Buscar

ROTEIRO PROJETO APLICADO III(1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
NOME DA ESCOLA DO CURSO
NOME DO CURSO
PROJETO APLICADO III
São Paulo
2021
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
NOME DA ESCOLA DO CURSO
NOME DO TRABALHO
Prof NOME DO PROFESSOR
Nome integrante 1 RA 00000000
Nome integrante 2 RA 00000000
Nome integrante 3 RA 00000000
Nome integrante 4 RA 00000000
Nome integrante 5 RA 00000000
Nome integrante 6 RA 00000000
INSERIR PRIMEIRA PÁGINA COM SUMÁRIO ANTES DO CONTEÚDO DO TRABALHO E SEGUIR A ORDEM DE:
· Itens de texto
· Lista de imagens e gráficos
· Lista de Anexos
O roteiro abaixo é um direcionamento NÃO OBRIGATÓRIO dos itens que o seu PROJETO APLICADO III deve ter para contemplar os principais tópicos solicitados para a realização do trabalho – não se esqueça de que, como cada projeto é único, alguns cenários podem apresentar a necessidade de outros itens ou alteração dos itens deste roteiro.
ITENS DO ROTEIRO 
1) Introdução
1.1) Empresa
Neste espaço, dê um contexto sobre a empresa que o seu grupo vai utilizar/trabalhar – histórico, porte, situação frente à concorrência, etc. (em caso de projetos de empreendedorismo, dê um contexto sobre a ideia de negócio).
1.2) Cenário
Dedique este espaço para falar sobre o segmento de atuação da empresa trabalhada, crescimento mercadológico do segmento, tecnologias e inovação do segmento, etc. (em caso de projetos de empreendedorismo, apresente o segmento que o projeto vai ser aplicado)
1.3) Análise SWOT
Pode ser qualquer ferramenta ou metodologia de Diagnóstico que levante possíveis problemas ou melhorias necessárias. Podem ser utilizadas a Matriz GE McKinsey, Matriz BCG e/ou BSC (Balanced Score Card). Fica a critério do grupo usar SWOT ou qualquer outra ferramenta desde que embase para o próximo item.
1.4) Identificação de problema
Apresentar problema que deve ser resolvido ou melhoria que pode ser implementada/realizada – NÃO APRESENTE O PROJETO AINDA.
2) Proposta
2.1) Apresentação da proposta
Apresentar a(s) estratégia(s) que serão implementadas para resolver o problema identificado ou implementar/realizar a melhoria proposta no item anterior – NÃO APRESENTE O PROJETO AINDA.
2.2) Defesa de proposta
Justificar o motivo pelo qual a proposta poderá resolver o problema identificado ou implementar/realizar a melhoria com sucesso – NÃO APRESENTE O PROJETO AINDA.
3) Iniciação
3.1) Resumo do Escopo
A partir da proposta apresentada, escreva de forma concisa o que será entregue ao final do Projeto.
3.2) Informações necessárias
3.3) Documentos e obrigatoriedades
Os itens 3.2 e 3.3 (Informações necessárias e Documentos e obrigatoriedades) devem apresentar a listagem de requisitos para que o Resumo do Escop seja cumprido– no caso de requisitos não obrigatórios, insira em informações necessárias; e, no caso de requisitos obrigatórios por lei e legislação para realizar o projeto, insira tais itens em documentos e obrigatoriedades.
3.4) Stakeholders e partes interessadas
Utilize este item para apresentar quem são os stakeholders, o seu tipo (interno ou externo) e a sua relação com o Projeto – como eles serão impactados ou podem impactar o Projeto.
3.5) Escopo detalhado do projeto
3.5.1) Características e detalhes
Descrição longa com todos os detalhes daquilo que será entregue ao término do projeto. Exemplo: no resumo do escopo, o grupo apresentará que será entregue um site com blog de atualidades ao término do projeto; e aqui, nas características e detalhes do escopo detalhado, o grupo vai apresentar mais informações desse site com blog de atualidades, como cadência de publicações, sistema utilizado para publicar conteúdo, tipos de mídia disponíveis no blog (texto, foto, galeria de fotos, vídeos, etc.), entre outros detalhes e características.
3.5.2) Requisitos e atividades
Listar as atividades que deverão ser realizadas para alcançar o objeto final proposto pelo projeto.
3.5.3) Critérios de aceitação e entrega
Definir qualidade mínima aceitável e itens ou entregas que não estarão no projeto.
3.6) Análise de viabilidade
Levantamento de custo projetado e retorno estimado com a implementação do projeto que justifique a realização do mesmo – não é um fluxo de caixa mês a mês, neste momento é um detalhamento dos gastos e estimativa mensal/anual de retorno para descobrir o Break Even Point (momento em que o lucro cobre o gasto).
3.6.1) Resultados de pesquisa 
Dentro da análise de viabilidade, é comum aplicar algum tipo de pesquisa com stakeholders-chave para validar a necessidade do projeto. Caso seja realizada, apresentar os resultados neste item.
3.7) Definição de abordagem
Processo de trabalho recomendado pelo grupo entre as abordagens PREDITIVA, ADAPTATIVA e HÍBRIDA – justificar recomendação do grupo.
4) Planejamento
4.1) Estrutura analítica do projeto
Utilizar o modelo aprendido em aula para decupar as PRINCIPAIS atividades do projeto.
4.2) Cronograma de atividades e/ou Diagrama de Gantt
Criar um cronograma evolutivo da atividades que devem ser realizadas – pode ser modelo simples ou com o Diagrama de Gantt para torná-lo mais ilustrativo.
4.2.1) Definição de entregas intermediárias
Listar pontos-chave do cronograma no qual serão entregues ou finalizadas atividades que agreguem valor ao término do projeto – fundamental para projetos de abordagens Adaptativa ou Híbrida.
4.2.3) Definição de prazo/entrega final do projeto
Apenas apresentar a data final estimada de acordo com o cronograma.
5) Execução e controle
5.1) Gerenciamento de Recursos Humanos 
Metodologia, frameworks, modelos gerenciais que serão utilizados para manter os stakeholders internos e externos envolvidos diretamente no projeto engajados ao longo de todo o projeto.
5.2) Gerenciamento de comunicação
5.2.1) Objetivos de comunicação
Utilizar a listagem com todos os stakeholders (ou pelo menos os principais) do item 3.4 e apresentar qual será o objetivo de comunicação do projeto para cada público.
5.2.2) Estratégias de Comunicação
Apresentar as estratégias de comunicação que serão realizadas para cada stakeholder.
5.3) Gerenciamento de integração e aquisições
Complementar as informações sobre os itens que foram apresentados no tópico 3.5.2 de requisitos e atividades do Escopo – o que será contratado e quais serão os fornecedores? O que será feito por outras áreas da empresa e como será feita a integração com o projeto? Como serão feitas e quais serão as contratações, fornecedores, custos específicos, impeditivos e/ou riscos de contratação, oportunidades, etc.
5.4) Gerenciamento de Custos
Apresentar cronograma evolutivo de custos ao longo de todo o projeto – desde o início até a sua entrega.
5.5) Gerenciamento de riscos
5.5.1) Levantamento
Apresentar os principais riscos percebidos e classificá-los de acordo com seu grau de risco (baixo risco, médio e/ou alto).
5.5.2) Medidas preventivas
Apresentar formas de evitar a ocorrência dos riscos listados no item anterior e formas de contorná-los caso os mesmos ocorram.
6) Encerramento
6.1) Informação gerada pelo projeto
Documentação de qual tipo de informação será gerada pela execução do projeto e como essa informação estará disponível para a empresa, acionistas, outros integrantes da empresa, etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando