Buscar

Quimica Geral - Laboratório Virtual - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Responda de acordo com o que foi observado no experimento.
• Com base nos seus conhecimentos, qual a vantagem de tarar à balança com o béquer dentro? Justifique.
A principal vantagem de tarar uma balança com o béquer dentro é a facilidade que da para gente de zerar e desconsiderar o valor do peso do recipiente e só calcular o material ou substância introduzida no béquer. Ajuda evitar um erro na pesagem da massa do material em análise ao não ter necessidade de fazer o cálculo dos dois pesos (béquer e substancia).
• O valor medido na pipeta foi próximo ao esperado? Quais os valores imediatamente acima e imediatamente abaixo do valor medido na escala graduada da pipeta?
Graças ao seu formato a pipeta consegue ser muito precisa na coleta da quantidade necessária da substância, sendo o valor medido muito próximo ao esperado de 6,5 ml. O valor imediato acima foi 6,6 ml e o valor imediato abaixo foi 6,4.
• O valor medido na proveta foi próximo ao esperado? Quais os valores imediatamente acima e imediatamente abaixo do valor medido na escala graduada da pipeta?
O valor medido na proveta foi também bastante próximo ao esperado, na minha opinião um pouco menos preciso que na proveta. O valor imediatamente acima foi 7m e o valor imediatamente abaixo foi 6m.
• O valor medido no béquer foi próximo ao esperado? Quais os valores imediatamente acima e imediatamente abaixo do valor medido na escala graduada da pipeta?
Com o béquer calcular a medida certa é um pouco mais difícil, porque as medidas são muito distantes e deve-se calcular a olho nu, o resultado foi um pouco próximo mas foram mais resultado da habilidade do experimentador e um pouco de sorte. O valor imediatamente acima foi 10 ml, o valor imediatamente abaixo foi 0 ml.
• Considerando as vidrarias selecionadas, quais seriam as mais indicadas em termos de medição volumes? Reflita sobre sua resposta.
Considerando os resultados apresentados pelos 3 recipientes chego à conclusão de que as melhores vidrarias para o uso de medição de volumes são a pipeta e a proveta. Suas escalas graduadas são mais próximas e mais precisas para a medição de um volume.

Continue navegando