Buscar

exercicios 1,2,3 associativismo e cooperativismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desde 1844 quando a primeira Cooperativa foi fundada na Inglaterra, o modelo vem crescendo e está ganhando espaço cada vez maior em vários setores da econômica ao redor no mundo. Quando bem estruturado e com um bom modelo de gestão as cooperativas tem se desenvolvido a ponto de se tornarem responsáveis por grande parte do PIB de muitos países. Com relação ao Cooperativismo no mundo, quais desses países é considerado o país mais cooperativo do mundo. Além de sua maior instituição financeira ser uma Cooperativa de crédito, cerca de 21 mil Cooperativas empregam mais de 1 milhão de pessoas – o que representa cerca de 3,5% da população economicamente ativa:
Escolha uma:
a. França
b. Itália
c. Inglaterra
d. Estados Unidos
e. Alemanha
Com a Globalização, as Cooperativas expandiram seus negócios, clientes e compras para diversos países. 100% da produção de Champagne que abastece o mundo vem de Cooperativas, assim como 90% de todo o azeite de Oliva, 80% do queijo parmesão e 70% da soja. Na Europa, berço do cooperativismo, um dos países do continente se destaca pelo cooperativismo na área imobiliária.
Neste país, 70% dos imóveis foram construídos por Cooperativas de Construção, em que os cooperados contribuem mensalmente com valores para a construção de Unidades Habitacionais aos cooperados, isso chega a baratear o custo em 30% se optassem por construtoras normais e até 50% se escolhessem o modelo tradicional de Financiamento Imobiliário ou Hipoteca.
Estamos falando de:
Escolha uma:
a. Inglaterra
b. França
c. Alemanha
d. Suíça
e. Finlândia
O Cooperativismo ao longo da sua história vem integrando pessoas, integrando a produção, aumentando a mão de obra, a capacitação e com isso em o aumento da produção, de linhas de crédito e a possibilidade de expansão de vendas e até exportação que sozinhos muitos produtores não conseguiriam. Muitos países têm notado a importância do cooperativismo e vem crescendo cada vez mais a participação das cooperativas na economia. Um destes países já está entre os 10 primeiros no volume de ativos administrados por instituições financeiras Cooperativas no mundo. Com número aproximado de 30 mil Cooperativas geram mais de 2 milhões de empregos e injetam 652 bilhões de dólares na economia do país anualmente. Estamos falando do país:
Escolha uma:
a. Estados Unidos
b. Nova Zelândia
c. México
d. Austrália
e. Canadá
Na Ásia, a implementação de Cooperativas é muito importante, tanto pelo seu papel social como seu papel econômico, um exemplo foi a crise econômica pela qual o continente passou no final da década de 1990 onde as Cooperativas foram cruciais como fonte de emprego e reforço de moeda graças às suas exportações. Com relação ao Cooperativismo na Ásia, assinale a alternativa correta:
I. Bangladesh conta com 28 mil Cooperativas rurais com participação de 80% da população que vive nas zonas rurais e responde por 40% do PIB.
II. Na Índia embora haja cooperativas, a maior parte das Cooperativas não estão ligadas ao setor agrário.
III. A Coréia do Sul é o País em que o cooperativismo não está crescendo em nenhuma área devido a Guerra da Coreia
IV. No Japão as Cooperativas agrárias tem 10 milhões de Cooperados e são muito competitivas no seu mercado nacional.
V. Na China o número de Cooperados chegam a 250 milhões de pessoas.
Com base nas informações expostos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente as alternativas II, III e V estão corretas
b. Somente as alternativas I, IV e V estão corretas
c. Somente as alternativas I, III e IV estão corretas
d. Somente as alternativas I, II e V estão corretas
e. Somente as alternativas I, II e III estão corretas
As cooperativas singulares ou de primeiro grau e tem como objetivo a prestação de serviços aos associados conforme os tipos de cooperativas mais conhecidas no Brasil, podendo atuar nos ramos: agropecuário, crédito, consumo, educacional, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, trabalho, saúde, transporte, turismo e lazer e especiais. Sobre esses tipos de ramos assinale a alternativa que corresponde suas características.
1)educacional
2)agropecuário
3)saúde
4)infraestrutura
( ) têm como principais objetivos a compra em comum de insumos, a prestação de assistência técnica aos cooperados, a venda em comum da produção dos cooperados, bem como a armazenagem e a industrialização dos produtos.
