Buscar

TEORIA PSICANALÍTICA

Prévia do material em texto

TEORIA PSICANALÍTICA 
ESTUDOS DE CASO
EXERCICIOS PROPOSTOS 
 PSICOLOGIA
 CURSO: Direito 1º Periodo “B” 
Profº ª. M.e Elizabeth Cristina Soares 
Acadêmico: Paulo César Pereira Nunes
ESTUDO DE CASO 1
Quando Fábio foi admitido numa empresa produtora de transformadores,tinha muitos sonhos e desejos que esperava alcançar através de seu trabalho.Achava que por meio de sua remuneração e de suas relações no ambiente de trabalho poderia realizar-se plenamente.Assim que assumiu os compromissos impostos pela Organização,procurou atingir os objetivos e metas pré-fixadas com presteza e habilidade.Após 6 meses,Fábio já apresentava sinais de cansaço,pouca agilidade e baixo interesse em suas atividades,vivenciando uma situação de stress no ambiente de trabalho.
De acordo com a teoria Psicanalítica,como se explica esta mudança de comportamento do Fábio?
O caso de Fábio é, certamente, um caso de apatia psicológica, que ocorre quando a empresa dá ao empregado um pseudo-status, dando a ele, através: de jantares, programas de incentivo, encontros e estada em hotéis de 4 ou 5 estrelas, o acesso a estrutura de poder nas relações sociais da empresa, que na realidade não existem e nem se pretende existir. O resultado, a longo prazo, é a frustração que carrega consigo o desestimulo, a baixa produtividade, representando essa apatia psicológica.
Estudo de caso 2
O padrasto de Andréia, de nove anos de idade, vem a tempos assediando a menina sem que a mãe o saiba, até que consegue seu intuito e estupra a enteada, ameaçando-a de castigos corporais caso ela revele a alguém o que vem acontecendo. Com medo e sentindo-se culpada em relação à mãe, Andréia guarda esse segredo por muitos anos e o padrasto continua sua prática ilícita.
1. Analise essa situação e explique como se organizaram os três sistemas de personalidade propostos por Freud (ID, EGO e SUPEREGO ) com relação ao padrasto de Andréia.
RESPOSTA. O padrasto de Andréia, alimentou sua energia (libido) em prol de um instinto de vida, Procriação, que mesmo parecendo dicotômico em relação ao crime cometido, o é.
Pode-se inferir da personalidade deste homem, que seu ID estava sem nenhuma censura (SUPEREGO), sendo este juiz, incapaz de reprimir seus atos, e ainda, seu senso da vida real (EGO) foi ofuscado por sua energia (libido),oriunda do ID. Esta pulsão continuou sendo alimentada por muito tempo, já que não houve nenhuma equalização por parte o EGO e nem a censura por parte do SUPEREGO.
2. Com relação à Andréia o que este fato pode ocasionar á estruturação de sua personalidade? Que mecanismo de defesa do EGO ela estaria usando? 
RESPOSTA. Andréia, ainda em formação, tem dentro do sistema proposto por freud, o EGO ainda exposto, e com certeza vai desenvolver ansiedade ao longo de sua vida. Ainda em desenvolvimento, essa criança se tornará REPRIMIDA OU RECALCADA, haja vista ser esse um dos principais mecanismos de defesa para o caso em questão, ou seja, ela irá repelir pensamentos ou manterá no inconsciente, representações (pensamentos , imagens, recordações), ligadas a uma PULSÃO DE MORTE.
Dos mecanismos restantes que essa menina pode desenvolver, pode-se destacar: A REGRESSÃO, Caracterizada pela retirada ou retorno a uma fase anterior do desenvolvimento, adequada para evitar o desprazer e a frustração. A PROJEÇÃO – é uma defesa que consiste em atribuir aos outros os sentimentos ou características não admitidos em si mesmo. Ela poderá se sentir fracassada no futuro e colocar a culpa de seu insucesso nos outros, buscando alívio para sua ansiedade e frustração.
Ainda pode-se citar como mecanismos de defesa que ela poderá desenvolver: O ISOLAMENTO – se distanciando de qualquer afeto; A ANULAÇÃO – podendo desenvolver mecanismo de esquecimento ou fantasiar que o ato(s) não ocorreu; A NEGAÇÃO – ela poderá se comportar na sua vida de adolescente, de maneira a pensar que o ato não ocorreu, fugindo da realidade e por fim, vale destacar que Andréia está na “fase genital” e poderá desenvolver uma repulsa pelo sexo oposto, ou então, introjetar o mecanismo de defesa “identificação” assimilando um aspecto, um atributo do outro e futuramente se transformar também em um mostro.
ESTUDO DE CASO 3
Rodrigo é casado com Mírian há cinco anos e sempre teve comportamento agressivo com a esposa devido a um ciúme incontrolável com relação a ela que existe desde quando os dois eram namorados . Rodrigo mostrava-se sempre muito inseguro na relação a dois e vivia desconfiado de que Mirian o estava traindo.
Certo dia,ao mexer no armário de Mírian,encontrou lingeries novas e provocantes,o que fez com que ele imaginasse que a esposa estaria tendo realmente um relacionamento fora do casamento.Totalmente descontrolado,Rodrigo pega o revolver e vai ao encontro de Mirian em seu trabalho,atingindo-a com seis tiros.
Mirian cai já sem vida e Rodrigo se joga sobre seu corpo gritando que ela foi o grande amor de sua vida.
1.De acordo com a teoria Psicanalítica, Rodrigo estava na esfera do consciente quando cometeu o crime? Por que?
2.Como se explica, pela teoria freudiana, o comportamento agressivo de Rodrigo, levando-o a tirar a vida de quem ele dizia ser o grande amor de sua vida?
RESPOSTA. Não, seu EGO (realidade) estava obscurecido pelo ID, e ao ver o contexto, pode-se inferir que Rodrigo estava ao longo dos anos, sendo movido pelo ciúmes, vivendo na órbita do outro, ou seja, sua energia(libido) estava sendo dirigida por pulsões de vida (amor pela esposa) e morte (possessão), que se misturavam, e no momento do crime, ele se deixou cegar pelo instinto de morte, que foi satisfeito pelo ato em si. Após o delito, e satisfeito a pulsão, ele cai em si e tem um conflito psíquico, que o faz delirar, manifestando em suas palavras- “ela era o grande amor da minha vida”.
2

Continue navegando