Buscar

Semana 4 Metodologias para Pesquisa em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Semana 4 Metodologias para Pesquisa em Educação
Nota 10 - 23/03/21
Pergunta 1
	
	
	
	A revisão de literatura é uma etapa fundamental na elaboração de uma pesquisa, contudo é importante conhecer os tipos existentes e quais suas principais características para que possamos organizar esse trabalho de acordo com o que está estabelecido como objeto de investigação. 
A seguir, relacione os tipos de revisão à sua principal característica. 
 
I – Revisão de literatura teórica. 
II – Revisão de literatura empírica. 
III – Revisão de literatura metodológica. 
IV – Revisão de estado da arte. 
 
1 -    Nesse tipo de revisão o principal critério é o tempo, por isso as publicações utilizadas devem compreender os últimos 3 a 5 anos. Geralmente é muito utilizado como justificativa de uma pesquisa, pois ajuda a identificar alguma lacuna existente. 
 
2 -    Essa revisão possibilita uma visão geral das evidências existentes a partir de critérios previamente estabelecidos, também avaliação crítica de pesquisas que são relevantes. A área de aplicação, a data da publicação e o método de pesquisa, por exemplo, são critérios para seleção das publicações desse tipo. 
 
3 -    Descreve e analisa os métodos utilizados na investigação de determinado fenômeno e, geralmente, busca-se não pelo tipo mais frequente, mas aquele mais adequado ajudando, assim, a apontar tendências, novas abordagens, as semelhanças em estudos de outras áreas etc. 
 
4 -     Examina o corpus acumulado em relação a uma temática, conceito ou fenômeno. Relaciona-se a outras revisões já existentes, mas espera-se buscar novas abordagens, relações entre elas, evidenciar lacunas e ajudam a desenvolver hipóteses a serem testadas. Normalmente, parte-se das sistematizações anteriores e inclui-se as publicações mais recentes. 
 
A relação correta entre as duas colunas é: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
R: I 4; II 2; III3; IV 1
Pergunta 2
	
	
	
	A aluna Sonia do curso de Pedagogia escolheu como tema de seu trabalho de conclusão de curso, a alfabetização. Após definir o tema foi orientada a buscar as primeiras leituras para se aproximar mais das discussões, estudos, pesquisas para, a partir de então, selecionar os materiais com os quais iniciar a revisão de literatura. 
Num primeiro levantamento bibliográfico, Sonia identificou os materiais e sites abaixo. 
Sobre as escolhas de Sonia para elaborar seu levantamento bibliográfico, analise as assertivas abaixo: 
 
I – A wikipedia é uma enciclopédia de licença livre e elaborada de maneira colaborativa, sua função é apresentar verbetes e algumas ideias de forma aberta, por isso é fundamental para subsidiar pesquisas acadêmicas. 
 
II – A Revista Nova Escola tem a tradição de buscar reportagens e apresentação de conteúdos diversos no campo educacional, busca ter compromisso com a verdade, por isso é uma referência de leitura, contudo não de pesquisa uma vez que retrata a opinião de quem elabora as reportagens. 
 
III – O repositório da produção científica da Unicamp é o espaço em que são encontradas dissertações, teses e demais publicações acadêmicas de pesquisadores vinculados a esta universidade e, por isso representa uma excelente fonte de pesquisa já que os documentos ali depositados foram validados e defendidos. 
 
IV – É uma biblioteca digital de livre acesso a publicação de periódicos científicos brasileiros que é fruto de um projeto da Fapesp – Fundação de Amparo à pesquisa de São Paulo e conta com apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, dessa forma todos as produções ali divulgadas passaram pela avaliação e validação de outros pesquisadores. 
 
Assinale a alternativa que apresente apenas as assertivas verdadeiras: 
	
	
	
	
	
	
R: II; III E IV
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Cesar recebeu um e-mail do seu professor de Metodologias para a Pesquisa em Educação, pedindo que incluísse na referência do seu trabalho um livro, leia o e-mail: 
Cesar,
Tudo bem? Lembrei que ficou faltando fazer a referência do livro da Ivani Fazenda, aquele que ela organizou, sabe qual é? Chama-se Novos enfoques da pesquisa educacional.
Eu acho que há vários aspectos interessantes que podem ser utilizados no trabalho.
A editora é a Cortez de São Paulo e a 4ª edição que está com você é de 2001.
Olha, faça a referência seguindo a ABNT, ok?
Abraços
Prof. Dr. João Luiz
Cesar fez várias tentativas para colocar essa indicação dentro das normas da ABNT, assinale a correta:
	
	
	
	
	R: FAZENDA, I. (Org.). Novos enfoques...
	
	
	
· Pergunta 4
	
	
	
	A pesquisa exige do pesquisador muita leitura, pois é por meio das leituras que o pesquisador irá fundamentar suas ideias. Esse trabalho começa antes mesmo da elaboração do projeto, por meio da revisão bibliográfica. 
Para conhecer melhor sobre o tema leia as assertivas a seguir e indique a correta: 
 
I. Para uma boa revisão bibliográfica o pesquisador deverá fazer uma seleção de materiais que sejam pertinentes às ideias que pretende defender no seu trabalho. 
1. A literatura sobre o tema pesquisado possui linhas teóricas que são divergentes, por isso quando o pesquisador organiza sua revisão bibliográfica deve justificar suas escolhas. 
1. A revisão bibliográfica aceita com rigor de pesquisa científica tem como exigência a leitura de livros, pois outros materiais como periódicos e documentos não podem ser utilizados. 
1. A exposição das ideias mais pertinentes para o trabalho deve ser apresentada por meio de citação direta ou indireta, sem a necessidade de fazer inferências, desde que indique o autor. 
1. Na revisão é possível ao pesquisador compreender o que já foi analisado e o que poderá ser investigado dentro da sua temática. 
 
Sobre a revisão bibliográfica, é correto o que se afirma em: 
R: I, II E V
Pergunta 5 
Um pesquisador interessado em conhecer aspectos do pensamento de professores utiliza-se da análise de narrativas. Observe o fragmento a seguir:
Nesse fragmento o pesquisador identifica a forma com a qual uma professora escrevia e pensava em 1944, ano que está descrito no diário da professora e de onde foi retirado esse fragmento. 
Em relação a esse fragmento, podemos dizer que se trata de: 
R: FONTE PRIMÁRIA

Outros materiais