( ) têm por finalidade atender direta ou indiretamente os associados por meio de serviços essenciais, como os de saneamento básico, de telefonia, serviços de limpeza
pública, de energia elétrica, de abastecimento de água e outros.
( ) tem por objetivo a prestação de serviços, bem como a preservação e a promoção da saúde humana. Já as cooperativas formadas pelos usuários de serviços, visam a aquisição coletiva do serviço.
( ) tem como objetivo prestar serviços por meio de ensino de qualidade e preços menores. Podendo ser formada por professores ou pais.
Escolha uma:
a. 1-2-3-4.
b. 4-3-2-1.
c. 4-2-3-1
d. 4-1-3-2.
e. 2-4-3-1.
A Assembleia Geral é o órgão composto por todos os representantes de uma cooperativa, ela possui diversas funções: a escolhas dos conselheiros, a eleição da diretoria executiva, á política de distribuição de resultados entre outros temas e cada uma das assembleias possuem uma periodicidade de ocorrer. Além disso, para o funcionamento de uma cooperativa ocorrer de forma correta é preciso de uma visão estratégica do empreendimento, e que as decisões do cotidiano sejam responsabilidade da gestão executiva. Por isso, é fundamental conhecer sua funcionalidade para classifica-la, sobre esse assunto assinale a alternativa que faz referência a classificação.
1- Singulares
2-Federações de cooperativas
3-Confederações de cooperativas
a. 3-2-1.
b. 1-2-3.
c. 2-1-3.
d. 1-3-2.
e. 2-3-1.
O aperfeiçoamento da governança e da gestão econômico-financeira das cooperativas. Quando falamos em aperfeiçoar a governança, estamos nos referindo à governança corporativa das cooperativas, ou seja, o conjunto de processos, ideias, regulamentos, costumes e decisões que apresentam a maneira pela qual uma cooperativa é dirigida ou administrada. Sobre os desafios da gestão, assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) a governança corporativa não precisa garantir a confiabilidade de seus empreendimentos para com seus cooperados, criando um conjunto de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento da Diretoria e do Conselho de Administração esteja nivelado com os interesses dos cooperados.
( ) a autogestão, que tem como fator potencializar os investimentos e dar resultados socioeconômicos, ou seja, a autogestão é a excelência da democracia e tem em si a identidade do cooperativismo, visto que a cooperativa é resultado da vontade de seus cooperados.
( ) a situação política e econômica do país não altera a formação de cooperativas, apenas os aspectos sociais
( ) As cooperativas são contra a utilização da tecnologia na prestação de serviços, e defendem que precisam ser feitos manualmente e em equipes para valorizar o lema de cooperação e humanização.
Escolha uma:
a. V-F-F-V.
b. V-V-V-V.
c. V-V-F-F.
d. F-V-F-F.
e. F-F-F-V.
Qual a principal característica da primeira lei (decreto 979) que tratava do cooperativismo no Brasil?
Escolha uma:
a. Priorizava as empresas de Sociedade Anônima.
b. O decreto não permitia a formação de cooperativas de crédito.
c. A primeira lei cooperativista brasileira foi colocada em prática em 1903.
d. O decreto mesclava cooperativismo com sindicalismo.
e. Permitia apenas organização de trabalhadores urbanos.
Analise as asserções a seguir a respeito de cooperativas.
I- Um aspecto de extrema importância no processo de administração de uma cooperativa é a transparência nas ações de suas diretorias, e a garantia desta transparência se dá por meio de um Conselho Fiscal, que é um órgão colegiado e eleito pela Assembleia Geral, que possui poderes para fiscalizar os atos da administração
da cooperativa.
II-A função atrelada à estratégia de negócios nas cooperativas é exercida pela Diretoria ou pelo Conselho de Administração, órgão composto por 5 a 11 diretores eleitos pela Assembleia Geral, sendo que tanto Diretoria quanto o Conselho de Administração deve prestar contas à Assembleia Geral e estão a subordinados a este órgão.
Agora assinale a alternativa que melhor representa as asserções e a relação estabelecida entre elas.
Escolha uma:
a. Ambas as asserções estão corretas, porém a relação entre estas é de antagonismo.
b. Ambas as asserções estão corretas, porém a relação entre estas é de causa e consequência e não de justificativa.
c. A asserção II está correta e a asserção I é uma justificativa correta da segunda.
d. Ambas as asserções estão corretas, porém a relação entre estas é meramente descritiva no que concerne à Assembleia Geral, transparência e prestação de contas.
e. A asserção I está correta e a asserção II é uma justificativa correta da primeira.
Sobre as cooperativas e sociedades empresariais, avalie as afirmações a seguir em verdadeiras e falsas.
I - Os juros pagos sobre capital próprio consistem em uma característica inerente tanto às cooperativas quanto às sociedades empresariais.
II -O voto do cooperado não é dependente do número de quotas por este adquirido.
III- As cooperativas são regidas por estatuto social, enquanto as sociedades empresariais são regidas por contrato social. As primeiras podem apresentar funções regulatórias.
IV- Nos atos cooperados, as cooperativas não estão isentas de recolhimento do PIS.
V- Nas sociedades anônimas, quotas podem ser transferidas a terceiros se assim estiver versado no contrato social, enquanto nas sociedades limitadas, as ações podem ser transferidas a terceiros de maneira independente.
Agora, assinale a alternativa que melhor representa a avaliação das afirmações.
Escolha uma:
a. Há duas afirmações verdadeiras e três afirmações falsas.
b. Todas as afirmações são verdadeiras.
c. Há apenas uma afirmação falsa.
d. Há apenas uma afirmação verdadeira.
e. Há apenas três afirmações verdadeiras.
Um dos requisitos para organização e constituição de uma sociedade cooperativa é a elaboração de um estatuto. O Estatuto Social é um conjunto de regras norteadoras da sociedade que estabelece os direitos e deveres de seus sócios, além de descrever uma série de determinações legais. Essa fase para elaborar o processo de constituição de uma cooperativa é discutir com o grupo dos futuros associados / fundadores o Estatuto Social da cooperativa considerando a missão, os objetivos e as políticas de comercialização, produção, ou em relação à prestação de serviços da futura cooperativa, devendo considerar:
I- os direitos e deveres dos futuros sócios/cooperados;
II-a área de atuação e os objetivos da associação;
III-o capital e valor mínimo das quotas-partes;
IV-as diretrizes para a administração da cooperativa;
V-os procedimentos para a fiscalização da cooperativa.
É considerado correto apenas:
Escolha uma:
a. Os itens I; II; III e IV.
b. Os Itens I; II; III e V;
c. Os itens I; II; III; IV e V;
d. Os itens I; III e IV;
e. Os itens II; III; IV e V;
É importante sabermos diferenciar conceitos. Entre eles, temos o que chamamos de Associações e o que chamamos de Cooperativas. Associe cada característica com o que você entende fazer parte de uma Associação e de uma Cooperativa e depois assinale a opção com a sequência correta.
I-Cooperativa
II-Associação
( ) Tem por objetivo gerar renda;
( ) Constituído por no mínimo 20 pessoas;
( ) Não constitui um capital social;
( ) É constituído por um capital social/
( ) Patrimônio é formado por meio de taxa, doações e fundos de reserva.
Escolha uma:
a. I – I – II – I – II .
b. II – I – I – II – I .
c. I – II – II – I – II .
d. I – II – I – II – II .
e. II – I – II – I – II .
A Cooperativa é uma associação de, no mínimo, 20 (vinte) pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos. A dissolução de uma sociedade cooperativista é o encerramento da pessoa jurídica poderá ser efetivada nos seguintes casos:
I -pela interrupção de suas atividades por mais de 20 dias;
II-pela perda de sócios, considerando o número mínimo de sócios;
III-quando for aprovado em Assembleia;
IV -pelo fim do prazo de duração;
V- pela diminuição do capital social mínimo.
É considerado correto apenas:
Escolha uma:
a. Os itens I; III e IV;
b. Os Itens I; II; III e V;
c. Os itens I; II; III; IV e V;
d. Os itens I; II; III e IV.
e. Os itens II; III; IV e V;
O Conselho de Administração é o guardião do objeto social e do sistema de governança, é o elo entre a propriedade e gestão. É importante que após a constituição da cooperativa, o Conselho de Administração da cooperativa entre em contato com a Organização das Cooperativas Brasileiras para obter orientações sobre os procedimentos de encaminhamento dos documentos a Junta Comercial.
Onde!
Neste momento, é imprescindível o acompanhamento de um contador. Importante salientar que após a realização da Assembleia Geral de formação e fundação é necessário promover o arquivamento da ata e do estatuto social na Junta Comercial do Estado, para então, com o registro, obter a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ, junto à Receita Federal.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa a I
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
No estudo dos ciclos de vida das cooperativas, podemos citar Michael Cook, pioneiro ao pesquisar cooperativas em diferentes países. Cook acreditava que, com a industrialização, as cooperativas teriam fim, e a industrialização agrícola seria agente de integração para produtores rurais. Mas ele observou que as cooperativas exerciam papel econômico importante e, nesse sentido, identificou cinco fases/ciclos diferentes. 
Com relação às cinco fases/ciclos diferentes da cooperativa, numere a coluna da direita (ciclo) de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
	1° Ciclo: Justificativa Econômica          
2° Ciclo: Desenho Organizacional          
3° Ciclo: Crescimento e Heterogeneidade          
4° Ciclo: Reconhecimento          
5° Ciclo: Escolha          
	 
          (_) Fase que detém a capacidade de
          reorganizar as rotinas para melhorias
          das cooperativas.
          (_) Fase de planejar e orçar
          atividades das cooperativas.
          (_) Fase de análise dos custos e de
          como aplicar os recursos para
          redução de despesas.
          (_) Fase de revisão das finanças e
          planejamento das receitas internas.
          (_) Fase de expansão e momento de
          negociação.
        
A sequência correta, de cima para baixo, está na opção:
Escolha uma:
a. 2º - 5º - 4º - 3º - 1º.
b. 1º - 4º - 3º - 5º - 2º .
c. 4º - 2º - 1º - 5º - 3º.
d. 3º - 5º - 4º - 2º - 1º.
e. 5º - 2º - 4º - 1º - 3º.
Sendo o cooperativismo uma forma de somar forças e capacidades dentro de um mundo de concorrência, iniciativas cooperativistas comumente surgem em momentos de dificuldade. Mas, superando dificuldades, as cooperativas têm desenvolvido um papel coordenador na sociedade, imprimindo sua marca e apresentando resultados econômicos e sociais cada vez mais expressivos. E para compreender esse papel coordenador que representam, pode-se destacar, que essas organizações não visam “somente à maximização das receitas, eliminando intermediários na cadeia produtiva e distributiva de bens e serviços ao
mercado”, mas substancialmente buscam “a redução dos recursos aplicados pelos cooperados, quando comparados com os recursos que seriam necessários para que operassem isoladamente”.
Com relação a isto, assinale a letra correspondente que tenha a sequência correta e que complete o sentido do texto abaixo:
Para Sales (2010), a prática do cooperativismo é um ______I_______ entre os extremos do socialismo e do capitalismo, pois cria uma forma de emancipação e ______II_______ da cidadania social e econômica, pois, as sociedades cooperativas “respeitam, ainda, de um lado, as diretrizes básicas do ______III_______ , porquanto para obterem seu espaço, têm de competir com qualidade e eficiência com as empresas ______IV_______ ”, mas também, propiciam “agregação de renda aos titulares dos “empreendimentos” através delas”. Assim, em um mundo em que somos direcionados a competir e não ______V_______ , as sociedades cooperativas são um tipo de organização alternativa.
Escolha uma:
a. I - Contraponto, II - desgaste, III - capitalismo, IV - economistas, V - cooperar.
b. I - Contraponto, II - obtenção, III - marxismo, IV - convencionais, V - ganhar.
c. I - Contraponto, II - resgate, III - capitalismo, IV - convencionais, V - cooperar.
d. I - Extremo, II - resgate, III - marxismo, IV - capitalistas, V - cooperar.
e. I - Contragosto, II - resgate, III - capitalismo, IV - capitalistas, V - dar.
O princípio da Inter cooperação entre as cooperativas, objetiva um trabalho conjunto entre elas, seja por estruturas internacionais, nacionais ou locais. Pode ocorrer por redes de Inter cooperação, com integração horizontal ou vertical. Apenas por meio de Inter cooperação de redes de centrais, as cooperativas já avançam no acesso a novos mercados. Nesse sentido, um processo que faz com que as cooperativas acessem novos mercados é a internacionalização, como é o caso das cooperativas do agronegócio atuantes na produção de commodities para exportação.
Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.
Em nível de integração em redes de centrais, por exemplo, uma das vantagens é o fim da concorrência e da inadimplência, visto que a comercialização ficará concentrada na central, objetivando ganho de escala e redução de custos. Embora venha com essas vantagens, ocorrem também dificuldades,
POR QUE
Nessas duas formas de integração, horizontal ou vertical, poderão ocorrer “interesses diferentes entre cooperativas”, a “remuneração ou não pelo uso do direito da marca das associadas”, temor por parte dos associados do desaparecimento da sua cooperativa, mas também de dirigentes com a diminuição dos cargos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
a. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
b. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira .
d. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
e. As duas afirmações são falsas.
A Inter cooperação é um dos princípios do cooperativismo. Esse princípio, como o próprio nome sugere, refere-se à cooperação entre as cooperativas, objetivando um trabalho conjunto entre elas, seja por estruturas internacionais, nacionais ou locais. Ela pode ocorrer por redes de Inter cooperação, com integração horizontal ou vertical. Essas duas formas de integração, horizontal ou vertical, são de fato, feitas dentro da perspectiva de redes.
Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo.
I. A Inter cooperação pode ocorrer também entre duas cooperativas singulares de determinado ramo. Lembrando que cooperativas singulares são aquelas de primeiro piso, conforme a Lei das Sociedades Cooperativas, são constituídas por “número mínimo de 20 (vinte) pessoas físicas.
II. Em nível de integração em redes de centrais, por exemplo, uma das vantagens é o fim da concorrência e da inadimplência, visto que a comercialização ficará concentrada na central, objetivando ganho de escala e redução de custos.
III. A integração horizontal, inicia-se pela base, que corresponde à atuação tanto de cooperativas do mesmo ramo quanto de ramos diferentes. Nesse sentido, pode-se citar as cooperativas agropecuárias, que permitem aos seus cooperados também serem cooperados de cooperativas de crédito.
IV. Conforme lei, as cooperativas centrais são “as constituídas de, no mínimo, 3 (três) singulares” e são confederações de cooperativas as “constituídas, pelo menos, de 3 (três) federações de cooperativas ou cooperativas centrais, da mesma ou de diferentes modalidades”
V. Quando a Inter cooperação é de integração horizontal, ocorre com cooperativas de segundo e terceiro piso, sendo essas as cooperativas centrais, federações de cooperativas e confederações.
São corretos os conceitos apresentados nas proposições:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV, apenas.
b. I, III e IV, apenas.
c. I, II, IV e V, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. II e III, apenas.
As cooperativas tradicionais diferem das denominadas NGCs (Novas Gerações de Cooperativas) em alguns fatores-chave. Observe os itens a seguir e os classifique como “tradicional” para elementos das cooperativas tradicionais e “nova geração” para elementos das NGCs. Unidades familiares de produção
I- Quadro de associados limitado
II -Qualidade de entrega variável
III- Alta rentabilidade
IV- Um voto por cooperado
Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem de classificação correta.
Escolha uma:
a. Nova geração, nova geração, tradicional, tradicional, tradicional.
b. Nova geração, tradicional, nova geração, tradicional, tradicional
c. Tradicional, nova geração, tradicional, nova geração, tradicional.
d. Tradicional, tradicional, nova geração, nova geração, nova geração.
e. Tradicional, nova geração, tradicional, tradicional, tradicional.
Cooperativas apresentam peculiaridades em relação a outras formas de empresa, como associações. Analise os quesitos abaixo em relação às cooperativas
I- Permuta de serviços
II- Cumplicidade no desenvolvimento de atividades
III - Padrões de qualidade estritos
IV- Estímulo à participação e ao compromisso dos cooperados
V-Diversidade de agrupamentos comerciais
Agora assinale a alternativa que apresenta APENAS os fatores que podem influenciar no sucesso das cooperativas.
Escolha uma:
a. Apenas I, II e III
b. Apenas I, II, III e V
c. Apenas I, II, IV e V
d. Apenas III, IV e V
e. Apenas I, II, III e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando