Buscar

12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é um conjunto de órgãos e instituições que possuem a responsabilidade de executar a gestão da política monetária do Brasil. Estas instituições estão ligadas ao governo e ao setor privado, bem como estão envolucradas ao mercado de capitais, sendo elas prestadoras de serviço financeiro ou não. Além disso, sabe-se que, dentro do SFN, existem as entidades supervisoras, que trabalham para que os cidadãos e os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos. Existem quatro instituições que são consideradas entidades supervisoras, e uma delas é o Banco Central do Brasil (BACEN). Diante do enunciado, descreva três atribuições que o BACEN têm perante o SFN.
FONTE: Disponível em: <http://www.bacen.gov.br> Acesso em: 7 nov. 2016.
	Resposta Esperada:
As principais atribuições do BACEN estão relacionadas em emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
	2.
	Uma das tarefas da gestão financeira consiste em analisar e apresentar os indicadores financeiros para auxiliar o gestor nas tomadas de decisões. Isso pode ocorrer por meio da apuração dos índices de Liquidez, Endividamento, e Rentabilidade, que vêm expressar a situação financeira da empresa, medindo a capacidade de pagamento tanto no curto quanto no longo prazo, assim como o retorno do empreendimento, respectivamente. Explique como deve ser feita a análise destes índices, a fim de apontar caminhos para o gestor financeiro.
	Resposta Esperada:
A análise de índices pode ser realizada sob um único índice, situação em que é muito limitada a visão do cenário. É fundamental a utilização de mais índices, que abre a possibilidade de compará-los com outros ou mesmo com seus concorrentes do mesmo setor. A análise pode ser vertical, temporal ou combinada.
Numa análise vertical, vamos comparar o índice da empresa com a concorrência ou com a média do mercado; enquanto que na análise temporal é possível realizar a análise do índice ao longo do tempo, possibilitando ainda estabelecer uma tendência. Já a análise combinada compara o desempenho da empresa com o mercado no decorrer do tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando