Buscar

AD1 2021 1 EDUAÇÃO E SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância
Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2021.1
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Coordenador – Curso de Ciências Biológicas
Prof. Dr. Marcelo Aguiar Costa Lima (IBRAG-UERJ)
Coordenadora – Curso de Pedagogia
Profª Drª Jemima Fuentes (IBRAG-UERJ)
Tutores à Distância:
Profª MSc. Andreia Alves Soares 
Profª MSc. Natalia Collares de Moura da Rocha
Profa. MSc. Roberta Guedes
Profª Dra. Sheila Soares de Assis
AD1
Desde o início do enfrentamento da pandemia no Brasil, como um dos pilares na estratégia de combate ao vírus Sars-CoV-2, empresas e instituições de saúde e pesquisa no mundo inteiro iniciaram uma busca pela vacina contra a Covid-19. A Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou mais de 200 pesquisas em todo o mundo que buscam uma vacina segura e eficaz contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Em matéria publicada no portal G1 no dia 11 de agosto de 20201, vacinas que vinham sendo testadas ao redor do mundo foram apresentadas, de acordo com sua estratégia de produção (também chamada plataforma ou tipo de vacina). Ainda, informações importantes sobre as vacinas que estão sendo desenvolvidas e utilizadas no mundo podem ser obtidas diretamente no site da FIOCRUZ2. Diversas vacinas estão na fase 3 dos testes em humanos, outras já finalizaram esta fase e aguardam a autorização das agências reguladoras e algumas poucas já estão disponíveis para a vacinação. As informações sobre o processo de vacinação no país foram disponibilizadas em formato digital pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização para Covid-193.
Fontes:
1 https://portal.fiocruz.br/vacinascovid19
2https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/08/11/veja-quais-sao-as-vacinas-contra-a-covid-19-que-estao-em-teste-em-humanos-ao-redor-do-mundo.ghtml)
3https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjH9dAis7uAhXZMbkGHaLZD7AQFjAAegQIAhAC&url=https%3A%2F%2Fwww.gov.br%2Fsaude%2Fpt-br%2Fmedia%2Fpdf%2F2020%2Fdezembro%2F16%2Fplano_vacinacao_versao_eletronica-1.pdf&usg=AOvVaw0113PCT_tkr5kIV-2tFPC2
1) Elabore um panfleto sobre a importância das vacinas no controle de doenças infecciosas. Neste panfleto, identifique uma vacina aprovada para uso emergencial em nosso país e informe o nome da vacina, laboratório que a produz e o tipo de vacina (plataforma) (Valor: 3,0). 
2) Pesquise sobre a eficácia de uma vacina a sua escolha, identificando as seguintes informações: 1. Percentual proteção contra a infecção pelo vírus; 2. Percentual de proteção contra sintomas leves e 3. Percentual de proteção contra os sintomas moderados ou graves. (Valor: 2,4). 
3) Baseado em pesquisa bibliográfica, elabore um slide em powerpoint, que pudesse ser utilizado como cartaz em uma escola, contendo as fases do plano nacional de imunizações (Valor 1,0). 
4) Proponha um jogo de tabuleiro simples (contendo partida – 20 a 30 casas – e chegada, conforme modelo abaixo) que apresente 3 práticas adequadas para se evitar a contaminação pelo coronavírus (marcadas em verde - que contabilizarão avanço de casas para o jogador) e 3 práticas associadas a disseminação da doença (marcadas em vermelho - que contabilizarão retrocesso de casas ao jogador). VALOR: 3,6

Outros materiais