Buscar

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES - UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professora: Marcia Mello
São Paulo, 6 de Março de 2021.
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES - UNIDADE 1
VIDEO AULA
CAP I: ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Teste 1: Qual o nome da pessoa que idealizou o computador, onde seus conceitos são vistos até hoje?
Resposta: John Von Neumann (Letra D)
CAP II: HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 
Teste 2: Quais as principais funções de um computador?
Resposta: Processamento de dados, Controle, Armazenamento de dados e Movimentação de dados. (Letra C)
CAP III: PROJETANDO E VISANDO AO DESEMPENHO
Teste 3: Por quais componentes internos uma CPU é subdividida?
Resposta: Unidade de controle, Unidade aritmética e lógica (ULA, Registradores, Interconexões da CPU). (Letra D)
CAP IV: EVOLUÇÃO DAS ARQUITETURAS INTEL X86
Teste 4: Quais arquiteturas de máquinas surgiram com a evolução da 5ª geração de computadores?
Resposta: Multiprogramação e Multiprocessamento X
Resposta Correta: Superescalares e Superpipelines
VAMOS PRATICAR
Faça um texto crítico, em uma lauda, que retrate a criação e a evolução dos computadores, o surgimento de tecnologias como Honeycomb Glacier (computador com tela adicional), os equipamentos de alto desempenho e atualizável, como o notebook área 51, os processadores de alto desempenho da Intel que auxiliarão a definir o futuro da computação, e a importância do profissional de TI conhecer a estrutura computacional conforme as necessidades da organização (desempenho computacional).
No seu texto, você deverá discorrer sobre a importância do conhecimento de hardware para o mercado de trabalho atual, efetuando uma breve pesquisa sobre as inovações tecnológicas.
Leia alguns exemplos de reportagens que tratam do assunto:
“Intel Honeycomb Glacier é um notebook com duas telas e ajuste de altura”. Disponível em: <https://tecnoblog.net/292362/intel-honeycomb-glacier-notebook-duas-telas>.
“Inovações da Intel definem o futuro da supercomputação”. Disponível em: <https://newsroom.intel.com.br/news-releases/inovacoes-da-intel-definem-o-futuro-da-supercomputacao/#gs.oilcat>.
“Qual a importância de uma boa infraestrutura de TI?”. Disponível em: <http://www.digicomp.com.br/qual-a-importancia-de-uma-boa-infraestrutura-de-ti>.
Reportagens variadas de CES 2019. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/ces-2019>.
Não se esqueça de disponibilizar suas conclusões no fórum da seção “Compartilhe”.
MINHA RESPOSTA:
Computadores mudam de um dia para outro como sempre se imaginou, sendo na forma de usar, hardwares, softwares, processamento, periféricos e armazenamento. Supercomputadores exigem uma habilidade extrema de seus usuários, pois foram desenvolvidos para atuar em alta velocidade e precisão. 
Com os processadores de alto desempenho da Intel que auxiliarão a definir o futuro da computação, é de suma importância o profissional de TI conhecer a estrutura computacional conforme as necessidades da organização. A importância da infraestrutura de TI para as empresas é que oferece vantagens competitivas aos negócios. À medida que sua empresa cresce, as necessidades de seus clientes e empregados também cresce. Começar investindo em hardware básico é o mais comum, mas à medida que as empresas crescem, é preciso melhorar toda a infraestrutura de TI. Com isso o conhecimento do hardware para mercado de trabalho atual, com as inovações tecnológicas que surgem o profissional de TI precisa sempre atualizar seus conhecimentos e estar habilitado para compreender o funcionamento dos diferentes tipos de equipamentos e as corretas aplicações em cada situação ou necessidade, além de realizar reparos e adaptações em equipamentos computacionais. 
