Buscar

AVA1- Gestão Empresarial e Desenvolvimento Sustentável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVA1 – Gestão Empresarial e Desenvolvimento Sustentável: ler o Guia, se imaginar como assessor de uma empresa cujas atividades prejudicam o meio ambiente e que ainda está passando por várias mudanças, sugerir ações aos superiores como alternativas para redução ou dizimação desses impactos ambientais + fontes (se possível, citar exemplos concretos)
FONTES: https://www.bbc.com/portuguese/geral-39253994 
https://jeonline.com.br/noticia/18950/quais-as-formas-da-industria-textil-reduzir-o-impacto-no-meio-ambiente
 https://www.estudokids.com.br/impactos-ambientais-definicao-o-que-causa-e-como-evitar/ 
https://etica-ambiental.com.br/poluicao-industrial/ 
https://exame.com/negocios/as-20-empresas-modelo-em-responsabilidade-socioambiental/ 
https://papelsemente.com.br/blog/marcas-de-roupas-sustentaveis-no-brasil/ 
REDAÇÃO:
 Com a necessidade de uma inovação no departamento de sustentabilidade da firma que faz parte da indústria da moda (especializada em vestuários /calçados), foi visto que é preciso ao menos um estudo prévio do assunto para o desenvolvimento de um novo projeto de atuação a fim de introduzir práticas e metodologias sustentáveis na empresa.
 O ofício da empresa implica na utilização de matéria-prima e seus derivados para a fabricação de seus produtos/ serviços, como o extrativismo, o desmatamento, o uso de substâncias tóxicas, os maus tratos e assassinatos de animais para confecção de roupas de luxo, as modificações das condições ambientais, a contaminação das águas por meio de tingimentos têxtis, entre outros. Logo, como qualquer instituição, é seu dever respeitar as leis e normas que preservam o meio ambiente, pois as atividades realizadas pela organização devem ser executadas de modo que não afete ou que minimize ações contra a natureza. 
 Existem ferramentas que podem ser utilizadas para a correção desse impacto ambiental. Essas mudanças podem começar com um Plano de Manejo que implica em ações planejadas em bens ambientes, seja na gestão de resíduos, que é responsável pela redução e controle do ativo de resíduos ou na outorga de recursos hídricos, que consiste no controle da utilização da água, e/ou em outros campos de atuação, seguindo as normas do Sistema de Gestão Ambiental dentro da organização. Há empresas que já praticam a sustentabilidade empresarial, como a Osklen que produz suas peças com tecidos produzidos por garrafas pet reciclados, a Reserva Carioca que utiliza algodão reciclado e a EMI Beachwear que usa tags (etiquetas) de papel semente que podem ser plantados e irão gerar flores e hortaliças. 
 É importância que antes de qualquer tomada de decisão, seja feita uma avaliação do EIA (Estudo do Impacto Ambiental) para determinar a gravidade das ações da organização sobre o meio ambiente. Em seguida, é necessária a aplicação de estratégias sustentáveis, como por exemplo, investir na educação ambiental corporativa (incentivo aos funcionários na prática de sustentabilidade na empresa), aplicação dos Três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), o uso de matéria-prima ecológica e renovável, tratamento e reutilização da água, diminuir o uso e produção de produtos poluentes, utilização de corantes naturais para tecidos, etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando