Buscar

APOL 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTORICIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“A proposta curricular e as situações de ensino na educação infantil devem ser organizadas de modo que as atividades e experiências de aprendizagem tenham um objetivo e um valor educativo”.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, na construção da proposta pedagógica, devemos:
Nota: 10.0
	
	A
	buscar ajuda de uma equipe administrativa competente e com experiência em negócios de sucesso.
	
	B
	delegar ao diretor de ensino a tarefa de construir a proposta pedagógica.
	
	C
	atrelar a administração pedagógica a empresas privadas, em busca de lucro.
	
	D
	envolver todos os segmentos da comunidade escolar, na busca por responder a questões que vão dar identidade à proposta.
Você acertou!
Questão 2/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O sujeito constrói estruturas – daí o termo construtivismo – ao interagir com o mundo e ao reagir biologicamente a ele, no momento dessa interação. Mas para que uma nova noção seja construída é preciso, por um lado, que o meio proporcione condições favoráveis e, por outro, que a criança esteja bem alimentada e não tenha deficiências neurológicas. É preciso também que haja subestruturas anteriores, o que em termos de desenvolvimento cognitivo significa que, para a linguagem seja desenvolvida, deve haver graduações sucessivas, estágios pelos quais deve se dar esse desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MELO, Lelia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolinguística aplicada. São Paulo: Associação Editorial Humanista, 2005. p. 55-56.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, o epistemólogo Piaget observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. Com base nessa afirmação, relacione as etapas que fazem parte da educação infantil às suas respectivas características:
1 – Etapa sensório-motora.
2 – Etapa pré-operatória.
(  ) Compreende o período do nascimento até os 2 anos, aproximadamente.
(  ) Compreende o período de 2 a 7 anos.
(  ) A inteligência permite ações interiorizadas, ações mentais.
(  ) A criança é considerada sem pensamentos, pois não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro.
(  ) Tem início na noção do eu.
(  ) O pensamento não é reversível – a criança não é capaz de perceber, mentalmente, que pode retornar ao ponto em que começou.
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
Questão 3/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere a afirmação a seguir: 
“Uma teoria é um conjunto de afirmações que relacionam diferentes fatos ou eventos, explica eventos e prediz futuras consequências. As teorias apresentadas aqui lidam com vários aspectos do desenvolvimento. Por exemplo, a teoria de Erik Erikson trata do desenvolvimento da personalidade; a teoria de Jean Piaget envolve o desenvolvimento cognitivo; a teoria de Noam Chomsky tem a ver com o desenvolvimento da linguagem; e a teoria de Lawrence Kohlberg trata do desenvolvimento moral. As teorias são um método de explicar o desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BERNS, R. M. O desenvolvimento da criança. São Paulo: Layola, 2002. p. 7.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, relacione cada pensador ao seu respectivo estudo referente ao desenvolvimento da criança:
1 - Jean Piaget (1896–1980).
2 - Emilia Ferreiro (1936).
3 - Henri Wallon (1879–1962).
4 - Celestin Freinet (1896–1966).
(   ) A alfabetização não ocorre desassociado da escrita.
(  ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida.
(  ) Desenvolveu estudos sobre a plasticidade do cérebro e propôs um estudo dos aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil contemplando a motricidade, a afetividade e a inteligência.
(  ) A construção do conhecimento ocorre por meio de um processo contínuo de trocas entre o indivíduo e o meio ambiente.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	2 – 4 – 3 – 1
Você acertou!
Questão 4/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“A escola, muitas vezes, é o único meio social de qualidade da criança, e sendo assim, deve estrar preparada para provocar mudanças, e não incentivar a inércia do conhecimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os pensadores e suas concepções teóricas sobre a Educação Infantil, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A criação do Jardim de Infância constitui uma ideia pautada na filosofia espiritualista, onde o desenvolvimento da criança é visto como uma “planta” regado com amor, encorajamento, e simpatia. 
( ) Para um desenvolvimento positivo, a criança, segundo Froebel, era estimulada ao silêncio, sem explorar o meio em que estava inserida.
( ) A concepção teórica de Decroly defendia o ensino intelectual, sendo o domínio do conteúdo pela criança sua principal preocupação, pois eram organizados a partir dos centros de interesse.
(  ) Decroly defendia que os jardins de infância deveriam ser como abrigos de crianças, espaços preparados para crescimento, intelectualidade e trabalho individual.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
Você acertou!
Questão 5/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Uma instituição de ensino deve organizar o espaço considerando que as características físicas do ambiente comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, M. C. de; RUBIANO, M. R. B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. M. R. de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, quais aspectos os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Promover a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar, de modo a estimular a individualidade.
( ) Promover a interação da criança com o ambiente de forma desafiadora, satisfazendo às suas necessidades.
( ) Promover oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos.. .
( ) Promover a sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – V
Você acertou!
Questão 6/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o extrato de texto a seguir:
“Tais instituições possuíam diferentes nomes e diferentes concepções pedagógicas, o que demonstra o quanto esse tipo de equipamento teve uma gênese plural, de acordo com a demanda. A criação de espaços específicos para os cuidados e a educação das crianças bem pequenas foi estruturado por meio da organização de mundos fechados, protegidos, com espaços internos e externos ordenados e regulamentados, além de atividades previamente programadas, com o uso de materiais específicos
em tempos cronogramados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 85.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, as instituições de educação infantil surgem como substitutas das relações domésticas maternas, essas instituições apresentavam quais características? Analise as afirmativas a seguir.
I. Não estavam vinculadas à religião.
II. Tinham finalidades filantrópicas.
III. Sua oferta era gerenciada por instituições privadas.
IV. Estabeleceram-se em tempos de predominância higienista.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	II e IV.
Você acertou!
 (p. 35).
Questão 7/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando a criança consegue distinguir o desenho da escrita, ela começa a se preocupar com as diferenciações no interior de cada uma dessas linguagens. Assim, ao interessar-se pela escrita, a criança percebe que as formas dos grafismos não têm relação nem com a forma dos objetos nem com a sua organização espacial, mas que são formas arbitrárias e que se distribuem linearmente numa superfície, da esquerda para a direita. Essas formas arbitrárias são as letras utilizadas no seu meio sociocultural, das quais a criança logo se apropria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 76.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre o desenvolvimento da linguagem na concepção de Emília Ferreiro, analise e relacione as características a seguir:
1 – Fase silábica.
2 – Fase silábico-alfabética.
3 - Fase alfabética.
(  ) A criança distingue algumas unidades linguísticas, como as letras, as sílabas e as frases.
( ) A criança utiliza uma letra para representar a sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro que as letras podem representar.
( ) A criança ora escreve uma letra para representar uma sílaba, ora escreve a sílaba completa.
( ) Aos poucos, as crianças usam as mesmas letras para representar os mesmos sons, apresentam um momento de conflitos cognitivos relacionado a quantidade mínima de letras e à contradição entre a interpretação silábica e a escrita alfabética, que tem sempre as mesmas letras.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1 – 3
	
	C
	3 – 1 – 2 – 1
Você acertou!
Questão 8/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o excerto a seguir:
“O brincar contribui para todos os domínios do pensamento. Brincando, as crianças estimulam os sentidos, exercitam seus músculos, coordenam a visão com o movimento, adquirem mestria sobre seus corpos, tomam decisões e adquirem novas habilidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MARTORELL, Gabriela. O desenvolvimento da criança: do nascimento à adolescência. Porto Alegre: Mc Graw Hill Education, 2014. p. 208.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, qual é a contribuição do brinquedo para o desenvolvimento humano? Analise as afirmativas a seguir:
I. Segundo Vygotsky, o brinquedo é uma atividade primordial para a visão de prazer da criança.
II. No brinquedo é criada uma zona de desenvolvimento proximal da criança na medida em que ela se comporta além do habitual de sua idade.
III. No brinquedo, a criança opera com significados desligados dos objetos e ações aos quais estão habitualmente vinculados.
IV. O brinquedo é um espaço de transição.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	II, III e IV.
Você acertou!
Questão 9/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A criança de 0 a 6 anos é um sujeito não fragmentável, que requer uma educação global, que reflita a sua forma integrada de aprender e desenvolver o afetivo, o motor, o social e o cognitivo, em que o eixo fundamental de estruturação das sucessivas experiências é o Eu, em uma relação bipolar de ida e de volta, de influenciar e ser influenciado. Assim, o papel do professor se amplia, o que exige repensar suas fronteiras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PINHO, Sheila Zambello (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. p. 46.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), quando foi estabelecido que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, surgiu a necessidade de planejar ações educativas de qualidade e de formar profissionais para atuar nessa primeira etapa. Nesse aspecto, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas com relação à formação do profissional da Educação Infantil a partir da dessa lei:
( ) É preciso ter competência para cuidar das necessidades básicas da criança, assim como as babás contratadas por famílias. Sem a exigência de qualquer formação específica. 
( ) Para os profissionais da Educação Infantil, a lei admite uma formação mínima em nível médio. 
( ) A formação do profissional da Educação Infantil deve ser orientada pela concepção de desenvolvimento infantil, a fim de que tal profissional possa compreender a criança. 
( ) Ele deve ter subsídios e orientações para uma prática que o envolva em uma participação ativa como sujeito mediador.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
Você acertou!
Questão 10/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“A história do atendimento às crianças no Brasil é demarcada pelas ‘desigualdades de uma sociedade estratificada, que viveu mais de três séculos de escravidão, a história das crianças esteve à sombra dos adultos’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Àtica, 2005, p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre os desafios na Educação Infantil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(  ) A criação de jardins de infância com espaços que valorizem a individualismo. 
( ) A disposição de educação infantil em instituições de ensino fundamental como forma de otimizar o espaço físico. 
( ) A atuação com as famílias de forma a considerar a dinâmica social e as práticas culturais da comunidade.
(  ) A superação da concepção assistencialista da educação infantil.
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – F.
	
	B
	F – V – V – V.
	
	C
	V – V – F – V.
	
	D
	V – F – V – F.
	
	E
	F – F – V – V.
Você acertou!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando