Buscar

AOL 5 - Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação AOL 5 - Atividade Contextualizada
Conteúdo do exercício
Parte superior do formulário
Mais de dez anos atrás, a cantora Britney Spears, que foi ícone pop dos anos 2000, raspou o seu cabelo e todos os pelos de seu corpo, alegadamente, para impedir testes tardios que possam detectar o consumo de drogas. Naquele momento a cantora encontrava-se entre internações em centros de reabilitação e disputas legais pela guarda de seus filhos.
Ela tinha razões científicas para realizar a eliminação de seus pelos e cabelos? Sim, pois essa janela de detecção é maior nos testes toxicológicos de pelo e cabelo devido ao comprimento que eles têm: cada centímetro equivale a aproximadamente um mês. Isso é possível devido ao fato de as drogas serem metabolizadas e guardadas na queratina do cabelo. Ou seja, funciona como uma caixa preta de avião, pois armazena todas as informações das substâncias consumidas, começando pela raiz até as pontas.
No caso positivo, que outro tipo de matriz biológica poderia ser empregado para detectar drogas após dias, quiçá, meses do uso? Através da urina, sangue, suor, saliva, a mostras de queratina (unhas).
Qual é a janela de detecção para os pelos e cabelos? É possível detectar o consumo de substâncias ilícitas em um período de 90 a 180 dias. 
Qual é o principal equipamento empregado para a detecção e quantificação de drogas a partir dessas matrizes biológicas? A espectroscopia RAMAN serve para a identificação e a quantificação de vários grupos de drogas, é um meio mais sofisticado para realizar as análises, garante uma precisão e um amplo espectro, pois identifica e quantifica desde grandes quantidades de amostras até pequenas quantidades que são encontradas em resíduos, bebidas, roupas, unhas e fluídos corporais.
Qual é a metodologia utilizada? Essa técnica é baseada no fenômeno físico chamado espalhamento Raman, consiste na passagem de um laser com freqüência específica de baixa potência que é lançado em um ponto da amostra através de um microscópio, o laser interage com os compostos da amostra e se dispersam em diversas freqüências conforme os elementos e as ligações químicas presentes, dessa forma o espectro que vai obter dos feixes são de acordo com a composição e a estrutura molecular de cada amostra.
Agora, de posse às respostas dessas perguntas, imagine que foi convidada/o como consultor/a técnico para um programa de entrevistas. De maneira simplificada explique a entrevistadora e a audiência como o exame de detecção de drogas para a verificação de um histórico de consumo é feito e a metodologia do exame.
Faça um relato sobre esta situação, tenho certeza que será uma experiência única para este momento acadêmico.
A identificação de drogas é uma ferramenta essencial para auxiliar diversas investigações onde o objetivo é combater o tráfico de drogas, desde muito tempo pesquisadores vêm desenvolvendo métodos cada vez mais eficientes para a identificação de substâncias julgadas como ilícitas e que são capazes de criar um mal-estar psicológico e social. Assim, analisou-se a produção científica sobre a identificação de drogas no combate ao narcotráfico. As drogas, sejam elas anfetaminas, benzodiazepínicos, estimulantes, solventes, todas que se enquadram na lista de produtos controlados e precisam de autorizações especiais para circulação. Percebe que mesmo tendo uma legislação que coíbe o livre comércio dessas substâncias elas conseguem transitar pelo país através de vendedores ilegais, por outro lado vem surgindo cada vez mais projetos com o objetivo de facilitar a identificação dessas drogas como é o PeQui, projeto da Polícia Federal que tem o objetivo de traçar perfis químicos de drogas e particularidades que podem definir características e correlações entre produto de um certo fabricante e assim chegar a um possível produtor.
https://exametoxicologico.labet.com.br/voce-sabe-o-que-e-janela-de-deteccao-de-exames-toxicologicos
http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/download/279/181
DETE C Ç ÃO DE DROGAS DE A BUS O P O R ME IO DE QUERATIN A

Continue navegando