Buscar

Análise de Linhas de Crédito para Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
3.2 Hipóteses
3.2.1 ‘Hipótese básica
A solução para o problema exposto é buscar no mercado as instituiçõs que oferecem os serviços, analisar as linhas de crédito disponíveis em cada uma delas, e tomar a decisão que melhor se enquadra visando o melhor custo benefício.
3.2.2 Hipótese secundária
Após identificado no mercado e feito a análise de todas as fontes de financiamento e captção de crédito para empresa, forem constatadas inviabilidade em função de fatores como rentabilidade e liquidação do crédito, cabe ao propietário estudar a hipótese de integralização de capital próprio.
3.3 Contextualização teórica refente ao problema 
Existem várias linhas de créditos disponíveis para empresas, dentre elas estão:
Capital de Giro: é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem. Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso. Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital. Além de sua participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço para ser gerido pelo administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo. O capital de giro precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, pois está sofrendo o impacto das diversas mudanças no panorama econômico enfrentado pela empresa de forma contínua. As dificuldades relativas ao capital de giro numa empresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores: Redução de vendas Crescimento da inadimplência Aumento das despesas financeiras Aumento de custos. É o recurso destinado para compra de mercadorias, reposição de estoques, despesas administrativas etc. 
Antecipações de Recebíveis: É basicamente trocar recebíveis futuros por dinheiro, aumentando a liquidez da empresa em troca de uma taxa ou percentual de desconto em cima do valor do recebível. A empresa pode recorrer a antecipação de recebíveis quando é necessário capital para o caixa, evitando que a empresa caia no pagamento de juros excessivos no cheque especial e também nos empréstimos. Exemplos: Cheques pré- datados, Cartão de Crédito e Duplicatas.
Conta Garantida: É um crédito rotativo estabelecido pelo Banco para ser utilizado de acordo com a necessidade da empresa, oferecendo a possibilidade de amortização do capital em qualquer dia útil do mês. É um jeito fácil e rápido, a possibilidade de reutilização dos valores amortizados; opção por encargos prefixados ou pós- fixados com base em CDI; reposição dos valores utilizados de acordo com suas disponibilidades, dentro do prazo de vigência do contrato; e os encargos são pagos mensalmente.
Cartão BNDS: É um crédito rotativo, com limite definido pelo BNDES, para o apoio financeiro a empresas ou grupos econômicos que representem baixo risco de crédito, destinado à execução de investimentos correntes em seus respectivos setores de atuação e a investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. (BNDS) 
(Portal da Contabilidade)
4. Desenvolvimento do problema
4.1 Análise teórica
A captação de recursos é um processo, não uma tividade pontual. Sendo assim deve ser muito bem planejado antes de qualquer ação. Baseado em relacionamentos, compromissos e pode estar em várias definições. Para alguns é encontar quem participe dos riscos das boas ideias; buscar recursos no organismo externo; é ter uma necessidade e precisar convencer pessoas ou instituições a colocar recursos, alem de mostrar como a instituição beneficiária irá retomar o investimento. (Captação de recursos.SEBRAE).
Quando se financia uma empresa com capital de terceiros, teoricamente, a um custo menor a empresa estaria agregando valor por meio de uma alavancagem financeira favorável. Isso ocorre quando a taxa de retorno de investimento operacional da empresa, return oninvestment (ROI), é maior do que o custo do capital de terceiros (Ki). ( KASSAI, J. R.; NOVA, S. P. C. Pequenas empresas: como é difícil “levantar dinheiro”!)
4.2 Descrição do contexto na prática
Analise de linhas de créditos disponíveis x capacidade de liquidez empresa

Continue navegando