Buscar

Formas Consensuais de Resolução de Conflitos no Brasil

Prévia do material em texto

Resenha crítica e roda de conversa
Obra: Cultura da sentença e cultura da pacificação
Autor: Kazua Watanabe
Na sua concepção, após a sua leitura e a realização do debate, acredita que as Formas Consensuais de Resolução de Conflitos, podem ser um método efetivo para garantir o acesso ao direito de maneira mais célere para a população? Justifique.
No livro “Cultura da sentença e cultura da pacificação”, Kazua Watanabe disserta sobre como os métodos de soluções de conflitos encontraram e encontram dificuldades de serem aceitos no Brasil. 
Apresentando fatores reais e comparando suas ocorrências em nosso dia a dia, desde a falta da sua implementação nas universidades, que já cria uma “barreira” nos seus alunos em relação a maneira pacífica para resolver problemas e os estimulam a dar preferência às soluções contenciosas. Bem como o preconceito criado até por aqueles que já carregam uma “bagagem” no direito, os magistrados, muitos juízes acreditam que a solução para os conflitos, necessariamente precisam ser levados à tribunal e que do contrário, a sua visão de “poder” perde credibilidade.
Assim como no livro, o debate online, nos levou a refletir sobre essa cultura da sentença instalada tanto no nosso ordenamento jurídico por algumas pessoas, quanto na sociedade como um todo, ainda que leigos sobre conhecimentos jurídicos. Em aula, fomos questionados sobre a maneira que o brasileiro encara os processos judiciais e se a possibilidade de resolver esses conflitos seja preferencialmente perante o juiz, sem abertura para conciliações pacíficas ou acordos. Também questionados se essa maneira “contenciosa” já é natural (cultural) do brasileiro, ou se existe a possibilidade de serem instigados, até mesmo pelos próprios advogados.
De acordo com análise sobre o livro e também com o debate em aula, observamos que a cultura da pacificação ainda segue sofrendo resistência de aceitação no ramo jurídico atualmente, fato que tem ganhado grande espaço, mas ainda necessita de mais reconhecimento e de ser colocado em prática pelos brasileiros.

Continue navegando