Buscar

AD2 - Bio Cel I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 Explique a diferença entre as propriedades fluidez e permeabilidade presentes nas membranas biológicas. Sua resposta deve ter NO MÁXIMO 100 palavras.
A fluidez se dá na bicamada lipídica, é a movimentação livre dos lipídeos, tanto como a difusão lateral (translocação), quanto em torno de si (rotação), também há o flip-flop, que é quando os lipídeos mudam de plano na bicamada, porém essa movimentação só acontece raramente.
A permeabilidade é a “facilidade” que as moléculas têm de atravessar a membrana ou não. Como se a membrana selecionasse quais moléculas que irão entrar na célula, baseadas em seu tamanho, carga e polaridade.
2) (2 pontos) Mencione 3 características que uma molécula deve ter para passar pelas membranas sem precisar de nenhum transportador, dando 1 exemplo de molécula que passe sem transportador.
Ela deve ser pequena para ser capaz de atravessar a bicamada lipídica, não deve possuir carga e deve ser apolar (hidrofóbica).
Um exemplo é a água (H2O), que é uma molécula pequena e sem carga.
3) Escolha um exemplo de transportador de membrana que gaste energia, de forma direta ou secundária (0,5 ponto), explicando seu funcionamento (1,5 ponto).
Bomba de Na+/K+. Que é um sistema do transporte ativo, onde o movimento de substâncias é contra o gradiente de concentração, como um desequilíbrio, trazendo substâncias do meio menos concentrado para o mais concentrado. Mas no caso da Bomba, essa “desconcentração” se dá com o sódio e com o potássio, onde o sódio se concentra mais no meio extracelular e o potássio no meio intracelular, então as proteínas transportadoras pegam íons de sódio do citoplasma e os lançam para fora da célula, e no meio extracelular, essa proteínas capturam íons de potássio e os bombeiam para dentro da célula. Com isso, a bomba de sódio e potássio repolariza a membrana, estabelecendo uma diferença de carga elétrica entre o meio interno e o meio externo.
4) No processo de sinalização celular, responda:
a) (1 ponto) como funcionam os receptores que também são enzimas?
Esses receptores passam a informação recebida pelas atividades enzimáticas. As moléculas sinalizadoras se ligam à domínios extracelulares de dois receptores enzimáticos, esses receptores se juntam e se anexam fosfatos às enzimas um no outro. Então essa enzima pode transmitir o sinal para outras moléculas na célula.
b) (2 pontos) descreva resumidamente um caminho de sinalização importante que tenha a participação destes receptores. Sua resposta deve ter NO MÁXIMO 100 palavras.
As proteínas Ras, por exemplo, são proteínas que não têm atividade enzimática, porém permitem que as enzimas, como a tirosinas fosforiladas se encaixem com outras proteínas. Essa proteína é capaz de hidrolisar uma molécula de GTP com uma de GDP, que está associada ao folheto interno da membrana.
5) (1 ponto) Na sinalização celular mensageiros secundários ou mediadores intracelulares são sempre moléculas muito pequenas e presentes em baixíssima concentração. Por que esta baixa concentração é importante no processo de sinalização celular?
A baixa concentração é importante para que a célula esteja pronta para receptar a próxima informação a ser recebida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando