Buscar

O esgotamento dos recursos naturais catástrofe interdependência

Prévia do material em texto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA – CEFET/RJ
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
RESENHA CRÍTICA: O esgotamento dos recursos naturais: catástrofe interdependência?
RIO DE JANEIRO
2021
A partir da formulação do principal problema enfrentado pela humanidade, como consta no artigo de 1978, seja a limitação dos recursos físicos-materiais, podemos fazer uma comparação com o artigo “Quais são as consequências da superexploração dos recursos naturais?”.
Segundo a WWF, atualmente o esgotamento dos recursos naturais está elevado, 20% a mais comparando com a capacidade de regeneração do planeta. No outro artigo, o mais antigo, afirma que o crescimento exponencial da população e do consumo levaria ao esgotamento dos recursos naturais num futuro próximo. Observa-se que a preocupação continua a mesma nos dias atuais, pois, o esgotamento dos recursos naturais continua e está a níveis altos, em comparação a taxa de regeneração da Terra.
De acordo com o artigo mais recente, com o consumo atual, seriam necessários 2,5 planetas para suprir a demanda por recursos naturais até 2050. Além disso, a população de espécies como peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis está diminuindo, graças as atividades exploratórias do homem. A consequência disso é a extinção das espécies, além de prejuízos à economia, pois, o solo se torna improdutivo para a produção agrícola. Também, há danos à saúde, porque o desmatamento das florestas, que são consideradas sumidouros de carbono, eleva os níveis de poluição que leva ar poluído aos pulmões das pessoas, que morrem devido à contaminação do ar.
Por outro lado, o artigo de 1978 vê como o principal problema uma catástrofe gerada a partir do possível esgotamento dos recursos naturais, levando à civilização a um estilo de vida pré-industrial, através da hipótese da escassez crescente e inevitável dos recursos naturais.
Em suma, os dois artigos abordam o mesmo tema: o esgotamento dos recursos naturais. Tratam do mesmo assunto, em contextos e épocas diferentes, mas com as mesmas preocupações. O artigo mais atual trata dessas questões pelo viés do meio ambiente e com a extinção das espécies e das consequências da superexploração dos recursos, que não são tão escassos assim, propondo soluções para conservação do planeta, através da preservação, de um sistema de produção sustentável, de um consumo que gere menos impacto e do apoio e recompensas às empresas que adotem, em suas atividades, o gerenciamento sustentável e a conservação dos recursos naturais.
Referências Bibliográficas:
· Quais são as consequências da superexploração dos recursos naturais? Disponível em: https://www.iberdrola.com/meio-ambiente/superexploracao-dos-recursos-naturais. Acesso em: 07/03/2021.
· RATTNER, Henrique. O esgotamento dos recursos naturais: catástrofe interdependência?. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 17, n. 2, p. 15-21, Apr. 1977 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901977000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07/03/2021. https://doi.org/10.1590/S0034-75901977000200002.

Continue navegando