Buscar

Quais as funções dos anticorpos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Marcos B. Trévia
0000914
Quais as funções dos anticorpos? (cite pelo menos quatro delas). O que define um tipo de anticorpo?
Algumas das principais funções dos anticorpos, nas reações de defesa do organismo, são neutralização de substâncias tóxicas e partículas invasoras, opsonização, envolvimento em reações alérgicas, também age ao receber e avisar o corpo sobre infecções para realização de fagocitoses e sensibilidades.
Os anticorpos são moléculas que atuam na defesa do organismo e são produzidos pelos plasmócitos, células formadas a partir da diferenciação dos linfócitos B. São moléculas bastante específicas, agindo sobre determinados alvos/antígenos.
Anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são glicoproteínas produzidas por plasmócitos. Os anticorpos são formados por combinação de cadeias de peptídeos leves e pesadas, sendo a maioria formada por duas cadeias leves e duas pesadas. Elas estão dispostas em formato que lembra a letra Y.
A porção variável dessa disposição muda de um anticorpo para outro e é a porção que se liga ao antígeno. A especificidade do anticorpo é determinada por essa porção variável.
Podemos diferenciar cinco classes distintas de anticorpos, as quais são chamadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE.  Essas classes diferenciam-se por pequenas diferenças físico-químicas.
· IgG (Imunoglobulina G): participa de processos inflamatórios, neutralizando toxinas lançadas pelos agentes externos. O IgG está presente na linfa e no sangue e divide-se em subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4. A Imunoglobulina G é a única que atravessa a placenta.
· IgE (Imunoglobulina E): atua nos processos alérgicos, nas verminoses e protozooses. Também presente no soro sanguíneo. O IgE é encontrado na superfície dos basófilos e mastócitos.
· IgD (Imunoglobulina D): tem como função a ativação de células que protegem o organismo. O IgD é encontrado no sangue e ainda suas funções estão sendo definidas e estudadas.
· IgM (Imunoglobulina M): encontrada no meio intravascular, esse tipo de anticorpo funciona como receptor dos antígenos. Assim, quando o corpo apresenta níveis altos de IgM, isso indica uma infecção recente. Por ser grande, esse tipo não atravessa a placenta.
· IgA (Imunoglobulina A): presente nas secreções do corpo (saliva, suor, lágrimas, suco gástrico, etc.), a IgA tem como função proteger o corpo através das mucosas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- Aranda CS, Martins AM, Solé D. Imunoglobulina humana (Ig) e anticorpos neutralizantes. Arq Asma Alerg Imunol. 2019;3(2):202-203;
2- TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14ª Ed. Guanabara Koogan, 2016.

Outros materiais