Buscar

avaliação sociedade e meio Ambiente 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637452) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20776489
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Organização Internacional do Trabalho - OIT -, concebida pela Conferência de Paz depois da Primeira Guerra Mundial, é uma agência multilateral ligada à ONU voltada a atender às questões relativas ao trabalho em todos os continentes. Partindo desse ponto e lembrando das dimensões da sustentabilidade, explique por que essa agência é uma das ferramentas para uma gestão sustentável nas organizações.
	Resposta Esperada:
Durante a Revolução Industrial, deu-se início à criação de uma legislação trabalhista internacional, visando à melhoria nas relações de trabalho. Assim sendo, para atender às questões relativas ao trabalho em todos os continentes, torna-se importante o enfoque na sustentabilidade social e econômica. Por meio da Dimensão social, promove-se a viabilidade da continuidade do processo de globalização de forma humanitária e justa, diante de condições degradantes e difíceis dos trabalhadores. Por meio da dimensão econômica, promove-se a viabilidade da continuidade do processo de globalização de forma eficiente (econômica), pois países sem condições humanas de trabalho são obstáculos à obtenção da eficiência econômica.
	2.
	O Brasil foi alvo de atividades exploratórias desde tempos remotos, quando passou a fazer parte das rotas comerciais, em decorrência do 'descobrimento'. Nesse período inicial foi grande a exploração e a retirada da madeira pau-brasil. Quando a oferta dessa madeira na região costeira começou a ficar escassa, foi empregada uma determinada prática que utilizava o auxílio dos nativos selvagens para esta exploração. Como foi denominada essa prática descrita e como acontecia esse processo?
	Resposta Esperada:
O escambo é a prática de troca de mercadorias por trabalho. Essa prática foi empregada por traficantes espanhóis, ingleses e franceses, quando a procura por madeira de pau-brasil se tornou mais difícil. Como alternativa, esses traficantes realizaram o escambo com os índios, oferendo bugigangas em troca da procura, corte e carregamento da madeira de pau-brasil até as caravelas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais