Buscar

biocel mitocondrias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biologia Celular
Mitocôndrias
As células desenvolveram um sistema que oxida lentamente os nutrientes, liberando energia gradualmente, e produzindo água e Co2. Esse processo consome 02 e produz co2, chama-se respiração celular
As células utilizam dois mecanismos que retiram energia dos nutrientes:
· Glicólise anaeróbica: que tem um lugar no citosol
· Fosforilação oxidativa: que realiza nas mitocôndrias 
A GLICÓLISE ANAERÓBIA PRODUZ APENAS 2 MOLS DE ATP POR CADA MOL DE GLICOSE
É produzida por uma sequência de 11 enzimas do citosol promove transformações graduais em que uma molécula de glicose produz duas moléculas de piruvato, sem o consumo de energia, e isso libera 2 moléculas de ATP.
A fosforilação oxidativa produz 36 mols de ATP. O piruvato é oxidado até se formar água e gás carbônico. Possui 3 mecanismos distintos: a produção de acetilcoenzima A, o ciclo do ácido cítrico e o sistema transportador de elétrons.
· Produção de acetilcoenzima A
É produzida a partir da coenzima A e de acetato originados do piruvato. A transformação de piruvato em acetil-CoA deve-se a um sistema multienzimático da matriz mitocondrial 
· Ciclo do ácido cítrico 
Também chamado de Ciclo de Krebs ou ciclo dos ácidos tricarboxílicos. É uma reação cíclica que libera prótons e elétrons. O hidrogênio resultante das reações pé liberado na matriz mitocondns com alta energia e prótons, gerandorial, sob a forma de prótons H+ 
Função: produzir elétro Co2, seu rendimento energético é baixo. Além disso, fornece metabolismo que serão usados para a síntese de aminoácidos e hidratos de carbono.
· Sistema transportador de elétrons 
Citocromos: compostos orgânicos ricos em ferro
FREQUENTIMENTE, AS MITOCÔNDRIAS SITUAM-SE EM LOCAIS PRÓXIMOS AOS QUE NECESSITAM DE ENERGIA (ATP) 
São organelas de forma arredondada ou alongada presentes no citoplasma das células eucariontes, que participam da respiração aeróbica e de diversas outras funções.
· Possuem um alto metabolismo energético
· São distribuídas em todo o citoplasma, e mudam constantemente de posição pela atividade das proteínas motoras do citoesqueleto. 
· Porem em determinadas células estão localizadas em locais citoplasmáticos, onde existe grande consumo de energia. 
· Nos epitélios ciliados, elas se acumulam perto dos cílios
· As membranas são ricas em ATPase, que é uma enzima que libera energia.
ULTRAESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DAS MITOCÔNDRIAS
· Apresenta duas membranas que envolve a matriz mitocondrial. Essa membrana é constituída por fosfolipídio. A membrana mitocondrial externa é lisa e muito permeável, pois possui proteínas intercaladas na membrana, é rica em colesterol enquanto a membrana interna é pobre nesse lipídio, mas é rica em cardiolipina, fosfolipídio com quatro ácidos graxos, que não existe na membrana externa.
· Os fosfolipídios das membranas mitocondriais não são sintetizados na organela, mas sim, no retículo endoplasmático liso.
· As moléculas de fosfolipídios são transferidas para a mitocôndria por proteínas transportadoras especiais.
· A membrana interna apresenta invaginações, formando as cristas, que aumentam a superfície dessa membrana.
· Corpúsculos elementares: partículas na forma de raquete que se situa na membrana inferior da mitocôndria, e é onde se gera ATP e calor.
· A matriz mitocondrial contem filamentos de DNA e ribossomos.
· A matriz é um complexo concentrado de centenas de enzimas, entre as quais estão relacionadas com o ciclo do ácido cítrico, com a B- oxidação de ácidos graxos e com a replicação, transcrição e tradução do DNA mitocondrial.
· A membrana mitocondrial interna é a membrana celular mais rica em proteínas, compreendendo, enzimas e proteínas que constituem a cadeia transportadora de eletros, proteínas dos corpúsculos elementares, com atividade de ATP-sintetase, sem a qual a membrana não teria a capacidade de acoplar o transporte de elétrons a síntese de ATP, proteínas que fazem parte de múltiplos sistema de transporte ativo 
· Além do seu papel na respiração celular, as mitocôndrias fazem a síntese de hormônios esteróis e o desencadeamento do apoptose. 
A TRANSFERENCIA DE ENERFIA ADP TRANSFORMANDO-O EM ATP, DEVE-SE A UM PROCESSO QUIMIOSMÓTICO
· Os íons de H+ produzidos no ciclo do ácido cítrico na matriz mitocondrial, são transportados ativamente através da membrana interna e acumulados no espaço intermembranoso, graças a energia liberada pelos elétrons, durante a sua passagem pela cadeia transportadora de elétrons. A energia do fluxo retrógrado de prótons, através dos corpúsculos elementares, é usada para transformar ADP em ATP.
AS MITOCONDRIAS APRESENTAM UM GENOMA PRÓPRIO, EMBORA INCOMPLETO
· Contem DNA e 3 tipos de RNA (rRNA, mRNA, tRNA).
· O DNA da mitocôndria codifica o RNA formados apenas por éxons, sem íntrons 
· A maior parte das proteínas mitocondriais é sintetizada no citosol, em polirribossomos livres, e dai transferido para a mitocôndria
ORIGEM DAS MITOCÔNDRIAS
Se originam de bactérias aeróbicas, que estabeleceram relação simbiótica com células eucariontes anaeróbicas.

Outros materiais