Buscar

QUESTÕES DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA E PÚBLICA AV AV1 AV2 AV3 AVS AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO AV1 NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
1 - Vários casos de desnutrição chegaram ao Posto de Saúde do município X, em um intervalo de três meses. Crianças menores de 5 anos eram particularmente afetadas pela doença.
O relato dos cuidadores tinha em comum a falta de alimento, de saneamento e de trabalho. Com a finalidade de estabelecer as estratégias de ação, a equipe local do Posto de Saúde (médico clínico geral, enfermeiro e nutricionista) definiu, como parte do protocolo de atendimento a desnutridos,
R: uma intervenção que leve em conta os fatores biológicos, econômicos e sociais que determinam a desnutrição.
2 - O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Sobre os itens abaixo, MARQUE O ITEM FALSO:
R: Todos os estados e municípios devem ter conselhos de saúde compostos por dos prestadores de serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde; não havendo a participação dos usuários.
3 - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POFs com intuito principal de disponibilizar informações sobre a composição orçamentária doméstica e sobre as condições de vida da população. Em relação aos resultados sobre o consumo/aquisição alimentar encontrados na pesquisa 2008/2009, identifique a alternativa INCORRETA:
R: O consumo de gordura foi menor nas famílias de mais alta renda.
4 - Considerando o histórico da atenção primária à saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
R: A educação em saúde e o saneamento ambiental só se incorporaram à APS com a Conferência de Promoção da Saúde, em Ottawa, Canadá, em 1986.
5 - As características da transição nutricional brasileira a partir das análises dos estudos de avaliação nutricional de maior cobertura revelam que:
R: Houve modificações no perfil nutricional da população, caracterizadas pela redução da prevalência de desnutrição e aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade.
6 - Na saúde, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como objetivo promover conhecimento contínuo sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Analise as asserções abaixo sobre o SISVAN e responda corretamente: I - É responsabilidade do município manter o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional atualizado quanto aos dados dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família para que essas pessoas continuem recebendo o benefício. PORQUE II - A Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um sistema de intervenção e informação voltado para o monitoramento e a melhoria do estado nutricional das populações beneficiárias de programas sociais.
R: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
7 - Sobre a história da saúde coletiva no Brasil, incluindo as políticas e programas implementados, marque V ou F e assinale o gabarito:
( ) A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), especificava as atribuições e a organização do SUS, no entanto, não é considerada um marco iniciado na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.
( ) A partir do anos 70, se consolidavam como principais problemas de saúde do País: desnutrição, acidentes e doenças crônico-degenerativas.
( ) A partir dos anos 50, percebeu-se uma necessidade maior de um modelo médico que continuasse reafirmando uma medicina exclusivamente biológica.
( ) Em 1988, a Constituição brasileira reconheceu a saúde como um direito do cidadão e um dever do Estado.
R: FVFV
8 - No Brasil, a transição demográfica refere-se:
R: Ao processo de envelhecimento da população pela queda da fecundidade, mantido o decréscimo da mortalidade.
9 - O objetivo da atuação do nutricionista em saúde pública é:
R: Promover práticas alimentares saudáveis com vistas à melhoria da qualidade de vida da população e à prevenção de morbidades
10 - São indicadores de Saúde e Acesso aos Serviços De Saúde, exceto:
R: Taxa de mortalidade no idoso

Outros materiais