Buscar

ARTIGO 1209

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA ARTIGOS
Rev. Enf. Ref. serIII n.2 Coimbra dez. 2010 - Vivências dos enfermeiros nas transferências inter-hospitalares dos doentes críticos. Regina Maria da Conceição Santos Martins* e José Carlos Amado Martins**.
Acta Paulista de Enfermagem - Transporte intra-hospitalar de pacientes adultos em estado crítico: complicações relacionadas à equipe, equipamentos e fatores fisiológicos. Ana Carolina Goulardins de Almeida1 , Ana Lúcia Domingues Neves2 , Claudenice Leite Bertoli de Souza3 , Júlia Helena Garcia4 , Juliana de Lima Lopes5 , Alba Lucia Bottura Leite de Barros6.
EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (HIPERDIA, DOENÇAS CRÔNICOS DEGENERATIVAS, DOENÇAS RARAS, CORONARIOPATIAS)
POS GRADUAÇÃO ESTACIO DE SÁ
ALUNA: CAMILLY WIGLES
MATRICULA: 219380
TURMA: 07611
CURSO: CARDIOLOGIA PARA ENFERMEIRO
PROF: GILSON CLEMENTINO HANSZMAN
Em leitura aos artigos, ambos descrevem a importância do enfermeiro no momento pré – intra e pós transporte de pacientes, a importância de uma equipe preparada, treinada e capaz de lidar com intercorrencias que possam ocorrer durante este transporte, a necessidade de materiais disponiveis e garantia de um ambiente seguro para o paciente.
Para Almeida et al. O transporte intra-hospitalar do paciente crítico pode gerar grandes riscos, com consequências imediatas como a deteriorização fisiológica sofrida pelo paciente de forma brusca, que acarreta muitas vezes em uma longa e difícil recuperação. A dificuldade de interação e a precária comunicação entre as equipes de origem e de destino do paciente contribuem para o aumento significativo das complicações no transporte. As instituições de saúde devem padronizar, por meio de protocolos, a forma de transportar os pacientes.
Para Martins, o transporte inter-hospitalar de doentes em estado crítico, assume-se hoje, como sendo uma área prioritária face ao aumento da necessidade de meios técnicos e humanos muito específicos. A decisão de transportar um doente pertence ao médico, contudo compete ao enfermeiro reunir todas as condições necessárias de modo a minimizar os riscos inerentes ao transporte. Este transporte deve obedecer a regras que passam pela coordenação pré-transporte, pela formação dos profissionais que acompanham o doente, pelo equipamento que acompanha e pela monitorização ao longo do transporte.
Assim, é possivel perceber a real importancia do enfermeiro no ambito hospitalar, pois todos os cuidados necessarios ao paciente esta diretamente ligado a ele, tanto quanto em sua chegada, onde é primordial o acolhimento e percepção das necessidades do paciente, durante a internação onde deve mante-lo em um ambiente seguro, garantir uma assistencia de qualidade, e no momento de sua transferencia , onde o enfermeiro é responsavel pela garantia do contato ao local de origem, devendo repassar todas as informações necessarias, garantir a segurança do paciente, garantir a funcionalidade dos equipamentos e garantir que a equipe esteja preparada para situações adversas que possam surgir.

Outros materiais