Buscar

estudos disciplinares IX unip 2021

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considerando as perspectivas comparatistas segundo Charles Tilly, a perspectiva universalizadora significa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A intensão de encontrar os elementos comuns a todos os casos examinados, postulando-se uma unicidade dos processos históricos.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A remissão ao enraizamento de conceitos e valores que operam na ciência e em outras formas de enxergarmos o mundo. Esse questionamento visa a debater:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O eurocentrismo.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que melhor situa esta discussão: “num mundo que, apesar do recrudescimento do nacionalismo, não pode mais ser imaginado no interior das fronteiras nacionais, é útil pensar uma história que se projeta numa pluralidade de espaços e lugares de pertencimento”. A discussão insere-se:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Na globalização e na importância das histórias conectadas.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em História Comparada, podemos considerar a necessidade de construção de articulações e isso significa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A articulação com outras modalidades históricas tais como História Política, História Econômica, História Cultural, História Demográfica e História Regional.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A história nunca se repete exatamente, e cada acontecimento é, evidentemente, único; mas as forças históricas certamente podem se mover em rotas paralelas num mesmo tempo ou em diferentes temporalidades. A comparação de tais paralelos pode revelar regularidades de valor científico potencial.” Sobre essa formulação, podemos considerar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Foi elaborada quando das discussões sobre o método comparativo por Sidney Mintz que valorizava esse método de trabalho.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	No estudo da história, alguns autores buscam grandes exemplos, outros a colaboração para a construção da história pátria. No entanto, a noção de crise pode ser muito importante para se perceber:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Fissuras e tensões em situações diametralmente opostas com determinações recíprocas entre os movimentos.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considerando o texto “História dos Conceitos e História Comparada: elementos para um debate”, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Para se estudar a crise do Antigo Sistema Colonial é importante perceber a existência de uma única experiência que é global e perpassa as metrópoles e as suas colônias.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao impor àqueles que a praticam um novo modo de pensar a história a partir da própria construção de seu recorte, e um modo bastante específico de trabalhar sobre as fontes e realidades históricas assim observadas – a História Comparada revela-se oportunidade singular para que se repense a própria história em seus desafios e em seus limites. Devemos registrar que, se de um lado a História Comparada constrói-se criativamente na confluência das duas indagações atrás mencionadas (“o que observar” e “como observar”), daí também se desdobra uma terceira questão não menos relevante:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Como tratar os resultados observados?
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Henri Pirenne considerava que o confinamento da pesquisa histórica dentro dos espaços estritamente nacionais impedia compreensão da história do próprio país e se traduzia na falta de imparcialidade do historiador, produzindo “preconceitos políticos e de raça”. Podemos afirmar que foi importante para o desenvolvimento de tal perspectiva:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O impacto da violência da Primeira Guerra Mundial.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	João Paulo Pimenta, no texto estudado, considera que “De modo mais preciso, tal problema se desdobra em dois: O do conceito de história em sua relação com a modernidade no mundo ibero-americano, entre 1750 e 1850, à luz de uma comparação entre diferentes desenvolvimentos específicos do conceito. O do processo ibero-americano de crise do Antigo Regime e de formação dos Estados nacionais”. Para o autor:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Existem avanços e limites que são trazidos à compreensão, via história de conceitos e história do conceito de história, por uma reflexão ampliada da comparação como método.
	
	
	
Terça-feira, 23 de Março de 2021 11h12min54s GMT-03:00

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando