Buscar

ESTUDO DE CASO ETICA E MORAL-PARA DIA 07 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IFPE-INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Campus Jaboatão dos Guararapes-PE
Curso: Técnico em Informática para Internet
Disciplina: Ética, Cidadania e Sustentabilidade
ALUNO: Byanca Cristina Calixto de Souza	 
 
TURMA: Noturno DATA: 08/10/20
 
1ª ATIVIDADE AVALIATIVA – 1ª Unidade 2020.1
ESTUDO DE CASO PARA TRABALHAR CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL
Entrega: DIA 07/10 as 12:00 horas 
1) Nos anos 1950, os Estados Unidos era um país segregado, com bairros, escolas, lojas etc. específicos para pessoas brancas ou negras, sendo estas últimas as mais prejudicadas. Nos ônibus, por exemplo, pessoas negras eram obrigadas a dar o lugar caso uma pessoa branca não tivesse onde se sentar. E isso tudo acontecia dentro da lei, ou seja, fazia parte da moralidade do país e, portanto, era algo considerado moral.
Um dia, porém, a costureira negra de 42 anos Rosa Parks (1913-2005) recusou-se a se levantar para ceder o assento a um homem branco. Sua atitude foi considerada imoral e ela foi presa e multada.
Depois desse ato, houve uma série de mobilizações de cidadãos negros, liderados por Martin Luther King Jr., em busca de igualdade racial. Ainda que a segregação racial fosse algo moral, a reflexão ética sobre essas regras permitiu mostrar que ela era antiética e, com isso, pôde-se modificar os códigos morais.
Por: Wilson Teixeira Moutinho
Baseado neste contexto, qual a sua opinião referente ao texto acima e referente ao nosso Brasil, podemos nos deparar com esta situação? Isto estaria contrariando os princípios éticos e moral? Faça seu comentário.
 
No Brasil existe uma ideia deturpada da miscigenação que ocorreu entre povos de diferentes etnias como se esse processo tivesse ocorrido de forma harmônica como sugerido pelo autor Gilberto Freyre. Mas além de ser algo distante do que ocorreu, as comprovações estão vindo a tona, entre elas, o projeto DNA Brasil a respeito do genoma brasileiro e constatou, preeliminarmente, que a herança do cromossomo y (paterna) de etinia européia estava presente em cerca de 75% das amostras, enquanto isso a herança mitocrondial (materna) de etina africana e indígena está presente em cerca de 70%, isso me remete a um quadro muito conhecido do pintor espanhol Modesto Brocos, A Redenção de Cam que mostra o “milagre” da família que acaba de nascer um bebê de pele branca, ao invés de sua mãe negra o fenótipo do recém-nascido possui traços de seu pai europeu. A miscigenação ocorreu de forma irregular com base na violência da mulher negra e indígena. Diante dessa concepção no Brasil pode não ser comum esse tipo de comportamento escancaradamente racista, mas o racismo está de forma estrutural na sociedade, como por exemplo a baixa participação de pessoas negras em processos seletivos de estágio em repartições publicas comoa ALEPE (experiência pessoal) entre outras em compensação, é comum encontrar pessoas negras ou pardas nos serviços gerais nesses locais, ou ouvir comentários como: é a nova funcionaria dos serviços gerais?? (comentário direcionado a mim), e quando a funcionaria disse que eu era estagiária a pessoa ficou desconcertada, ou ser questionada diversas vezes se eu estava perdida pelo prédio quando na verdade eu estava indo para meu setor onde eu era a única pessoa negra no local. Moralmente existe a ideia de que não existe racismo, mas ao refletir até mesmo no nosso dia-a-dia , a moral não está sendo condizente com a ética. 
Boa Sorte!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando