Buscar

QUESTÃO OBJETIVA - ACEITAÇÃO E RENÚNCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(Juiz de Direito/MG/2006) – Conforme disposto no Código Civil, quando o herdeiro prejudicar o seu credor, renunciando à herança, é CORRETO afirmar que o credor poderá:
A) Habilitar seu crédito a qualquer tempo, a partir do conhecimento de renúncia.
B) Exigir dos demais herdeiros, quando houver, o pagamento da dívida, na proporção do que lhes couber na herança;
C) Aceitar a herança em nome do renunciante, mediante a autorização judicial; 
D) Exigir do espólio o pagamento da dívida do herdeiro renunciante.
FUNDAMENTAÇÃO: Tentando evitar que o herdeiro renuncie a herança para prejudicar seus credores, o Código Civil estabelece em seu artigo 1813 que o credor que se sentir prejudicado pela renuncia do herdeiro, poderá mediante autorização do juiz, aceitar a herança em nome do renunciante. Sendo quitada a dívida do renunciante, se houver saldo, prevalecerá a renúncia – está é irrevogável, nos termos do referido Código, e o remanescente será devolvido aos demais herdeiros. Tartuce (2017) é claro ao concordar que “basta provar que a renúncia prejudicou os credores para que a norma tenha subsunção, o que representa uma aproximação, mais uma vez e sem dúvidas, com a fraude à execução, eis que há um ato atentatório à justiça”, assim, uma vez que o ato de renúncia é um ato atentatório à justiça, como o é a fraude à execução, o art. 1.813 do Código Civil resolve a questão no plano da eficácia da renúncia, dando ao credor um direito direto de receber o seu crédito, pela via da habilitação no inventário.
REFERÊNCIAS: Tartuce, Flávio. Direito civil, v. 6: direito das sucessões – 10. ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense, 2017.
BRASIL. Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm Acesso em: 03 de março de 2021.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando