solicita ao médico que lhe dê uma injeção Letal para antecipar sua morte:
	
	
	
	É permitido livremente.
	
	
	Não é permitido.
	
	
	Se o homem tiver mais de 60 anos, é permitido.
	
	
	A injeção só pode ser aplicada com consentimento escrito.
	
	
	Com a autorização da família, é permitido.
	
Explicação:
Eutanásia sempre gerou muita polêmica no Brasil, pois inflama paixões de ambos os lados, porquanto aqueles que a defendem, esgrimam com argumentos que são relevantes, todavia jamais decisivos, de forma a trazer segurança, inclusive jurídica para sua prática.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma médica brasileira decidiu por conta própria aplicar injeções, em pacientes internados na UTI do hospital em que atua, contendo um coquetel de medicamentos que acarretam em parada cardiorrespiratória. Nenhum paciente da UTI estava em coma ou inconsciente. Diante do exposto, é correto afirmar que:
	
	
	
	Ela praticou eutanásia que se caracteriza por: duplo efeito e voluntária.
	
	
	Ela praticou eutanásia que se caracteriza por: passiva e voluntária.
	
	
	Ela praticou eutanásia que se caracteriza por: ativa e voluntária.
	
	
	Ela praticou eutanásia que se caracteriza por: ativa e involuntária.
	
	
	Ela praticou eutanásia que se caracteriza por: duplo efeito e involuntária.
	
Explicação:
A eutanásia consiste na ação (eutanásia ativa) ou omissão (eutanásia passiva) de um terceiro (que pode ou não ser profissional de saúde) , realizada à pedido do paciente com o objetivo de abreviar a vida do paciente com uma doença terminal e/ou incurável. Significa dizer que há três requisitos para a eutanásia: ação ou omissão, pedido expresso do paciente, diagnóstico de terminalidade e/ou incurabilidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em 1913, em Nova York, uma senhora sofria há anos de enfermidade dolorosa, incurável. Um dia , suplicou ao marido que lhe desse a morte. Nos dias seguintes, entre os desesperos de seus sofrimentos, insistia, implorando que a matassem. Por fim, com grande pena, o marido cedeu, dando-lhe uma forte dose de morfina. Os juízes absolveram-no (Extraído e adaptado de eutanasia.blogspot.com/2008/05/). Este caso exemplifica a (o):
	
	
	
	Eutanásia Passiva.
	
	
	Eutanásia Involuntária.
	
	
	Eutanásia Ativa.
	
	
	Distanásia.
 
	
	
	Suicídio Assistido.
	
Explicação:
 Na Eutanásia Ativa é produzida uma ação que objetiva, por fins misericordiosos, provocar deliberadamente a morte sem sofrimento. Apenas três países no mundo (Uruguai, Holanda e Bélgica), atualmente, admitem a prática legal da eutanásia ativa, sem a anuência da Igreja.
 
 
 
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Julgue os itens abaixo, referentes a alguns dos temas correntes da bioética e marque a alternativa correta.
	
	
	
	b) No Brasil, a pesquisa com seres humanos é coordenada por comitês de ética em pesquisas locais, que atuam de forma independente, sem a existência de um órgão coordenador central de âmbito nacional.
	
	
	a) O termo distanásia designa uma conduta médica que visa prolongar a vida humana para além de seus limites biológicos.
	
	
	e) No Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é o órgão que analisa as possibilidades de liberação de organismos geneticamente modificados no meio ambiente.
	
	
	c) De acordo com a legislação vigente no território nacional, caso seja solicitado pelo paciente terminal, uma equipe médica pode realizar imediatamente a eutanásia.
	
	
	d) O Projeto Genoma Humano dedicou cerca de 10% de seu orçamento para as discussões dos temas éticos, sociais e legais que surgiram durante a sua realização.
	
Explicação:
Distanásia é o prolongamento da vida por meio de recursos artificiais e, muitas vezes, desproporcionais à condição de recuperação do doente. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em abril de 2010 o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma nova versão do Código de Ética Médica. No Capítulo I - Princípios Fundamentais, lê-se, no item XII:
"Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados".
A disposição acima refere-se ao processo conhecido por:
	
	
	
	distanásia
	
	
	ortotanásia
	
	
	obstinação terapêutica
	
	
	mistanásia
	
	
	suicídio assistido
Explicação:
A ortonásia pode ser chamada, ainda, de eutanásia passiva. Isso pressupõe que o paciente está num estado de doença incurável e que não há mais a utilização de ferramentas e/ou tratamentos que prolonguem a vida em estado tão precário. Neste período são administrados analgésicos na medida em que o paciente precisa para suportar dores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando