Logo Passei Direto
Buscar

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | U2 - SEÇÃO 3

User badge image
Luiz Carlos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para compreender as características e funcionalidades das lâmpadas e luminárias alguns conceitos devem ser conhecidos. Dentre eles, estão os termos que se relacionam ao tempo de duração da lâmpada, sendo a vida útil, vida mediana e vida média.
Sobre esses termos, relacione corretamente as definições aos mesmos. 1. Vida útil; 2. Vida mediana; 3. Vida média. (  ) Se refere ao número de horas resultantes que 50% das lâmpadas ensaiadas permaneceram acesas. (  ) Se refere à média aritmética do tempo de duração de cada lâmpada ensaiada. ( ) Se refere ao número de horas decorridas em que se atinge 70% de emissão de luz devido à depreciação da lâmpada. Qual sequência correta da associação dos termos as colunas?
a. 1,2,3.
b. 1,3,2.
c. 3,2,1.
d. 2,1,3.
e. 2,3,1.

Para o desenvolvimento de projetos luminotécnicos pode-se utilizar o método dos Lumens e o método ponto a ponto.
A respeito desses métodos pode-se afirmar que: I – O método dos Lumens relaciona a quantidade de fluxo luminoso necessário para determinado ambiente. II – O método ponto a ponto analisa o iluminamento em qualquer ponto da superfície, individualmente, conforme as necessidades do ambiente em estudo. III – Um dos métodos baseia-se na lei de Lambert. Esta lei defini que iluminância produzida em um ponto de uma superfície é proporcional à intensidade luminosa da fonte na direção da superfície, proporcional ao cosseno do ângulo de incidência que o raio luminoso faz com a normal ao plano e inversamente proporcional ao quadrado da distância da fonte à superfície. Relacione as afirmacoes I a III, a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. V, F, V.
b. F, V, V.
c. V, V, V.
d. V, F, F.
e. V, V, F.

A iluminação artificial em ambientes é realizada por lâmpadas e luminárias de três categorias basicamente, sendo as de descarga, as incandescentes e as de estado sólido (LED).
Analise as alternativas abaixo e as relacione ao tipo de lâmpada. I – São as fontes de luz mais eficientes. II – Emitem luz a partir do aquecimento de fio até a sua incandescência. III – Provocam excitação de gases ou vapores metálicos, por meio de uma descarga elétrica. ( ) Lâmpadas incandescentes. ( ) Lâmpadas de descarga. ( ) Lâmpadas de estado sólido (LED). Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de lâmpadas às suas definições nas colunas a seguir.
a. I, II e III.
b. III, I e II.
c. III, II e I.
d. II, III e I.
e. I, III e II.

O método ponto a ponto baseia-se na lei de Lambert e utiliza as curvas de distribuição luminosa ou curvas fotométricas como base para sua aplicação. Além das curvas, é necessário aplicar algumas equações para obtenção da iluminância no plano horizontal e vertical do ambiente em estudo.
Dentre os parâmetros analisados nas equações aplicadas, estão: I – Intensidade luminosa da fonte na direção em estudo; II – Altura de montagem da luminância; III – Ângulo entre a vertical à superfície receptora e a altura de montagem; Analise os parâmetros descritos, de I a III, e os relacione a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. F, V, V.
b. V, F, V.
c. V, V, V.
d. V, F, F.
e. V, V, F.

Para o estudo de projetos luminotécnicos é necessário primeiramente identificar e compreender as características das grandezas relacionadas a este tema.
Dentre as grandezas luminotécnicas, temos: I – Fluxo luminoso; II – Intensidade luminosa; III – Luminância; IV – Iluminância. Relacione estes termos a suas características. (  ) É definida como uma medida de densidade de fluxo luminoso incidente sobre uma superfície. (   ) Refere-se à potência de energia luminosa de uma fonte percebida pelo olho humano. (   ) É definida como a intensidade luminosa produzida ou refletida através de uma superfície aparente. (   ) É caracterizada como a potência de radiação visível, determinada em certa direção. Analise os termos de I a IV, e os relacione as lacunas.
a. IV, III,I, II.
b. IV, I, II, III.
c. IV, III, II, I.
d. IV, II, III, I.
e. IV, I, III, II.

Um dos métodos aplicados em projetos luminotécnicos, é o método dos Lumens, também denominado método Fluxo Luminoso. Este método baseia-se na determinação da quantidade de fluxo luminoso necessário para determinado ambiente, analisando alguns parâmetros.
Dentre os parâmetros analisados neste método, estão: I – Nível de iluminância mantida. Este valor varia de acordo com o tipo de ambiente, tarefa ou atividade desenvolvida; II – Coeficiente de utilização. Para obtenção deste valor, deve-se determinar primeiramente o índice local e o índice de reflexão típica; III – Índice de reflexão típica. Este parâmetro analisa apenas a cor do teto; IV – Fator de manutenção de referência. Este valor relaciona o fluxo luminoso emitido no fim do período de manutenção e o fluxo inicial da lâmpada/luminária. Analise as afirmativas I a IV, e as relacione a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. V, V, F, F.
b. V, V, V, V.
c. V, F, V, V.
d. F, V, V, V.
e. V, V, F, V.

Analise as características listadas abaixo, e as relacione as grandezas luminotécnicas correspondentes.
I – Intensidade luminosa. II – Eficiência luminosa. III – Curva de distribuição luminosa. ( ) Relação entre o fluxo luminoso produzido e a potência consumida por determinada lâmpada (  ) É caracterizada como a potência de radiação visível, determinada em certa direção. ( ) Representação da variação da intensidade luminosa de uma determinada fonte em diferentes regiões e/ou direções. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento das colunas.
a. II, IIII, I.
b. I, III, II.
c. II, I, III.
d. III, I, II.
e. III, II, I.

Para a proteção contra curto-circuito alguns requisitos devem ser atendidos. Dentre os parâmetros que devem ser analisados, estão: I – Corrente de ruptura do dispositivo de proteção; II – Corrente de curto-circuito presumida no ponto de instalação do dispositivo; III – Tempo de disparo do dispositivo de proteção para o valor de ICS e tempo limite de atuação do dispositivo de proteção, em segundos; IV – Corrente que assegura a atuação efetiva do dispositivo de proteção.
Analise os parâmetros de I a IV, e os relacione a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. F, V, V, F.
b. V, V, V, V.
c. V, V, F, F.
d. V, F, V, F.
e. V, V, V, F.

As lâmpadas LED ou eletrônicas são constituídas por um diodo semicondutor, formado pela junção de dois pequenos cristais de silício. Essas lâmpadas são extremamente eficientes, e trazem diversos benefícios aos consumidores.
Dentre as vantagens dessas lâmpadas, podemos afirmar que: I. Possuem vida útil extremamente elevada; II. Possuem alta resistência a impactos e vibrações; III. Tem baixa manutenção; IV. Operam em corrente muito menor do que todas as outras lâmpadas e em tensão alta, por isso são mais eficientes. Sobre as afirmativas I a IV, relacione-as a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. V, V, F, V.
b. V, F, V, V.
c. V, F, F, V.
d. V, V, V, F.
e. V, V, V, V.

Vamos supor a seguinte situação: é necessário determinar o diâmetro mínimo do eletroduto de uma instalação elétrica. Esses eletrodutos devem ser capaz de conter os condutores de 04 circuitos monofásicos de 4 mm² (área total de 13,2 mm²), de uma mesma instalação, todos com condutores isolados com PVC/70º. O condutor de proteção utilizado nos 04 circuitos é de 4 mm². Deve-se considerar que serão utilizados eletrodutos de PVC da Tigre – rígido tipo rosqueável, e para especificação final do eletroduto analisar a Tabela 1.
Determine o diâmetro nominal do eletroduto que deverá ser utilizado nesta instalação elétrica.
a. 50 mm.
b. 32 mm.
c. 20 mm.
d. 40 mm.
e. 25 mm.

Analise as características listadas abaixo, e as relacione aos dispositivos de proteção correspondentes.
I – Disjuntor termomagnético. II – Fusível. III – Dispositivo de proteção diferencial-residual. ( ) É utilizado para a proteção de equipamentos, sendo acionado quando detectado correntes de fuga superiores ao valor nominal. ( ) Oferece proteção contra correntes de curto-circuito e sobrecarga, porém não é indicado seu uso para sobrecargas leves e moderadas, devido a sua característica de atuação (tempo) x corrente não ajustável. ( ) Atuam protegendo contra correntes de sobrecarga e curto-circuito. Estes dispositivos são os mais utilizados em instalações residenciais e comerciais devido ao fato de permitir o religamento logo após a ocorrência das sobrecorrentes. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento das colunas.
a. I, III, II.
b. I, II, III.
c. II, I, III.
d. III, II, I.
e. III, I, II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para compreender as características e funcionalidades das lâmpadas e luminárias alguns conceitos devem ser conhecidos. Dentre eles, estão os termos que se relacionam ao tempo de duração da lâmpada, sendo a vida útil, vida mediana e vida média.
Sobre esses termos, relacione corretamente as definições aos mesmos. 1. Vida útil; 2. Vida mediana; 3. Vida média. (  ) Se refere ao número de horas resultantes que 50% das lâmpadas ensaiadas permaneceram acesas. (  ) Se refere à média aritmética do tempo de duração de cada lâmpada ensaiada. ( ) Se refere ao número de horas decorridas em que se atinge 70% de emissão de luz devido à depreciação da lâmpada. Qual sequência correta da associação dos termos as colunas?
a. 1,2,3.
b. 1,3,2.
c. 3,2,1.
d. 2,1,3.
e. 2,3,1.

Para o desenvolvimento de projetos luminotécnicos pode-se utilizar o método dos Lumens e o método ponto a ponto.
A respeito desses métodos pode-se afirmar que: I – O método dos Lumens relaciona a quantidade de fluxo luminoso necessário para determinado ambiente. II – O método ponto a ponto analisa o iluminamento em qualquer ponto da superfície, individualmente, conforme as necessidades do ambiente em estudo. III – Um dos métodos baseia-se na lei de Lambert. Esta lei defini que iluminância produzida em um ponto de uma superfície é proporcional à intensidade luminosa da fonte na direção da superfície, proporcional ao cosseno do ângulo de incidência que o raio luminoso faz com a normal ao plano e inversamente proporcional ao quadrado da distância da fonte à superfície. Relacione as afirmacoes I a III, a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. V, F, V.
b. F, V, V.
c. V, V, V.
d. V, F, F.
e. V, V, F.

A iluminação artificial em ambientes é realizada por lâmpadas e luminárias de três categorias basicamente, sendo as de descarga, as incandescentes e as de estado sólido (LED).
Analise as alternativas abaixo e as relacione ao tipo de lâmpada. I – São as fontes de luz mais eficientes. II – Emitem luz a partir do aquecimento de fio até a sua incandescência. III – Provocam excitação de gases ou vapores metálicos, por meio de uma descarga elétrica. ( ) Lâmpadas incandescentes. ( ) Lâmpadas de descarga. ( ) Lâmpadas de estado sólido (LED). Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de lâmpadas às suas definições nas colunas a seguir.
a. I, II e III.
b. III, I e II.
c. III, II e I.
d. II, III e I.
e. I, III e II.

O método ponto a ponto baseia-se na lei de Lambert e utiliza as curvas de distribuição luminosa ou curvas fotométricas como base para sua aplicação. Além das curvas, é necessário aplicar algumas equações para obtenção da iluminância no plano horizontal e vertical do ambiente em estudo.
Dentre os parâmetros analisados nas equações aplicadas, estão: I – Intensidade luminosa da fonte na direção em estudo; II – Altura de montagem da luminância; III – Ângulo entre a vertical à superfície receptora e a altura de montagem; Analise os parâmetros descritos, de I a III, e os relacione a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. F, V, V.
b. V, F, V.
c. V, V, V.
d. V, F, F.
e. V, V, F.

Para o estudo de projetos luminotécnicos é necessário primeiramente identificar e compreender as características das grandezas relacionadas a este tema.
Dentre as grandezas luminotécnicas, temos: I – Fluxo luminoso; II – Intensidade luminosa; III – Luminância; IV – Iluminância. Relacione estes termos a suas características. (  ) É definida como uma medida de densidade de fluxo luminoso incidente sobre uma superfície. (   ) Refere-se à potência de energia luminosa de uma fonte percebida pelo olho humano. (   ) É definida como a intensidade luminosa produzida ou refletida através de uma superfície aparente. (   ) É caracterizada como a potência de radiação visível, determinada em certa direção. Analise os termos de I a IV, e os relacione as lacunas.
a. IV, III,I, II.
b. IV, I, II, III.
c. IV, III, II, I.
d. IV, II, III, I.
e. IV, I, III, II.

Um dos métodos aplicados em projetos luminotécnicos, é o método dos Lumens, também denominado método Fluxo Luminoso. Este método baseia-se na determinação da quantidade de fluxo luminoso necessário para determinado ambiente, analisando alguns parâmetros.
Dentre os parâmetros analisados neste método, estão: I – Nível de iluminância mantida. Este valor varia de acordo com o tipo de ambiente, tarefa ou atividade desenvolvida; II – Coeficiente de utilização. Para obtenção deste valor, deve-se determinar primeiramente o índice local e o índice de reflexão típica; III – Índice de reflexão típica. Este parâmetro analisa apenas a cor do teto; IV – Fator de manutenção de referência. Este valor relaciona o fluxo luminoso emitido no fim do período de manutenção e o fluxo inicial da lâmpada/luminária. Analise as afirmativas I a IV, e as relacione a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. V, V, F, F.
b. V, V, V, V.
c. V, F, V, V.
d. F, V, V, V.
e. V, V, F, V.

Analise as características listadas abaixo, e as relacione as grandezas luminotécnicas correspondentes.
I – Intensidade luminosa. II – Eficiência luminosa. III – Curva de distribuição luminosa. ( ) Relação entre o fluxo luminoso produzido e a potência consumida por determinada lâmpada (  ) É caracterizada como a potência de radiação visível, determinada em certa direção. ( ) Representação da variação da intensidade luminosa de uma determinada fonte em diferentes regiões e/ou direções. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento das colunas.
a. II, IIII, I.
b. I, III, II.
c. II, I, III.
d. III, I, II.
e. III, II, I.

Para a proteção contra curto-circuito alguns requisitos devem ser atendidos. Dentre os parâmetros que devem ser analisados, estão: I – Corrente de ruptura do dispositivo de proteção; II – Corrente de curto-circuito presumida no ponto de instalação do dispositivo; III – Tempo de disparo do dispositivo de proteção para o valor de ICS e tempo limite de atuação do dispositivo de proteção, em segundos; IV – Corrente que assegura a atuação efetiva do dispositivo de proteção.
Analise os parâmetros de I a IV, e os relacione a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. F, V, V, F.
b. V, V, V, V.
c. V, V, F, F.
d. V, F, V, F.
e. V, V, V, F.

As lâmpadas LED ou eletrônicas são constituídas por um diodo semicondutor, formado pela junção de dois pequenos cristais de silício. Essas lâmpadas são extremamente eficientes, e trazem diversos benefícios aos consumidores.
Dentre as vantagens dessas lâmpadas, podemos afirmar que: I. Possuem vida útil extremamente elevada; II. Possuem alta resistência a impactos e vibrações; III. Tem baixa manutenção; IV. Operam em corrente muito menor do que todas as outras lâmpadas e em tensão alta, por isso são mais eficientes. Sobre as afirmativas I a IV, relacione-as a verdadeiro (V) ou falso (F).
a. V, V, F, V.
b. V, F, V, V.
c. V, F, F, V.
d. V, V, V, F.
e. V, V, V, V.

Vamos supor a seguinte situação: é necessário determinar o diâmetro mínimo do eletroduto de uma instalação elétrica. Esses eletrodutos devem ser capaz de conter os condutores de 04 circuitos monofásicos de 4 mm² (área total de 13,2 mm²), de uma mesma instalação, todos com condutores isolados com PVC/70º. O condutor de proteção utilizado nos 04 circuitos é de 4 mm². Deve-se considerar que serão utilizados eletrodutos de PVC da Tigre – rígido tipo rosqueável, e para especificação final do eletroduto analisar a Tabela 1.
Determine o diâmetro nominal do eletroduto que deverá ser utilizado nesta instalação elétrica.
a. 50 mm.
b. 32 mm.
c. 20 mm.
d. 40 mm.
e. 25 mm.

Analise as características listadas abaixo, e as relacione aos dispositivos de proteção correspondentes.
I – Disjuntor termomagnético. II – Fusível. III – Dispositivo de proteção diferencial-residual. ( ) É utilizado para a proteção de equipamentos, sendo acionado quando detectado correntes de fuga superiores ao valor nominal. ( ) Oferece proteção contra correntes de curto-circuito e sobrecarga, porém não é indicado seu uso para sobrecargas leves e moderadas, devido a sua característica de atuação (tempo) x corrente não ajustável. ( ) Atuam protegendo contra correntes de sobrecarga e curto-circuito. Estes dispositivos são os mais utilizados em instalações residenciais e comerciais devido ao fato de permitir o religamento logo após a ocorrência das sobrecorrentes. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento das colunas.
a. I, III, II.
b. I, II, III.
c. II, I, III.
d. III, II, I.
e. III, I, II.

Mais conteúdos dessa disciplina