Buscar

Carta de intenções 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Carta de intenções 2020
Querida turminha MGII A e ha quem tiver interesse.
 Durante o processo de acolhimento das crianças, vou construindo as primeiras impressões, observando suas necessidades e preferências, também refletindo sobre meus desejos e metas, sobre aquilo que me mobilizará durante o ano. Juntei tudo isso e escrevi a Carta de Intenções, documento em que, como o próprio nome já diz, retrata as minhas melhores intenções para o trabalho pedagógico 2020.
            Embora sou professora, não detenho todo o conhecimento, este será construído junto, pois reconheço que vocês são protagonistas de suas próprias histórias e eu, mediadora e incentivadora dessa construção.
            Quero ajudá-los a terem confiança em si mesmos, criando um ambiente acolhedor em que todos participem e tenham suas especificidades respeitadas, desenvolvendo sua autonomia e potencialidades, sendo desafiados e incentivados a superar possíveis dificuldades.
            Por meio das histórias lidas, contadas e vivenciadas desejamos que vocês desenvolvam o gosto pela leitura, alimentem a imaginação e que ampliem seu vocabulário, enriquecendo sua linguagem oral.
            As brincadeiras farão parte do nosso cotidiano, seja na sala, no parque, no corredor, ou em qualquer outro espaço do CEI Jd Cabuçu, permitindo que vocês vivenciem diferentes papéis, expressando suas emoções e aprendendo a lidar com elas, conhecendo o próprio corpo, suas capacidades e limites.
            Proporcionarei a vocês o contato com diferentes materiais estruturados ou não (bolas, cordas, sucatas, etc.), com o objetivo de que vocês experimentem várias possibilidades de brincar. As produções artísticas também farão parte da nossa caminhada como pinturas, colagens, modelagens, desenhos (com diferentes suportes), dança, teatro e música, ampliando gradativamente nosso repertório e ressaltando que todas as produções são importantes e ricas para apreciação.
            Estimularei uma alimentação saudável em que vocês provem novos sabores, bem como hábitos de higiene e cuidado com o próprio corpo para que progressivamente tenham autonomia de fazer por si próprios.
            Sabemos que teremos muitas conquistas e desafios durante o ano, mas contamos com a participação da sua família nesse processo. Juntos podemos fazer mais e melhor por vocês.
Segundo Bimestre 
A partir do Decreto nº 59.283/2020, que declara situação de emergência no Município de São Paulo e define outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do corona vírus, as ações pedagógicas sofreram adaptações em razão do novo contexto social. Há praticamente 8 meses fechamos as nossas salas de aula, foi uma sexta-feira triste. Naquele momento, não poderia imaginar que estávamos fechando as portas e teríamos que abrir forçadamente várias janelas. Nem de longe passou pela minha cabeças que em alguns momentos me sentiria tão insegura, que o medo bateria de frente ameaçando o meu ego de educadora. De repente as aulas mudaram de estilo, já não ouço mais o carinhoso “professora”, e meus dias perderam os olhares esperançosos de cada criança que chegava em minha sala. Porém me reorganizei e adaptei um novo cenário para isso, planejei propostas de atividades em que há possibilidade de brincar e interagir dentro de casa, através de dicas, fotos, vídeos, e etc. Utilizando as seguintes ferramentas: WhatsApp como meio de comunicação também o Google Sala de Aula, (Classroom ) Facebook do CEI e material (Trilhas de Aprendizagens, que as crianças e os bebês receberam em suas casas) que foram utilizadas pelas famílias e responsáveis para a manutenção dos vínculos e comunicação 
 As propostas feitas no decorrer desse tempo, envolviam materiais simples e de fácil acesso, (panelas, potes, copos, tintas caseira, receitas, músicas e o que tinham em casa), pois são materiais que as crianças conseguem explorar de diversas maneiras e fazem com que a imaginação infantil chegue a uma amplitude de lugares. O mundo da imaginação, exploração e descoberta, faz com que se desenvolvam muitas habilidades, juntamente com o brincar livre e as interações com a família. O brincar livre é fundamental para o desenvolvimento das crianças pequenas e em todos esses meses foi mostrado às famílias, a importância que possui e o quanto os deixam felizes. 
Meu objetivo foi dar um ‘combustível’, valorização e um incentivo de aprendizado, de modo a demonstrar que os professores podem desenvolver uma boa relação, sendo de suma importância para desenvolvimento e fortalecendo o vínculo da escola, professora e aluno. 
Fiquei extremamente feliz em contribuir, ajudando algumas famílias neste período pandêmico.
Porém, é hora de pensar em um retorno, no qual o acolhimento e o planejamento, após este período de isolamento e afastamento social, são fundamentais para a construção dos novos elos, laços e parcerias. Receber com afetividade e atenção bebês, crianças, famílias/responsáveis é um fator determinante para a segurança e bem-estar dos envolvidos nesse processo e superação do isolamento, para um recomeço de todos.
Minhas ações como educadora do CEI Jd Cabuçu deve considerar os quatro elementos que compõem a relação pedagógica: os bebês, as crianças, os contextos e a cultura (saberes, linguagens e conhecimentos).Como nos ensina Gaspar (2020), começar sabendo que nossas ações podem, em algum momento, ser equivocadas nos retira a obrigação de acertar em tudo e nos abre um campo humano seguro para fazer o melhor que podemos exatamente onde estamos, com o que somos, com o que temos e com o que podemos. Vamos em frente.
Professora: Elisangela Catarina Vieira dos Santos.

Continue navegando