Buscar

SIMULADO HISTORIA CONTEMPORANEA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Não esqueça de clicar em CURTIR o Material.
Não custa nada, e ajuda quem postou a ter direito a mais conteúdo.
1º Tentativa
Visualizar sumário com índice de acertos
Exercício 1
Através do Plano Marshal, o governo norte americano procurou proporcionar condições para reconstrução econômica dos países europeus oferecendo recursos em troca da abertura dos mercados aos investimentos norte americanos. O Plano foi aceito pelos países da Europa Ocidental e pelo Japão, mas recusado pela URSS e pelos países sob sua influência. Sobre os motivos que levaram a URSS a recusarem as propostas do Plano Marshal. Marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
(  ) O Plano Marshal, além da intensão de evitar riscos de uma nova crise econômica mundial como a de 1929 e garantir mercados aos investimentos norte-americanos, tinha como principal meta, combater o socialismo.
(  ) O Plano Marshal consistia em demonstrar seu poderio bélico com a intensão de intimidar os países a se submeterem aos interesses norte-americanos, desocupando territórios, autorizando a implantação de bases militares.
(  ) Uma das principais metas do Plano Marshal, era não permitir que o socialismo se difundisse e a  URSS se tornou o principal alvo pois, tinha o socialismo como sua base ideológica política.
(  ) Mesmo com a economia em crise, a URSS não aceitou o Plano Marshal porque aumentaria o poder e influência norte americano, impedindo o estabelecimento do socialismo como base política.
Agora. Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
· 
(  ) V – F – V – V
*(Sua resposta)
· 
(  ) V – F – V – F
· 
(  ) V – V – V – F
· 
(  ) V – V – V – V
Exercício 2
O conceito de globalização foi criado na década de 1980 e serve para caracterizar o avanço do capitalismo. Pressupõe um mundo unido pelo modelo econômico capitalista. Ou seja, um mundo voltado para a produção industrial em grande escala, que depende da livre circulação de mercadorias e de capitais. Nesse sentido, a globalização é uma etapa avançada do capitalismo ligada ao acelerado desenvolvimento tecnológico. Com relação à Globalização, analise as sentenças abaixo e marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as sentenças falsas:
(  ) O intenso processo de globalização de coisas, gentes e ideias é determinado  pelas forças produtivas básicas, compreendendo o capital, a tecnologia, a força de trabalho e a divisão internacional do trabalho, ultrapassaram fronteiras geográficas, históricas e culturais.
(  ) O processo de globalização, enquanto processo de intercâmbio econômico e cultural entre “mundos” diferentes, teve início no século XVI, com as Grandes Navegações. O período das descobertas aproximou sociedades completamente distintas: a americana e a europeia.
(  ) O acelerado processo de globalização do final do século XX, com o fim da União Soviética encerrando a bipolarização do mundo, levou os países a construírem uma nova configuração econômica.
(  ) a globalização é seletiva, pois visa determinadas regiões, atividades e segmentos sociais a serem integrados mundialmente. Desta forma, quando certas áreas e grupos são integrados globalmente, outros são excluídos desta gigantesca transformação, conduzindo a uma diversificação cada vez maior do espaço mundial e agravando ainda mais a concentração de riquezas em temos nacionais e sociais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
· 
(  ) V-V-V-V
*(Resposta certa)
· 
(  ) V-V-V-F
*(Sua resposta)
· 
(  ) V-F-F-F
· 
(  ) V-F-V-F
Exercício 3
Sobre a crise dos mísseis em Cuba, em 1962, é INCORRETO afirmar que:
· 
foi responsável pelo afastamento de Che Guevara da cúpula do governo cubano, que discordava da solução dada pelos soviéticos a essa crise.
*(Sua resposta)
· 
foi um dos momentos em que mais se temeu o holocausto nuclear, devido à intransigência inicial das superpotências em negociar uma solução pacífica.
· 
serviu para demonstrar a submissão cubana ao governo de Moscou, já que Fidel Castro foi excluído das negociações.
· 
se deveu à descoberta, por aviões de espionagem, de plataformas para lançamento de mísseis de origem soviética em território cubano.
Exercício 4
Nos primeiros anos da Guerra Fria, os Estados Unidos difundiram vários discursos com a intenção de legitimar as ações do Estado e convencer a opinião pública acerca dos "perigos" da expansão soviética e conseqüentemente do socialismo. Sobre a Doutrina Truman, formulada nos anos que seguiram à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
· 
visava criar na população mundial um clima de terror em razão dos perigos do avanço do socialismo no território americano e do liberalismo no território soviético.
*(Sua resposta)
· 
almejava unir os países capitalistas e socialistas em torno de um único programa de desenvolvimento mundial e formalizar a Organização das Nações Unidas (ONU).
· 
ambicionava formar um bloco de países da Europa Oriental para lutar contra o avanço dos governos comunistas e socialistas e preservar as colônias da Ásia e da África.
· 
objetivava preservar a hegemonia mundial dos Estados Unidos, evitar o confronto entre os países capitalistas e isolar a União Soviética e seus aliados.
Exercício 5
Estão entre as características do Fascismo, exceto:
· 
O antiliberalismo, antiparlamentarismo e o  antissocialismo.
· 
A democracia e a Liberdade de expressão.
*(Sua resposta)
· 
O corporativismo e a liderança carismática.
· 
O irracionalismo, a negação da individualidade e das diferenças e o antissementismo.
Exercício 6
As políticas econômicas estabelecidas pela URSS para a consolidação da revolução socialista foram, exceto:
· 
New Deal
*(Sua resposta)
· 
O comunismo de guerra.
· 
Nova Política Econômica (NEP)
· 
Planos Quinquenais
Exercício 7
A Primeira Guerra Mundial envolveu  grandes potências, igualmente  as explosões no campo de batalha os números foram  estrondosos. Assim, compreendendo, pergunta-se : Qual o saldo da Grande Guerra? Assinale a alternativa correta:
· 
A (     ) Morreram 20 milhões de pessoas e teve aproximadamente 12 milhões de feridos e envolveu o mundo direto ou indiretamente.
*(Sua resposta)
· 
B (     ) Vitimaram 8 milhões de pessoas e 25 milhões ficaram feridas e envolveu  o mundo direto ou indiretamente.
· 
C (     ) Vitimaram 9 milhões de pessoas e 27 milhões de feridos e envolveu o mundo.
· 
D (     ) Foram a óbitos 120 mil pessoas e 23 milhões de feridos aproximadamente e envolveu todo o planeta.
Exercício 8
(UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
 
· 
a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.
*(Resposta certa)
· 
b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em xeque os pilares básicos da sociedade liberal.
· 
c) Durante a guerra, foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo ainda por vir.
· 
d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
*(Sua resposta)
Exercício 9
A política fascista consiste, principalmente, em um caráter antiliberal, antidemocrático e antissocial. Versava na autoridade soberana de um chefe, que envolveria os desejos e reconheceria as vontades do povo, continha elementos, dentro da sua ideologia, que tentavam negar as grandes mudanças pelas quais a sociedade ocidental havia passado desde o século XVIII. Ainda sobre as características do fascismo, analise
as afirmativas a seguir:
I-Suas prioridades estavam ligadas com a extinção da vontade individual, que tornava-se perigosa ao interesse coletivo, todos os indivíduos devem estar submissos ao poder do Estado.
II-Ao mesmo tempo, o fascismo era contrário ao socialismo universalista, com base em um ultranacionalismo.
III-Propunha o controle do Estado sobre a sociedade, que considerava termos praticamente sinônimos, o corporativismo.
IV-Propunham um sistema corporativista, considerando que cada pessoa deve ocupar uma determinada função no corpo social, que atenda, sobretudo, ao interesse do país.
Assinale a alternativa CORRETA
· 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
*(Sua resposta)
· 
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
· 
Somente a afirmativa III está correta.
· 
Somente a afirmativa I está correta.
 
Exercício 10
A Operação Barba Ruiva e o ataque à base naval de Pearl Harbour, ambos acontecimentos de 1941, colocaram na Segunda Guerra Mundial, respectivamente, os seguintes países:
· 
União Soviética e EUA.
*(Sua resposta)
· 
França e EUA.
 
· 
União Soviética e França.
 
· 
Inglaterra e França.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando