Buscar

EMPREENDEDORISMO AVA2 UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
LUÍSA MELEIRO BERNARDAZZI SOARES
O EMPREENDEDOR E A GESTÃO
VOLTA REDONDA
2020
O empreendedor e a gestão 
Caro(a) aluno(a), 
A atividade tem por objetivo proporcionar o aprimoramento do conhecimento acerca da importância do planejamento e controle na gestão e tomar a decisão mais assertiva diante das situações do mercado. 
O Risco de Mercado é determinado pelas mudanças e oscilações que ocorrem no mercado como um todo. Diante da pandemia do Covid-19 os empreendedores estão repensando seus negócios, estão se arriscando com vendas de produtos em plataformas e mudando, inclusive, seus produtos e serviços. 
Assim, a partir dessa reflexão propõe-se, com este trabalho, um estudo mais aprofundado sobre a gestão do empreendedor. 
Suponha que você seja empreendedor(a) de uma organização de pequeno porte, que vendia em uma loja física doces finos, mas que, devido à pandemia do Covid-19, teve queda no número de clientes. Você deverá propor um desfecho para essa situação, analisar e identificar os riscos dessa mudança e indicar as ações estratégicas para esses riscos. 
Procedimentos para elaboração:
Organize seu TD na forma de texto com o desfecho solicitado e a análise sobre o risco de mercado assumido pelos empreendedores diante da pandemia do Covid-19, em, no máximo, 02 laudas.
Seu trabalho deverá conter capa, introdução, desenvolvimento e conclusão, fonte Arial 12, espaçamento simples.
Pesquise, no mínimo, dois materiais atualizados sobre o tema (notícias jornalísticas, fatos, dados, estatísticas, comparação ou exemplos).
Revise o texto, atentando para a correção gramatical (ortográfica, sintáticae semântica).
Atenção à apresentação de citações de autores no corpo do texto bem como das referências bibliográficas ao final do seu trabalho, que deve atender às normas ABNT6023.
Comentários:
Olá Luisa, Bom dia! Em primeiro lugar, saliento que você descreveu corretamente diversas ações para o enfrentamento da crise, em função da Pandemia Covid-19, e assim buscar recuperar as vendas da loja física de doces finos, mas, no entanto, observo que a tarefa avaliativa versou sobre empreendedores que estão se arriscando com vendas de produtos em plataformas e mudando, inclusive, seus produtos e serviços. Nesse sentido, além de propor um desfecho para essa situação, elencando as ações estratégicas para o enfrentamento da crise, você deveria analisar e identificar os riscos de mercado resultantes dessas mudanças, por exemplo: "possível vazamento dos dados pessoais dos clientes do WhatsApp”, bem como listar algumas ações para o tratamento ou mitigação desses riscos , ou seja, desenvolver estratégias que visem minimizar possíveis perdas. Atenciosamente, Marcos Salles Professor Tutor
INTRODUÇÃO
	É certo que, independente do tipo de empresa, haverá épocas em que o negócio estará em seus melhores números, cumprindo a meta mínima para cobrir despesas e gerando lucros muito bons, como também existirão períodos em que o empreendedor terá que lidar com dívidas e decepções em relação à sua gestão.
	A questão é que, na maioria das vezes, quando o negócio está relacionado ao comércio, os pontos baixos se dão por motivos externos que não se relacionam à gestão da empresa. A condução dentro da empresa pode ser perfeita, mas algum fator inesperado tem o poder de desregular tudo. 
Foi o que aconteceu com a maioria dos empreendedores no ano de 2020, durante a pandemia do COVID-19. Muitos negócios tiveram que permanecer fechados durante um período devido ao lockdown e à proibição de aglomeração. A forma como essas empresas conseguiram se recuperar mesmo durante um período de grandes desafios é o assunto abordado neste trabalho
DESENVOLVIMENTO
	. A mudança de hábitos e implementação de gestões completamente alternativas trouxe aos empresários a esperança de salvar seu negócio durante a pandemia do COVID-19. Para meu pequeno negócio de comércio de doces finos, enfrentei muitos desafios com a brusca queda no número de clientes. Sem o movimento que a loja costumava ter, o caixa ficou pequeno para custear os três funcionários e pagar as despesas. A primeira alternativa que encontrei foi demitir dois funcionários, e voltar a trabalhar no caixa da loja. 
	Porém com o lockdown, a solução foi buscar outras formas de recuperar meu negócio. Inovar é a maneira de lidar com um problema [1], e com o fácil acesso à internet atualmente, a maneira inicial foi criar uma conta no WhatsApp Business para a loja, dessa maneira conseguia me comunicar com os clientes mais próximos e fazer os pedidos. Muito embora essa alternativa tenha me trazido um aumento nas vendas, a demora para responder a quantidade de clientes era alta, e isso fazia com que eles desistissem. 
	Então optei por cadastrar meu negócio em um aplicativo de delivery, dessa forma os pedidos ficaram mais organizados e as pessoas passaram a buscar contato pelo WhatsApp apenas para tirar dúvidas e fazer pedidos especiais. Muitos clientes voltaram a comprar pela facilidade e segurança da entrega em domicílio, além de surgirem clientes novos. A empresa começou a aumentar os lucros e assim, busquei mais alternativas para que essa evolução continuasse. Me capacitei através de um curso sobre vendas online para conseguir implementar uma boa gestão na nova realidade da empresa. Através desse curso, aprendi a importância das promoções, da valorização dos clientes fiéis e de investir em propagandas.
	As promoções e propagandas passaram a chamar atenção e atraíram mais clientes para a loja e esses clientes, por terem gostado do produto, passaram a consumir cada vez mais. Com a implementação dos brindes de acordo com o número de compras, os clientes se tornaram fiéis do nosso trabalho e passaram a consumir cada vez mais e a indicar a loja para outros. 
Depois de todos os acontecimentos, foi possível readmitir os dois funcionários que tinham sido afastados e administrar a loja física, que pôde voltar a funcionar de acordo com os horários e regras estipuladas pela Organização Mundial de Saúde, e continuar administrando a loja online.
CONCLUSÃO
	Sei que os riscos por administrar a loja física e a loja online ao mesmo tempo existem, porém acredito que a experiência da loja online trouxe resultados bastante positivos e que muitos clientes passarão a fazer suas compras online pela facilidade de não ter que sair de casa. Acredito que devo me informar cada vez mais sobre gestão de negócios online e analisar as despesas para continuar administrando bem para que consiga superar desafios futuros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] SEBRAE. Como manter as vendas durante a crise do coronavírus. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-manter-as-vendas-durante-a-crise-do-coronavirus,d23493db59231710VgnVCM1000004c00210aRCRD Acessado em: 06 de dezembro de 2020
	REDAÇÃO. 8 maneiras de manter sua empresa viva durante a quarentena. Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/04/8-maneiras-de-manter-sua-empresa-viva-durante-quarentena.html Acessado em: 06 de dezembro de 2020
	SEBRAE. Pandemia fez muitas empresas adaptarem o modelo de negócio. Disponível em: https://sebraers.com.br/pandemia-fez-muitas-empresas-adaptarem-o-modelo-de-negocio-x/ Acessado em: 06 de dezembro de 2020

Mais conteúdos dessa disciplina