Buscar

APRESENTAÇÃO CORRETA SLIDES

Prévia do material em texto

DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZAGEM E TDAH 
(TRANSTORNO DE DÉFICIT DE 
 Atenção E HIPERATIVIDADE)
DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM: 
É a dificuldade de aprender acima da média, pode ser gerada por diversos fatores, emocionais, mudanças de rotina familiar, fatores genéticos, envolvimento com drogas ou transtornos.
TDAH: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
É caracterizado por dificuldade de concentração, agitação, impulsividade, esquecimento, desorganização.
O tema foi o mesmo do Estagio I, mas os objetivos escolhidos foram outros devido a eu ter percebido no estágio I que existe grande necessidade de realizar atividades direcionadas, principalmente para alunos com este transtorno e que além do tratamento medicamentoso que o aluno precisa, o educador especial deve ser um grande aliado ao trabalho do professor de E.F, no entanto na prática nem sempre isso acontece.
CONCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS E DIRECIONADAS:
As atividades direcionadas para alunos com TDAH são necessárias para o bom desenvolvimento do aluno e da própria aula.
Em atividades direcionadas ele interage, participa e socializa. Evitando frustrações, sendo esta uma das grandes características do aluno com TDAH.
Sobre atividades direcionadas para alunos com TDAH tive muita dificuldades de encontrar bibliografia então realizei entrevistas com educadores especiais dos municípios de Balneário Pinhal e Cidreira, assim podendo observar e entender que existe grande necessidade de propor várias atividades, pois os mesmos tem dificuldades de se concentrarem por muito tempo nas mesmas atividades e que atividades com objetivos errados podem causar prejuízos.
Demonstrar os tipos de atividades a serem trabalhadas para alunos com este transtorno:
Atividades não competitivas, que não exija reação rápida ou precisão. 
Estabelecer regras dentro de todas as aulas.
As aulas devem ser aplicadas em ambientes tranquilos, estimular mais de um sentido, incentive a parte motora, falar claramente, criar aulas estimulantes pois prendem sua atenção, mantenha se possível a criança perto de você, elogie o desempenho.
Atividades que ela possa superar suas dificuldades ou limitações imposta pelos outros. 
 
OS PROFESSORES NÃO DEVEM:
Corrigir publicamente, expressar autoridade com agressividade, ser excessivamente critico, comparar com outros alunos, desistir de ensinar.
Demonstrar a importância e a necessidade do educador especial junto ao professor:
A legislação brasileira não prevê a obrigatoriedade de ter um segundo professor para atender aluno com TDAH, portanto a figura do educador especial de sala recursos assume um papel de extrema importância com seu trabalho em parceria ao professor.
É importante a parceria entre professor e educador especial para unir conhecimentos e traçar estratégias a serem aplicadas com esses alunos, assim realizando o planejamento de acordo com as necessidades destes alunos.
Sempre que o Educador Especial observa alguma negligência ou exclusão durante as atividades propostas se ver o aluno fora das atividades ou que atividade esteja prejudicando o aluno com TDHA o Educador Especial deve intervir.
RELATOS DE COMO FOI ESTÁGIO:
Era uma turma grande com alunos pequenos e muito agitados.
Em geral todos os objetivos propostos na regência das aulas foram alcançados e a realização deste estágio contribuiu muito para minha formação acadêmica me proporcionando diversas experiências com a realidade do ambiente escolar e das aulas praticas de educação física, mostrando que é necessário que o professor esteja disposto a realizar diversas atividades para os alunos se mantenham empolgados e participativos.

Continue navegando