Buscar

avaliação II processos industriais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Em determinado processo de fundição de latão, a temperatura deverá se manter em 1.150°C, pois a temperatura é uma característica considerável para a qualidade das peças produzidas. Ao analisar um aumento de peças com defeito, a área de manutenção foi solicitada para analisar a aferição da temperatura, onde se evidenciou o problema no sensor. Desta forma, foi sugerido a substituição do sensor termopar tipo K por um sensor RTD (Resistence Temperature Detector) tipo Pt100, onde o intervalo de utilização é de -200 °C a +850 °C. Observando que a proposta de substituição do sensor a partir do gráfico a seguir, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sensor Pt100 representa a melhor resultado linear.
(    ) A troca do termopar resulta na adaptação do circuito controlador de temperatura.
(    ) O processo de fundição é definido como uma técnica de dar forma aos metais no estado líquido, transformando-os no formato desejado e, deixando-os solidificar, com a finalidade de conseguir uma utilidade.
(    ) O procedimento de aferição da temperatura pelo termopar é determinado pela variação da corrente na união com o par de metais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	A conformação mecânica é um dos processos mais utilizados na fabricação de produtos metálicos. Nesse tipo de processamento, a massa e o volume do material permanecem inalterados, no entanto, ocorre a redistribuição do material através da deformação plástica, possibilitando a obtenção de uma nova forma, seja essa intermediária ou final. Com relação à conformação plástica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ao contrário da conformação a quente, na conformação mecânica a temperatura ambiente não gera encruamento. Por encruamento entende-se a capacidade de deformação do material antes da ruptura, e não deve ser confundida com resiliência.
	 b)
	A conformação a quente apresenta como vantagem a possibilidade de anular os efeitos do encruamento, o que, na prática, facilita o processamento. Dessa forma, não há ganho de resistência mecânica pela deformação plástica, como acontece no processamento a frio.
	 c)
	O trabalho a quente (ou conformação a quente) é realizado a uma temperatura acima da temperatura crítica do material, o que promove o crescimento dos grãos e perda de propriedades. Portanto, deve ser aplicada somente a produtos em que não há solicitação mecânica.
	 d)
	Quando realizado a frio, o material é fragilizado, sendo necessário um tratamento subsequente denominado têmpera, com o intuito de restaurar as propriedades mecânicas. Em muitos casos, torna-se necessária uma etapa subsequente, denominada revenido.
	3.
	O fresamento e o torneamento são processos de usinagem bastante comuns nas indústrias. De fato, através dessas operações é possível obter uma gama de produtos e ferramentas com geometrias bastante variadas. Sobre esses tipos de operações de usinagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ambos são processos de usinagem com ferramentas com geometria definida. Em ambos os processos ocorre a geração de cavaco. São classificados como operações de desbaste.
(    ) Ambos são processos de usinagem com ferramentas com geometria definida. No entanto, no fresamento não ocorre geração de cavaco. O fresamento é classificado como operação de acabamento.
(    ) Ambos são processos de usinagem com ferramentas com geometria definida. Contudo, no torneamento, quando configurado para acabamento, não ocorre geração de cavaco. O fresamento sempre gera cavaco.
(    ) Ambos são classificados como operações de desbaste. As operações de fresamento se classificam em: fresamento cilíndrico tangencial e fresamento tangencial frontal. As operações de fresamento podem ser aplicadas na obtenção de superfícies planas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	Nos processos de usinagem, especialmente em operações de corte, usualmente se faz necessário utilizar algum tipo de fluido de corte. Esses fluidos são aplicados com o intuito de facilitar o processo. Com relação aos fluidos de corte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal função do fluido de corte é a de propiciar a retirada do calor gerado no processo, mantendo a região de contato com a ferramenta a uma temperatura adequada.
(    ) O uso de fluidos de corte nem sempre é benéfico. Em algumas situações é interessante a diminuição da dureza do material gerada pelo aquecimento.
(    ) Quando da não utilização de fluidos de corte, precisa-se garantir que a temperatura da ferramenta não atinja a temperatura crítica do material.
(    ) Em uma operação de corte, quando a aplicação do fluido de corte não evita o superaquecimento da ferramenta (acima de sua temperatura crítica), a única solução viável consiste na redução da velocidade de corte.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Os materiais empregados na fabricação de cabos e fios devem apresentar um bom índice de condutividade elétrica, além de propriedades mecânicas satisfatória. A resistividade elétrica do material condutor é dependente da oscilação de temperatura. O cobre é um dos primeiros metais retirado dos minérios, o que necessitou o uso da fundição como uma técnica de processamento. Sobre as características e propriedades do cobre, analise as sentenças a seguir:
I- No momento em que o cobre entra em contato com a água e o ar, há uma formação de uma camada que resulta na corrosão do metal.
II- O cobre apresenta maior resistividade em relação ao alumínio.
III- Toda vez que o cobre entrar em contato com processos de corrosão, formando a ferrugem que destrói lentamente os metais ferrosos.
IV- Os materiais condutores de cobre e alumínio são os mais empregados para dada corrente, a divisão que conduz o alumínio em relação ao cobre deverá ser maior.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, ll e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	A conformação plástica dos metais pode ser realizada a quente ou a frio, comumente diferenciados pelos termos trabalho a quente e trabalho a frio. O trabalho a quente se aplica a alguns processos de conformação, como é o caso da laminação, forjaria, extrusão, repuxamento e trefilação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta, respectivamente, uma desvantagem do trabalho a quente e uma vantagem relacionada ao trabalho a frio:
	 a)
	Permitem a conformação mecânica do produto a tensões mais baixas. A deformação total é limitada, e as tensões a serem aplicadas para a deformação são mais altas que na conformação a quente.
	 b)
	Tolerâncias rigorosas não podem ser mantidas, pois há formação de carepas de óxidos. Permite obter um melhor acabamento superficial e aumento da resistência mecânica.
	 c)
	O trabalho a quente gera um melhor acabamento superficial. No trabalho a frio, as tolerâncias não podem ser garantidas.
	 d)
	A deformação total é limitada, e as tensões a serem aplicadas para a deformação são altas. Já no trabalho a frio, utilizam-se pressões de conformação mais baixa para conformar um mesmo produto.
	7.
	Os processos de conformação mecânica determinam a geometria da peça através da deformação plástica ou corte do metal, constituindo a adoção da forma de molde ou matriz. A principal finalidade da conformação mecânica é a transformação (plástica) do formato dos materiais com adicição e controle de propriedades físicas e mecânicas. A conformação mecânica tem uma importante atribuição, pois é a maneira de produzir peças com excelentes propriedades mecânicas com uma perda mínima de material.
Considerando os processos de conformação, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das utilizações mais frequentes da extrusão é a produção de arames de aço.
II- No processo de atividade a frio, o metal utilizado é conformado até o seu formato final, através de aplicações de pressões a temperaturas abaixo da temperatura crítica.
III- Os processos de conformação suportam a ação de taxa de deformação, do atrito e da anisotropia dos materiais.
IV- O repuxo é uma técnica de estampagem, pelo qual uma chapa metálica apresenta um formato volumétrico e oco.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, ll e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	O processo de soldagem é uma importante técnica de fabricação mecânica, que depende da variedade geométrica de alguns objetos metálicos, sendo que os mesmos só podem ser fabricados por soldagem. A organização das várias características de soldagem, em geral está relacionada às características de energia de soldagem e da maneira de transição do metal fundido para o metal base. Um dos grandes desafios do processo de soldagem, além do controle de defeitos estruturais, como trincas e porosidades, é o controle da microestrutura da zona afetada pelo calor. Diante dos processos de soldagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No decorrer do processo de soldagem, acontece a remoção de cavaco ou sobremetal.
(    ) O processo de soldagem também é utilizada como processo de reparo de peças quebradas, desgastadas ou com defeitos.
(    ) Realiza a união de dois metais em decorrência do processo de coalescência (fusão) dos mesmos.
(    ) São destacadas como variáveis importantes de soldagem àquelas que representam, de forma significativa as características mecânicas da ligação soldada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Em uma determinada empresa de usinagem, uma peça era manufaturada por processo de forjamento, porém com longa duração, pois para melhorar o acabamento, eram realizadas outras operações como rebarbação e tamboreamento. Ficou definido que a fabricação da peça será por tratamento de repuxo, que apresenta acabamento compatível, eliminava essas duas operações. Entretanto, na classe operacional, averiguou-se que a fábrica não tem disposição de prensa de repuxo; no nível tático, analisou-se que era necessário comprar ou terceirizar a peça. Diante das características do processo de forjamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No processo de usinagem convencional há perdas de até 74% de volume do material, já na usinagem de peças forjadas as perdas podem ser reduzidas a 6% do volume.  
(    ) Os produtos de composição cerâmica podem ser fabricados por processos de forjamento.
(    ) A grande maioria das operações de forjamento é realizada no processo a quente.
(    ) Os materiais utilizados com maior frequência para peças forjadas são os de aços (comuns e ligados, aços estruturais, aços para cementação e para beneficiamento, aços inoxidáveis ferríticos e austeníticos, aços ferramenta).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	A furação é um processo de usinagem bastante comum, e emprega geralmente ferramentas multicortantes, tais como brocas. O movimento rotacional pode ser da peça ou da ferramenta, e o processo de geração e retirada do cavaco ocorre conforme o avanço linear dessa ferramenta de forma paralela (ou coincidente) ao eixo do equipamento. De acordo com algumas características específicas dos processos de furação, podemos classificá-los em algumas categorias. Sobre essa classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em casos frequentes, o objetivo é a obtenção de um furo cujo diâmetro compreende a retirada total do material na forma de cavaco. Nesses casos, denominamos o processo como ?furação em cheio?.
(    ) Para algumas aplicações, a furação não é completa, restando um volume maciço da peça na linha de furação. Nesses casos, o processo é denominado ?trepanação?.
(    ) A ?furação escalonada? compreende qualquer processo de furação realizado em etapas, ou seja, o furo não é obtido em um único movimento linear da boca.
(    ) Diferentemente da ?furação escalonada?, o processos de ?escareamento? compreende a obtenção de um furo cilíndrico em um produto que já apresenta um furo realizado em uma etapa anterior.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando