A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
A4 BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA EAD21

Pré-visualização | Página 1 de 2

Curso	ED0002 BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA EAD21.1 - 202110.136315.08
Teste	ATIVIDADE 4 (A4)
Iniciado	16/03/21 17:48
Enviado	16/03/21 19:15
Status	Completada
Resultado da tentativa	10 em 10 pontos 
Tempo decorrido	1 hora, 27 minutos
Resultados exibidos	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
1 em 1 pontos
A representação e o tratamento dos dados em vigilância são importantes para definir a dinâmica de um estado patológico que causa riscos à saúde coletiva. Para isso, não basta apenas coletar os dados, mas sim tratá-los estatisticamente para compreender quão significativo eles são. Os diagramas de controle, por exemplo, estão associados aos testes de hipóteses.
Agora, responda: qual a hipótese nula mais comum relacionada aos diagramas de controle?
Resposta Selecionada:	
Correta A doença está sob controle.
Resposta Correta:	
Correta A doença está sob controle.
Comentário da resposta:	Resposta correta: os diagramas de controle estão associados aos testes de hipóteses cuja hipótese nula indica que a doença está sob controle, ou seja, contida entre os limites centrais e inferiores predefinidos.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Considere a seguinte situação.
 Joana é uma paciente que adquiriu doença respiratória grave e precisou ser ligada a um respirador pulmonar mecânico. Ela ali permaneceu por muitas semanas e por conta da alta demanda de pacientes no local, e o número reduzido de profissionais de saúde, não foi possível movimentá-la com a frequência necessária. Assim, Joana acabou desenvolvendo graves úlceras de pressão, um risco inerente ao prolongamento de internações hospitalares.
Considerando a situação apresentada, responda: a qual risco Joana foi exposta?
 
~Resposta correta: os procedimentos em saúde têm riscos associados, que são chamados de iatrogênicos. Tais riscos estão relacionados com complicações ou efeitos adversos resultantes de um processo em saúde.
Resposta Selecionada:	
Correta Risco iatrogênico.
Resposta Correta:	
Correta Risco iatrogênico.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Em algumas situações, o profissional de saúde é obrigado a informar sobre o surgimento de determinada condição de saúde em um paciente. É importante que o informativo seja realizado para a autoridade sanitária para fins de monitoramento e controle. Há uma lista de doenças e agravos que estão incluídas na ______ __________, uma vez que apresentam sérios riscos à saúde coletiva.
Agora, assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente.
Resposta Selecionada:	
Correta notificação compulsória.
Resposta Correta:	
Correta notificação compulsória.
Comentário da resposta:	Resposta correta: dentre as principais doenças de notificação obrigatória estão cólera, rubéola, varíola, dengue, influenzas, peste, raiva humana, entre várias outras com alto potencial de disseminação.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
A vigilância em saúde é composta por determinadas frentes que se preocupam com segmentos específicos que impactam a saúde coletiva. Esses segmentos podem estar relacionados com o modo de vida, a exposição a compostos nocivos, as interações ambientais, entre outros fatores. Afinal, a saúde é um conceito muito mais complexo que a “ausência de doença”. Ponderando sobre as subáreas da vigilância em saúde, enumere as situações, indicando qual vigilância está relacionada com a situação.
1 - Vigilância Ambiental
2 - Vigilância Epidemiológica
3 - Vigilância da Saúde do Trabalhador
[ ] Uma determinada região apresentou aumento de doenças respiratórias devido à extensa eliminação de fuligem de uma empresa local.
[ ] Uma escola do interior foi fechada devido ao aumento do número de alunos com sarampo.
[ ] Uma cidade fortaleceu campanhas de vacinação devido a um surto de varíola.
[ ] Em um escritório, os funcionários começaram a apresentar lesão por esforço repetitivo devido às longas horas de trabalho.
[ ] Uma infestação de ratos levou à elaboração de uma campanha de conscientização sobre o descarte inadequado de alimentos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta 1 – 2 – 2 – 3 –1.
Resposta Correta:	
Correta 1 – 2 – 2 – 3 –1.
Comentário da resposta:	Resposta correta: a vigilância em saúde é composta por segmentos que englobam vigilâncias em diversos segmentos sociais, avaliando se as características e condições em que a população está inserida podem gerar riscos à saúde e qualidade de vida.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir.
“Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de país desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos etc.” (TRATA BRASIL, 2020).
TRATA BRASIL. O que é saneamento? Instituto Trata Brasil, São Paulo, 2020. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/o-que-e-saneamento. Acesso em: 22 dez. 2020.
 
Sobre o saneamento e a vigilância em saúde, assinale a alternativa correta.
 
Resposta Selecionada:	
Correta 
O saneamento básico é uma forma de prevenção e controle de doenças da vigilância ambiental, com grande impacto na vigilância sanitária e na qualidade de vida.
Resposta Correta:	
Correta 
O saneamento básico é uma forma de prevenção e controle de doenças da vigilância ambiental, com grande impacto na vigilância sanitária e na qualidade de vida.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Os diagramas de controle são amplamente utilizados para representar os dados de vigilância em saúde. Um dos diagramas mais utilizados leva o nome de seu criador, considerado o “pai do controle de qualidade”. É um diagrama composto por linhas e as variáveis são apresentadas em função do período observado.
A que tipo de diagrama específico o texto se refere?
Resposta Selecionada:	
Correta Diagrama de Shewhart.
Resposta Correta:	
Correta Diagrama de Shewhart.
Comentário da resposta:	Resposta correta: Walter Shewhart é considerado o pai do controle de qualidade e o responsável pelo desenvolvimento dos diagramas de controle que levam seu nome.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Os diagramas de controle são muito utilizados para o monitoramento de determinadas condições ao longo de um período. Eles podem ser formados por procedimentos distintos, mas em um modelo geral de construção, por meio de linhas indicativas. Considerando o exposto, analise o gráfico hipotético abaixo, sobre a evolução do número de internações devido a uma condição de saúde ao longo dos meses.
 
 
Fonte: Elaborada pela autora, 2020.
#PraCegoVer: gráfico que traz, no eixo vertical, a palavra internação; e no eixo horizontal, quatro meses do ano: junho, julho, agosto e setembro. Entre os eixos há quatro linhas: a primeira, na parte superior do gráfico, é uma reta na cor laranja; a segunda, também é uma reta, na cor cinza; a terceira é irregular, com altos e baixos, na cor azul; e a quarta, é uma reta na cor verde.
 
Com base nos conceitos aprendidos e no gráfico apresentado, analise as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. [ ] Até o início do ano, a condição estava controlada.
II. [ ] Em julho houve diversos casos de descontrole, mas foram revertidos.
III. [ ] A partir de setembro houve um descontrole, ultrapassando a linha de alerta (laranja).
IV. [ ] Até agosto a condição estava na média, variando entre as linhas da tendência central (cinza) e do limite de controle (verde).
V. [ ] Os dados indicam que após setembro, houve o controle da condição.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta 
F – F – V – V – F.
Resposta Correta:	
Correta 
F – F – V – V – F.
Comentário da resposta:	
Resposta correta: o gráfico se inicia em julho, demonstrando que até agosto tudo estava nas regiões de controle e média, mas a partir de setembro houve um descontrole, situação em que a linha de alerta foi ultrapassada.
Pergunta 8

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.