Primeira Geração - Criado por volta de 1946, o intuito era ajudar na guerra para construção de bomba de hidrogênio, por fim o projeto atrasou e não foi utilizado na primeira missão. Tempo depois já em função era capaz de processar 5000 adições por segundo, porém, para sua funcionalidade ainda utilizava cabos que precisam de conexões manuais por seis programadores. Após o merecido destaque entre 1946 a 1952 a ideia de Von Neumann aposta na conquista de memória para armazenamento dos programas, facilitando a interação entre computador e processador. 
Segunda Geração - A segunda geração se dá por volta de 1948 por William Shockley após a conquista na substituição de válvulas por transistores, eram menores e consumindo menos energia, melhorando a eficiência do computador e aumentando a capacidade de armazenamento. 
Terceira Geração - A terceira geração foi introduzida em 1958 com a implementação de circuitos integrados, podendo-se destacar também o aparecimento de memórias baseadas em semicondutores e discos magnéticos, a criação da técnica de spool, e a evolução dos sistemas operacionais com o aparecimento da multiprogramação.
Quarta Geração - Por último a quarta geração introduz a alta escala de integração dos transistores dentro dos circuitos integrados, redução de espaço e surgimento de microprocessadores e multiprocessadores, surgimento de linguagens de programação como C++, SQL, JAVA. 
Quinta Geração - Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento. A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. 
 A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robôs ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos computadores se conectem ao celular, à televisão e a muitos outros dispositivos como geladeira e câmeras de segurança. 
As descobertas de cada geração foram o início de muitas outras atualizações da tecnologia que hoje utilizamos. Como exemplo do avanço podemos ver a Honeycomb e o notebook área 51. A Intel criou um protótipo que chamou de Honeycomb, oferecendo um notebook gamer com duas telas, podendo ser inclinada e com mais conforto, deixando a tela na altura dos olhos e com o sistema de rastreamento ocular, podendo assim mudar de páginas somente olhando para a tela. Porém, como nem tudo é jogo, a alta tecnologia desenvolvida requer um grande profissional e que entenda de toda a estrutura computacional, podendo assim desenvolver novos protótipos e programas atendendo as necessidades dos profissionais da tecnologia da informação e principalmente ajudando empresas a serem mais organizadas, seguras, produtivas, eficientes e lucrativas.
Fontes: 
https://tecnoblog.net/292362/intel-honeycomb-glacier-notebook-duas-telas 
https://newsroom.intel.com.br/news-releases/inovacoes-da-intel-definem-o-futuro-da-supercomputacao/#gs.oilcat 
http://www.digicomp.com.br/qual-a-importancia-de-uma-boa-infraestrutura-de-ti 
https://www.tecmundo.com.br/ces-2019 
http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao- livro/livro/livro.chunked 
ATIVIDADE 1 (A1)
Pergunta 1
Ao longo da Unidade, aprendemos os conceitos fundamentais sobre o funcionamento dos computadores, dentre os quais, a relação de Arquitetura e Organização de Computadores e a família de processadores (STALLINGS, 2010), alguns níveis de abstração e o resumo da história dos computadores, proporcionando ao leitor a capacidade de entender questões mais aprofundadas e importantes como desempenho computacional. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, apresente e explique as formas e técnicas adicionais para melhoria do desempenho de hardware. 
Referência 
STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2010. Disponível na Biblioteca Virtual: https://anhembi.blackboard.com/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_198689_1&content_id=_4122211_1&mode=reset. Acesso em: 3 maio 2018. 
Minha Resposta:	
Como formas e técnicas adicionais paramelhoria do desempenho de hardware podemos citar a manutenção do mesmo já que a poeira, por exemplo, afeta o desempenho dos componentes e a vida útil dos mesmos. 
Investir em um bom sistema de arrefecimento também pode trazer ganhos de desempenho para as máquinas, já que quando o processador atinge uma temperatura muito alta ele reduz sua frequência (clock) para resfriar e, assim, o seu desempenho.
Outra forma seria através do upgrade dos componentes de hardware, como aumentando a quantidade de memória RAM, substituindo o HD por um SSD, trocando a placa de vídeo e até mesmo a placa mãe.

Continue navegando