Buscar

Motores de indução monofásico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Motores de indução monofásicos
Teremos uma fase entrando no estator, uma bobina, por conta disso teremos um campo magnético pulsante, não girante, e esse não é suficiente para retirar o rotor da inércia, porque os campos do rotor e estator estão em fase, então o torque de partida será nulo. O rotor será retirado do estado de inércia por elementos externos. 
Nos motores monofásicos de corrente alternada, a solução para romper a inércia é criar dois rolamentos diferente defasados de 90°, usando um capacitor para alimentar a corrente de um dos rolamentos, essa capacitor simularia uma segunda fase, criando o campo girante e assim movimentando o rotor.
Outra forma de fazer o rotor girar é através de bobinas no estator, a força do torque é obtida por meio de corrente induzidas nas mesmas, ao inverter o campo magnético várias vezes, o rotor gira. 
Nos motores de corrente contínua o torque para rotação será obtido na reação de atração e repulsão dos enrolamentos ligados a um comutador energizado e o campo magnético
Vantagens e desvantagens do motor monofásico
Vantagens: são mais baratos para produzir, são eficientes em suas aplicações, é a melhor solução para redes monofásicas, mais práticas ao realizar ligações e economizam mais energia.
Desvantagens: tem um custo mais caro do que um trifásico de potência similar, tem 60% a 70% menos potência do que um trifásico de mesmo tamanho, oferece um desempenho menor e o custo de manutenção é maior.
Referências
https://blog.paraisodasbombas.com.br/motor-monofasico-entenda-como-e-o-seu-funcionamento-basico/
https://www.youtube.com/watch?v=a93f9nlmxzM&t=255s

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando