Buscar

RESENHA CRITICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA
POLO PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Curso Licenciatura em Letras Distância
Disciplina: Projetos Integradores no Ensino da Língua Portuguesa V
Aluno(a): Jaedja Ferreira da Rocha
Turma:Letras 2017.1 – Polo: Palmeira dos índios- AL 
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS 
AUTORES: Adriana Silveira Teperino, Antonio Carlos Guelfi, Bernardo Kipnis, Carlos Longo, Clayre Maria Bomfim Lopes, Elidiani Domingues Bassan de Lima, Francisco Aparecido Cordão, Hélio Chaves Filho, Janete Núbia Caldas Almeida, Magali dos Santos Machado, Marcelo Larroyed, Margareth Alves de Almeida, Maria Edite de Faria Santos, Pedro Koshino, Pedro Paulo Carbone, Sandra Penna de Carvalho Silva, Selma Dias Leite, Sônia Aparecida Barbosa Horovitis e Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento. In: Ciclo de reuniões promovidas sob a coordenação da ENAP. Ano de 2006, Brasilia-DF, ISBN: 85-256-0054-7.
A referida obra foi escrita de forma coletiva, a mesma trás os mais importantes temas e discussões realizada entre educadores das mais diversas áreas de instituições de ensino; cujo objetivo foi tratar sobre conceitos de educação a distância. Realizadas no ano de 2006 discussões sobre o referido tema foi trás uma linguagem atualizada e contextualizada do ensino a distância. Organizada em quatro partes e com temas se complementam, evidenciando os desafios, metodologias e organizações desta forma de ensino que vem crescendo em nosso dia a dia. A leitura por mim realizada foi das paginas 39 á 50, onde aborda o processo de construção de modelos e sua conseqüência pedagógicas para a organização, o conteúdo é bem formulado e sua leitura é de fácil entendimento. Ao decorrer do texto os autores trás quadros ilustrativos que sistematizam alguns modelos pedagógicos constitutivos de educação EAD. As características do processo de ensino aprendizagem onde a distância é uma reconstrução do conhecimento, onde se faz necessário uma interatividade entre aluno, professor e conteúdo mesmo em lugares distintos. O papel do professor neste conteúdo é colocado como principal responsável pela exposição, explicação e orientação dos alunos, nela também é destacado que o aluno é assim conseqüentemente responsável por uma participação ativa ou passiva, onde depende da organização das atividades do professor. 
 Destaco os elementos apresentados no texto que referencia Garcia Aretio (1986), onde ele destaca elementos da aprendizagem a distância: a) as experiências de aprendizagem devem ser úteis para situações concretas da vida social, profissional e pessoal do aluno; b) o aluno adulto está mais predisposto a experiências de aprendizagem relacionadas diretamente com os objetivos de mudança que espera alcançar; c) a aprendizagem é vista como um meio para uma finalidade e não um fim em si mesmo; d) o sentido de aplicação prática é muito presente; e) o aumento da auto-estima e o gosto por conhecimentos novos são importantes fatores de motivação; f) o clima afetivo do grupo exerce grande influência sobre a aprendizagem. 
.Avalio o texto aqui apresentado como um conteúdo positivo para o professor em formação, onde sua linguagem é de fácil compreensão e faz com que o leitor compreenda o assunto de forma clara e direta, sem informações subliminares.

Continue navegando

Outros materiais