Buscar

HISTÓRIA MODERNA 06

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: HISTÓRIA MODERNA: DA FORMAÇÃO DO SIST. INTERNAC.   
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	201901063135
	Acertos: 10,0 de 10,0
	23/03/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:
		
	
	difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais.
	
	impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico.
	
	atribuir ao povo a participação no poder político.
	 
	tentar conciliar os princípios do absolutismo com as idéias iluministas.
	
	equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal.
	Respondido em 23/03/2021 21:33:53
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em uma Europa fragmentada, a formação de uma identidade dentro da sociedade era dada pelo :
		
	
	Racionalismo
	 
	Catolicismo
	
	Feudalismo
	
	Cientificismo
	
	Capitalismo
	Respondido em 23/03/2021 21:34:22
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Guerra dos Trinta Anos opôs diversos reinos em disputa pela hegemonia no continente europeu. Suas consequências alterariam profundamente a constituição geopolítica europeia. O marco dessas mudanças foi um fato histórico que selou o fim do conflito, denominado:
		
	 
	Paz de Vestfália.
	
	Paz de Augsburgo.
	
	Tratado de Madrid.
	
	Tratado de Versalhes.
	
	Tratado de Amiens.
	Respondido em 23/03/2021 21:35:11
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O final da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), da Guerra das Duas Rosas (1453-1485) e da Guerra da Reconquista (séculos XII a XV) desencadeou processos diferenciados de
		
	
	afirmação do poder temporal da Igreja.
	
	declínio do racionalismo humanista.
	 
	centralização política.
	
	fortalecimento da servidão clássica.
	
	enfraquecimento das burguesias.
	Respondido em 23/03/2021 21:36:00
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A expressão histórias conectadas foi proposta por Sanjay Subrahmanyam, historiador indiano radicado na França, que desmonta o que considera ser a "visão tradicional" da historiografia europeia sobre o mundo asiático. Devemos deste princípio apreender que:
		
	
	a história do Oriente moderno pode ser vista como mero produto ou resultado do "comando" da história europeia. Propõe que ela seja entendida em suas conexões com a Europa, África e América, comparando os avanços técnicos e científicos, hierarquizando-os.
	
	a história do Oriente moderno não pode ser vista como mero produto ou resultado do "comando" da história europeia, sem a qual, supostamente, não existiria. Propõe que ela seja entendida em suas conexões com a América, que são os dois pólos de dominação européia, comparando suas estruturas dominadas.
	 
	a história do Oriente moderno não pode ser vista como mero produto ou resultado do "comando' da história europeia, sem a qual, supostamente, não existiria. Propõe que ela seja entendida em suas conexões com a Europa e com as outras partes do mundo, sem que se estabeleçam polos, um determinante e outro subordinado.
	
	a história do Oriente moderno não pode ser vista como mero produto ou resultado do "comando" da história europeia, mas sim, entender que sem a Europa a Ásia não existiria, já que o mundo como conhecemos só pode ser entendido a partir da visão européia.
	
	a história do Oriente moderno deve ser vista como mero produto ou resultado do "comando" da história europeia, sem a qual não existiria. Propõe que ela seja entendida a partir da visão dos europeus estabelecendo pólos, um determinante e outro subordinado.
	Respondido em 23/03/2021 21:37:47
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Acerca do Iluminismo, um movimento de ideias que surgiu no século XVII e desenvolveu-se no século XVIII, assinale a alternativa correta:
		
	
	Como projeto social, os iluministas defendiam a vida comunal e o retorno a vida coletiva da qual o povos primitivos faziam parte.
	
	A concepção de razão do movimento iluminista estava muito pautada no princípio religioso que ainda operava fortemente no mundo moderno.
	
	Os iluministas criticavam o desenvolvimento cada vez mais acentuado da razão, presente nos escritos e publicações científicas da época.
	
	No campo das ações políticas, os iluministas pregavam a ação radical, que levasse a tomada imediata do poder pelas classes subalternas.
	 
	Segundo a concepção iluminista, o conhecimento seria fruto da observação, da experiência e da ação prática a partir do racionalismo.
	Respondido em 23/03/2021 21:39:15
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"A segunda restrição imposta à livre ação tanto dos indivíduos como das comunidades consiste em afirmar que todos os seres humanos possuem , por sua própria natureza humana, direitos inalienáveis. As Luzes absorvem aqui a herança do pensamento do direito natural (...)". TODOROV, Tzvetan. O espírito das luzes. São Paulo: Barcarolla, 2008. p. 20-21. Quais seriam esses "direitos inalienáveis", de acordo com o pensamento iluminista?
		
	
	Direito à soberania popular, ao usufruto comunal da terra e à instrução privada
	
	Os direitos da nobreza e do clero de acessar os cargos políticos
	
	Os direitos do poder soberano em ser perpétuo, indivisível e absoluto
	 
	Os direitos à liberdade, à vida e à propriedade privada
	
	A hereditariedade dos títulos de nobreza e o caráter sacro da Igreja
	Respondido em 23/03/2021 21:40:07
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No processo da Revolução Inglesa que instituição passou a ser um poder rival ao Parlamento?
		
	
	A Corte da Alta Comissão
	
	A igreja Anglicana
	 
	O Exército
	
	A Câmara dos Lordes
	
	A Câmara Estrelada
	Respondido em 23/03/2021 21:40:42
	
	Explicação: o Exército passou a ser uma instituição rival ao Parlamento. O Novo modelo do Exército, constituído de forma revolucionária, cuja ascensão era por mérito e não nascimento, acabou por ser uma das forças polícas gestadas na Revolução.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As revoluções contra o poder absolutista dos reis atravessaram grande parte da história moderna da Europa. Houve, no entanto, diferenças entre as revoluções francesa e inglesa. Assinale a alternativa correta.
		
	
	A luta contra o absolutismo na França distinguiu-se do processo que se desenvolveu na Inglaterra pela violência e execução do monarca absolutista.
	 
	A revolução inglesa, diferentemente da francesa, reivindicou os direitos do Parlamento contra o arbítrio real, expressos por documentos escritos que remontavam à Idade Média.
	
	A revolução francesa removeu os obstáculos impostos à economia pelo antigo regime, industrializando o país no século XVIII; na Inglaterra, ao contrário, a revolução conteve o crescimento econômico.
	
	A revolução inglesa ao contrário da francesa, contou com o apoio popular na luta contra os reis absolutistas, desvinculando-se de disputas entre facções religiosas.
	
	Na França a oposição ao absolutismo implicou, ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de um regime republicano, mesmo que passageiro.
	Respondido em 23/03/2021 21:41:29
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Napoleão Bonaparte chegou ao poder na França em 1799, através do "Golpe do 18 Brumário". Apoiado pela burguesia, Bonaparte governou até sua derrota definitiva na Batalha de Waterloo, em 1815. Sobre as mudanças políticas do governo de Napoleão conhecido como Consulado podemos assinalar:
		
	
	durante o Consulado o governo era exercido por dois cônsules e Napoleão Bonaparte tinha livre acesso ao Legislativo e ao Judiciário.
	 
	a França passou a ser governada por três cônsules e em 1802 Napoleão assumiu o poder sozinho, proclamando-se cônsul vitalício.
	
	o novo código civil instituiu
a igualdade de todos os homens perante a lei e liberdade irrestrita de pensamento e ação política.
	
	ao afirmar que as leis de um povo deveriam emanar de suas tradições, o "código civil napoleônico" se distanciava do direito consuetudinário de origem germânica.
	
	o novo código civil, conhecido como "código napoleônico", foi instituído em 1804, suas leis se afastavam do modelo predominante oriundo do direito romano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando