Buscar

proposta-de-redacao-11-02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os desafios para a valorização da arte urbana no Brasil
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios para a valorização da arte urbana no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
O que é arte urbana?
O street art, ou arte urbana, são intervenções urbanas artísticas com temas variados como política, religião, protestos e problemas sociais. A arte urbana é uma arte marginal, e não está atrelada a nenhum padrão estético, ela é livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão. É a forma como a sociedade mostra sentir-se em relação a tudo o que está à volta. É a linguagem da sociedade, uma das formas de comunicação dentro da sociedade.
Uma grande parte da arte urbana vem em forma de protesto, por outro lado, existe a arte urbana que apenas visa estimular a criatividade e a consciência artística na sociedade. Outra parte destas intervenções urbanas também ajudam a embelezar a cidade de uma maneira muito original.
Em março de 2009 o governo brasileiro aprovou a lei 706/07 que descriminaliza a arte de rua e sua legalização também é realizada pelo consentimento dos proprietários de muros e fachadas grafitadas. Isso se torna um reflexo da paisagem evoluindo em arte nas ruas brasileiras.
TEXTO II
Desde a década de 1960, o grafite evoluiu de assinaturas feitas com marcadores mágicos para murais que cobrem as laterais de prédios e de comboios. Algumas pessoas consideram que o grafite é uma forma de vandalismo, mas há aqueles que veem o grafite como uma forma de arte. Ao longo dos anos, essa expressão artística evoluiu significativamente e deixou sua marca em paisagens urbanas.
O grafite e a Arte Urbana estão interligados. A Arte Urbana é um subgênero do grafite: é uma classificação geral de quase qualquer tipo de arte criada em uma rua, parede ou localização externa. É definida como uma arte visual “nas ruas”. O termo engloba o grafite tradicional, a pichação de muros, o grafite estêncil e o Sticker art – uma modalidade de Arte Urbana que utiliza etiquetas adesivas.
As diferenças entre o grafite e a Arte Urbana se encontram nos objetivos do artista, no público-alvo e na forma como são apresentadas. A Arte Urbana é desenhada com um foco pictórico em vez de textual, e é rebelde, mas não propositalmente destrutivo, pois visa a embelezar o ambiente urbano. Artistas urbanos às vezes apresentam conteúdo socialmente relevante, infundido com valor estético, para atrair atenção a uma causa ou como forma de “provocação artística”. O grafite é frequentemente usado como uma forma de comunicação entre grafiteiros ou gangues de rua. A Arte Urbana visa a atingir um público amplo e é diferente do grafite e de tagging, que são vistos por muitas pessoas como forma de vandalismo.
TEXTO III
Intervenção artística, com curadoria do artista Felipe Yung, o Flip, e do produtor cultural Kleber Pagú transformará o Centro de São Paulo em mar e nos rios amazônicos. “Aquário Urbano”, grafite gigante que será produzido ao lado Copan, pretende bater o recorde do Guinness, com 10 mil m² grafitados. Ao todo serão revitalizados 15 prédios e 15 empenas, paredes laterais dos imóveis, que receberão os desenhos de temas aquáticos como polvos, águas-vivas e peixes da Amazônia que criarão a sensação de imersão no mar e em rios, no público que circula pelo local. A finalização da obra pode ser conferida entre março e abril de 2020.

Continue navegando