Buscar

CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR

Prévia do material em texto

CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
fenômenos cuja explicação está na conservação do momento angular
 Rotação da bailarina
Agora nós conseguimos entender porque a velocidade de rotação da bailarina  aumenta quando ela recolher os braços e a perna direita.
Em primeiro lugar, observamos que o eixo de rotação da bailarina está na direção vertical. Se desprezarmos a força de atrito entre a ponta do pé da bailarina e o chão e a força de atrito com o ar, a única força externa aparentemente importante que atua sobre a bailarina é a força gravitacional e a normal. Mas essas forças são capazes de gerar torque na direção vertical.
Vale observar que uma força aplicada numa determinada direção não gera torque naquela direção. Uma porta não se abre se a maçaneta é empurrada para baixo ou para cima!
Como text= 0,  o momento angular total do sistema se conserva. Com o eixo de rotação fixo, temos portanto que
Li=Lf Iiωi=If ωf 
Aqui não precisamos calcular exatamente o momento de inércia na situação em que os braços  e a perna direita estão esticados, que é Ii,  e nem quando estão recolhidos, dado por If .
Se lembrarmos que para um sistema de partículas
Quando a bailarina recua os membros, haverá mais massa localizada perto do eixo de rotação  e consequentemente  o momento de inércia diminui (os TK’s diminuem). Logo, If < Ii .  Para que o momento angular permaneça igual (se conserva), temos que a velocidade de rotação deverá aumentar.

Continue navegando